É um destino cada vez mais na moda e não é apenas pela imensa neve que aqui cai no Inverno. A Finlândia é riquíssima em paisagens naturais e atracções turísticas de todo o tipo. Os pontos de interesse a visitar são muitos e variados. A Finlândia é um país nórdico, situa-se no norte escandinavo e faz fronteira com Rússia (a leste), Noruega (a norte) e Suécia (a noroeste).
Trata-se de um destino de férias perfeito para esquiadores e amantes da natureza. O ski cross-country no Parque Nacional de Koli e o ski alpino no Levi Resort (Kittila) constituem óptimas maneiras de ver o que de melhor a Finlândia proporciona a quem a visita.
Depois de o sol se pôr, as auroras boreais enchem o céu lapão e consegue-se uma vista ainda mais incrível. Estes são os melhores locais para visitar na Finlândia.
1. Helsínquia
Helsínquia é a capital da Finlândia. O Parlamento finlandês, o Museu Nacional e o Kiasma, um museu de arte moderna, estão em Helsínquia. Os visitantes da capital finlandesa apaixonar-se-ão pela Mannerheimintie, a rua principal da cidade, na medida em que é um sítio repleto de atracções culturais. Na capital finlandesa há, também, a bela Catedral Uspenski, uma estrutura de tijolo vermelho construída no século XIX.
2. Espoo
Espoo, que fica a 20 minutos de carro de Helsínquia, é a segunda maior cidade da Finlândia. Há nesta povoação finlandesa uma grande (e magnífica) dose de cultura, nomeadamente extraordinários museus e monumentos. Espoo tem, igualmente, o Parque Nacional de Nuuksio, um imenso e arrebatador espaço natural com florestas e lagos edénicos.
3. Hameenlinna
Em Hameenlinna há o Parque Nacional Torronsuo (conhecido pela diversidade e prevalência de vida de aves) e fantásticos equipamentos museológicos como o Museu da Artilharia da Finlândia e o Museu Skogster. Hämeenlinna possui, ainda, belas casas históricas, como a habitação onde nasceu o famoso compositor Jean Sibelius.
4. Imatra
Kruununpuisto Park, o parque nacional mais antigo de toda a Finlândia, oferece uma bela vista da natureza bem no centro de Imatra. Múltiplos museus, muitas casas históricas, um próspero Centro Cultural e extraordinários edifícios disponíveis para os turistas explorarem fazem desta urbe uma localidade absolutamente encantadora. Imatra é, verdadeiramente, cativante.
5. Jyvaskyla
Jyvaskyla é o lar de dois locais listados como Património Mundial da UNESCO: Petajavesi, uma igreja luterana de madeira única e bonita, construída em meados do século XVIII; e uma estação de pesquisa do século XIX designada Torre de Triangulação Oravivuori, que foi construída para tentar determinar o tamanho e a curvatura da Terra.
6. Kemi
Fica no extremo norte da Baía de Bótnia, na Lapónia finlandesa. Kemi trata-se de uma cidade do Árctico e é uma das maravilhas invernosas. Abriga o Castelo de Neve, uma esplendorosa atracção sazonal, aberta de Janeiro a Abril, que tem belos túneis, quartos, passarelas e esculturas (tudo feito inteiramente em gelo).
7. Kittila
Kittila é uma popular cidade turística. No Levi Resort, os visitantes podem esquiar ou fazer snowboard nas impressionantes encostas das montanhas e, à noite, de Setembro a Abril, podem ter um vislumbre maravilhoso do fenómeno belo e sobrenatural da aurora boreal, em que há brilho em tons de verde, rosa, amarelo e violeta no céu nocturno.
8. Parque Nacional de Koli
Durante todo o ano, o Parque Nacional de Koli oferece uma vista deslumbrante da natureza escandinava. O lago Pielinen constitui uma óptima opção para quem é amante de canoagem. Outras atracções no Parque Nacional de Koli incluem cavernas, cachoeiras e, nos meses mais quentes, campos repletos de belas flores silvestres.
9. Kotka
A cidade de Kotka, no sul da Finlândia, fica a cerca de 30 milhas da fronteira russa. Em Kotka, os visitantes têm o Museu Marítimo da Finlândia, bem como o Maretarium, um aquário que dá a conhecer espécies de peixes encontradas na Finlândia. Kotka é, verdadeiramente, um paraíso para os entusiastas de pesca. Se, porventura, preferir algo mais radical, pode, por exemplo, fazer rafting em Langinkoski Rapids.
10. Kuopio
Kuopio trata-se de uma cidade que fica entre os muitos lagos da região central da Finlândia, no norte da Savónia. Em Kuopio, os visitantes podem explorar alguns desses lagos a pé ou mesmo de barco, ou escalar a torre de observação Puijo para ver os lagos. Na localidade de Kuopio, os visitantes encontrarão uma cidade repleta de mercados, restaurantes, lojas e uma rica cultura que ainda tem o seu próprio dialecto.
11. Kuusamo
Kuusamo tem a estância de esqui Ruka, que é reconhecida internacionalmente e é uma das maiores áreas de esqui de toda a Finlândia. A cada inverno, Kuusamo abriga a Iisakki Winter Village, onde há belas estruturas feitas inteiramente de neve. Kuusamo prima, assim, pelas lojas de neve, restaurantes de neve, um teatro de neve e até uma capela de neve para casamentos.
12. Naantali
Naantali trata-se de uma das cidades mais antigas da Finlândia. Os visitantes podem visitar a fantástica Igreja Naantali, que fica no topo de uma colina. Naantali também abriga o Moomin World, um parque temático infantil baseado na popular série de livros daquela que é uma das maiores escritoras de obras para crianças: a finlandesa Tove Jansson.
13. Parque Nacional de Nuuksio
Há fantásticos espaços naturais aqui. Este parque situa-se no sul da Finlândia e fica a curta distância de carro de Helsínquia. A paisagem do parque é pontilhada com muitos lagos pacíficos, florestas verdes e deslumbrantes formações rochosas escarpadas. Os visitantes podem acampar em cabanas e apreciar a vida na selva finlandesa.
14. Parque Nacional de Oulanka
O Parque Nacional de Oulanka é, simplesmente, deslumbrante. Os visitantes encontrarão sítios esculpidos por glaciares, além de cachoeiras, pontes suspensas e amplos prados. Os passeios no Parque Nacional de Oulanka variam de viagens curtas de um dia que podem ser efectuadas com raquetes de neve, até a um enorme mas belo trilho de 50 milhas que se faz na pista de caminhada Karhunkierros.
15. Oulu
Embora esteja localizada abaixo do Círculo Árctico, a cidade de Oulu é, ainda assim, uma das maravilhas invernais para os visitantes, com vistas frequentes da aurora boreal durante o outono e inverno. Oulu é a maior e mais antiga cidade do norte escandinavo. Aliás, isso reflecte-se nos edifícios da cidade, como o Castelo de Oulu, uma estrutura construída no remoto século XVI.
16. Porvoo
Porvoo, localizada na costa sul da Finlândia, é uma das cidades mais antigas do país (data do século XIV). A Catedral de Porvoo, por exemplo, é uma estrutura de madeira e pedra que viu muitas mudanças ao longo dos séculos e onde se pode aprender bastante sobre a Igreja Evangélica Luterana da Finlândia. Os visitantes da cidade também podem desfrutar de comida deliciosa, museus, lojas e uma infinidade de galerias de arte.
17. Rauma
A cidade de Rauma está localizada na costa oeste da Finlândia, ao lado do Golfo de Bótnia. Como muitas cidades costeiras na Finlândia, depende da pesca como indústria. Nesta cidade finlandesa há o Património Mundial da UNESCO Sammallahdenmaki: trata-se de um antigo cemitério com 36 moledos funerários de granito que datam da Idade do Bronze.
18. Rovaniemi
Foi quase totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Trata-se da capital da Lapónia finlandesa. É a cidade do Pai Natal: portanto, uma visita a Rovaniemi, especialmente com a família, será, decerto, verdadeiramente mágica. Aqui pode assistir-se a um fenómeno absolutamente inolvidável: o sol da meia-noite (no verão).
19. Saariselka
Saariselka fica às portas do Urho Kekkonen, um parque povoado por fantásticos rebanhos de renas. O Urho Kekkonen é incrivelmente remoto – e, indubitavelmente, muito frio – mas as vistas que ali se tem são absolutamente deslumbrantes. Saariselka trata-se, também, de uma excelente opção para quem gosta de esqui.
20. Saimaa
O Saimaa é o maior lago da Finlândia e o quinto maior no Velho Continente. Os visitantes poderão alugar um caiaque, canoa ou optar por um passeio de barco com um guia experiente, que indicará ilhas e sítios de grande interesse, contará fenomenais memórias do Saimaa e falará de maravilhosas paisagens, permitindo que os visitantes relaxem e aproveitem a sua viagem.
21. Savonlinna
Savonlinna, localizada na região do lago Saimaa, na Finlândia, é uma bela cidade costeira. O castelo Olavinlinna, que foi construído em 1475, tem três enormes torres de pedra e está localizado numa pequena ilha acessível através de uma ponte. É uma fortificação imponente, encontra-se aberta para passeios e é, também, o lar de um museu que descreve a história do castelo e exibe artefactos encontrados no interior da fortificação ao longo dos séculos.
22. Tampere
Tampere, no sul da Finlândia, é uma das cidades mais populosas da Finlândia. Os visitantes de Tampere podem ver esplendorosa arte dentro da Catedral de Tampere, que foi construída em 1902, ou aprender sobre a Igreja Kaleva, que tem a forma de um peixe quando observada de cima. Tem-se vistas incríveis no topo da torre Pyynikki, sítio que possui, igualmente, um fantástico café que é famoso pelos seus estupendos donuts.
23. Turku
Turku é conhecida pela indústria naval. Qualquer visitante de Turku pode aprender bastante acerca de construção naval no Forum Marinum, no qual existem exposições que incluem até mesmo o estaleiro onde foram feitos alguns dos maiores navios do mundo. Já o Castelo de Turku é um dos edifícios mais antigos da Finlândia. Há, também, a Catedral de Turku, que foi construída em 1300 e restaurada após a destruição de um incêndio no século XIX.
24. Vantaa
Em Vantaa existe uma miríade de atracções culturais. Faça-se menção a três belos museus: o Museu da Cidade de Vantaa, o Museu da Aviação Finlandesa e o Heureka, que tem um maravilhoso planetário. Há, ainda, o sensacional Parque Nacional Sipoonkorpi, que é absolutamente perfeito para um dia relaxante. Os restaurantes de Vantaa, esses, têm os mais frescos e deleitosos frutos do mar.