Para refeições requintadas, pratos especiais e memoráveis, estrelas Michelin ou cozinha criativa dos melhores chefs, há de tudo entre os melhores restaurantes de Lisboa. A cidade desenvolveu-se gastronomicamente nos últimos anos e tem dado cartas a nível internacional quando se fala de culinária de autor.
Os restaurantes desta lista são conhecidos por oferecerem uma experiência completa, que vai da confecção dos pratos aos ingredientes utilizados, passando pela inovação gastronómica, pelo ambiente e pelo atendimento.
Podem não estar entre os locais mais baratos da cidade para desfrutar de uma refeição, mas estão certamente entre os mais especiais e inesquecíveis. Descubra alguns dos melhores restaurantes de Lisboa.
1. Belcanto
Muitos já viajaram até Lisboa apenas para jantar neste restaurante. Abriu em 2012 e foi galardoado com uma estrela Michelin um ano depois, reconhecendo o talento do chef José Avillez (atualmente tem duas estrelas). Avillez é dono de outros restaurantes na cidade, mas é aqui que apresenta a sua cozinha portuguesa de vanguarda.
2. Alma
Henrique Sá Pessoa é um dos chefs mais famosos de Portugal e é aqui que serve a sua “alta cozinha”. Conhecido por inovar na cozinha portuguesa, oferece menus de degustação acompanhados de opções à la carte. O restaurante foi galardoado com uma estrela Michelin em 2016, um ano após a abertura no Chiado (de momento tem duas estrelas).
3. Eleven
Este restaurante com vista panorâmica para a cidade no topo do Parque Eduardo VII é outra das estrelas Michelin de Lisboa. Oferece diversos pratos da cozinha mediterrânica do talentoso chef Joachim Koerper numa elegante sala de jantar.
4. Feitoria
Estando localizado no ponto de partida de muitas das viagens dos exploradores portugueses, em Belém, este restaurante distinguido com uma estrela Michelin acrescenta um toque exótico à cozinha portuguesa.
O Oriente está por todo o lado, a começar pela decoração, que inclui uma ilustração dos portugueses que chegaram ao Japão. O menu muda duas vezes por ano para que se utilizem apenas ingredientes sazonais e há uma ampla seleção de vinhos.
5. Loco
Este restaurante pertence a um dos chefs mais aclamados de Lisboa e tem uma cozinha aberta onde são preparados os pratos de dois menus de degustação arrojados e originais. É inspirado nas tradições da cozinha nacional portuguesa. Privilegia produtos sazonais e foi reconhecido com uma estrela Michelin.
6. Fifty Seconds
Localizado no topo da Torre Vasco da Gama (que é hoje o Myriad Hotel), este restaurante oferece uma das vistas mais impressionantes de Lisboa (o nome refere-se ao tempo que o elevador demora a subir os 120 metros da torre).
O chef Martín Berasategui, que tem várias estrelas Michelin nos seus restaurantes em Espanha, é o responsável pela cozinha, tendo também sido galardoado com uma estrela em Lisboa. Pratos mediterrânicos são servidos à la carte ou num menu de degustação.
7. Épur
O chef francês Vincent Farges passou dez anos num dos melhores restaurantes de Portugal, em Cascais, mas acabou por se mudar para um resort de luxo em Barbados. Anos depois regressou a Portugal e escolheu Lisboa para abrir o seu próprio restaurante. É um local bastante bonito, com janelas viradas para uma das melhores vistas da capital portuguesa. Tem uma cozinha aberta e um interior de estilo nórdico forrado com azulejos do século XVIII.
Os quatro menus de degustação da cozinha contemporânea mudam a cada estação e utilizam os produtos mais frescos de pequenos produtores nacionais. Os vinhos são todos portugueses, excepto o champanhe. Em 2019 foi premiado com uma estrela Michelin.
8. Eneko
Tem o nome do chef, um basco que dirige um restaurante em Espanha considerado um dos melhores do mundo (Azurmendi, perto de Bilbau). Em Lisboa, Eneko decidiu dividir o seu restaurante em dois – de um lado serve pratos da gastronomia tradicional basca e do outro há menus de degustação e um ambiente mais intimista.
O prédio era originalmente um armazém e uma gráfica, e foi convertido num restaurante na década de 1990. Mantém parte da decoração e arquitetura industrial-chic daquele restaurante anterior, sendo um dos mais atrativos de Lisboa. Em 2020 foi premiado com uma estrela Michelin.
9. JNcQuoi Avenida
É o restaurante que a Avenida da Liberdade tanto precisava – sofisticado, mas não muito exclusivo ou luxuoso. Tem uma bela decoração nos seus dois andares (há um terceiro andar que é uma loja de moda masculina), e serve refeições do almoço ao jantar. Para conseguir uma mesa no fim de semana é necessário reservar com bastante antecedência.
10. 100 Maneiras
O Chef Ljubomir Stanisic mistura inovação e originalidade nos seus menus de degustação, utilizando produtos encontrados no Mercado da Ribeira. É assim que garante frescura e surpresa em cada prato, sem esquecer as suas criações de assinatura, distinguidas com uma estrela Michelin em 2020.