De Norte a Sul de Portugal, não faltam locais imperdíveis a visitar, seja para umas férias mais prolongadas, seja para uma escapadinha de fim de semana. E que melhor do que escolher para alojamento um local tranquilo, com ar puro e paisagens naturais que nos ajudam a relaxar? O turismo rural em Portugal é de excelente qualidade e são centenas de opções que pode escolher.
Grande parte destas casas de turismo rural localizam-se em edifícios antigos que foram cuidadosamente recuperados, mantendo a traça e o aspeto antigo. Possibilitam uma experiência única que transmite a sensação de viajar no tempo sem perder o conforto que se exige nos dias de hoje.
Estes alojamentos estão situados, na sua maioria, em pequenas aldeias, o que permite partir à descoberta da parte mais genuína do país em caminhadas ao ar livre e em contacto com a natureza e com a população. Descubra algumas das melhores casas de turismo rural em Portugal.
1. Herdade do Gizo (Cuba do Alentejo)
Está localizada perto de Cuba, no coração do Alentejo, e é um típico monte alentejano, estando a apenas 90 minutos de Lisboa. O condomínio é composto por moradias V2, V3 e V4, e conta com piscina, Centro Hípico e campo de golfe. Pode também caminhar pela propriedade de mais de 100 hectares.
2. Herdade da Matinha (Cercal do Alentejo)
Aqui, o lema é viver com simplicidade, em comunhão com a natureza e a paisagem de plena costa alentejana. A herdade está rodeada de carvalhos antigos, tem quartos elegantes e muito confortáveis, um restaurante com especialidades locais, pequeno-almoço caseiro, parque infantil, e possibilidade de fazer trekking, andar a cavalo ou de bicicleta, de ficar na piscina ou de ir à praia.
3. Herdade da Cortesia (Avis)
Este hotel de quatro estrelas está situado no distrito de Portalegre, nas margens da Barragem do Maranhão, num cenário de grande beleza. Pode percorrer os diversos trilhos pedestres, andar de bicicleta, ir ao ginásio, ter aulas de equitação, passear a cavalo, andar de barco ou de canoa, e até ter um romântico passeio de balão de ar quente.
4. Herdade da Malhadinha Nova (Albernoa)
É no Baixo Alentejo que encontramos a Malhadinha Nova Country House & Spa, uma herdade que, mais do que um hotel, é uma viagem à tradição da agricultura, da gastronomia e dos vinhos. Este espaço foi pensado para proporcionar experiências e criado quer para famílias quer para escapadinhas a dois.
5. Cerca Design House (Fundão)
A quatro quilómetros do centro do Fundão, entre a Serra da Estrela e da Gardunha, encontra o alojamento perfeito para quem procura descontração, longe da azáfama da cidade. Aqui, o ar puro e as paisagens fazem-nos redescobrir o prazer de viver, e ajuda-nos a desfrutar ainda mais deste refúgio único.
6. Quinta de Casaldronho (Lamego)
Situado no centro de Lamego, nas margens do rio Douro, encontra este alojamento, que combina as tradições da região com uma decoração de estilo minimalista. A quinta tem 20 quartos com vistas incríveis, piscina, estacionamento privado, o bar Vista Douro e o restaurante Egas Moniz, onde pode provar sabores regionais.
7. Imani Country House (Évora)
A 60 minutos de Lisboa e a 15 de Évora, encontra este alojamento construído numa colina da Quinta de Montemuro, local de bosques de cedros e jardins centenários. Não faltam atividades para tornar a sua estadia inesquecível, desde as adegas, a observação de aves, as caminhadas e passeios de bicicleta à vista ao rico património histórico e arqueológico da região.
8. Monte do Zambujeiro (Vila Nova de Milfontes)
Este monte alentejano de 70 hectares de paisagens naturais é uma autêntica joia. Procure passear pela herdade, apreciando os sobreiros e zambujeiros, e não deixe de visitar as famosas praias da costa vicentina, bem próximas daqui. Será recebido com muita simpatia, numa estadia que o irá relaxar.
9. Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo (Covas do Douro)
Esta quinta tem 11 quartos com vistas deslumbrantes, bem como um restaurante onde pode provar especialidades regionais, um bar vínico, uma adega subterrânea, uma sala de provas de vinho e um jardim de inverno, entre muitas outras coisas. Se é apreciador de enoturismo, este é o local perfeito para si.
10. Casa do Terreiro do Poço (Borba)
Esta casa apalaçada do século XVII pertence ao património local e encontra-se inclusivamente referida no Inventário Artístico de Portugal, devido às suas pinturas e frescos. Aqui se encontram 13 quartos, com varandas e terraços privados, um pavilhão de apoio à piscina, várias salas, e uma simpatia e alegria contagiantes.