Existem muitos locais incríveis para visitar perto do Porto. Uns estão a menos de uma hora, outros estão um pouco mais longe, mas todos eles merecem ser conhecidos e visitados. A região que circunda a capital do Norte é rica em história, tem uma gastronomia de fama reconhecida e possui muitos sítios para descobrir.
Por entre aldeias, capelas, monumentos e diversas paisagens naturais, deixamos-lhe aqui algumas sugestões a descobrir, seja num passeio de fim-de-semana ou numas férias mais prolongadas. Só precisa de escolher a opção que melhor se adapta a si e à sua família e partir à descoberta dos melhores locais para visitar perto do Porto.
1. Capela do Senhor da Pedra
Encontra-se a cerca de meia hora de carro do Porto, e é provavelmente um dos monumentos religiosos mais incríveis de Portugal. Encontra-se na vila costeira de Miramar, em Vila Nova de Gaia. Esta capela encontra-se de costas viradas para o mar, assente no topo de uma rocha. O edifício foi erguido no século XVIII e encontra-se associado a diversas lendas. Mesmo assim, o que mais impressiona é o cenário onde se encontra esta capela tão especial.
2. Castelo de Santa Maria da Feira
Este belíssimo castelo encontra-se a apenas cerca de meia hora de carro do Porto. Atualmente, é reconhecido por ser o palco de uma das maiores recriações da Europa, mas, noutros tempos, foi sede das “Terras de Santa Maria”. O castelo é considerado um dos testemunhos mais completos da arquitetura medieval no nosso país, entre os séculos XI e XVI.
3. Quinta da Aveleda
Esta quinta encontra-se no concelho de Penafiel, a menos de uma hora do Porto, e parece um local quase saído dos contos de fadas. Propriedade da família Guedes, a Quinta da Aveleda encontra-se em plena Região dos Vinhos Verdes e, claro, encontra-se ligada à produção vinícola, e associada a muitos produtos de renome.
4. Serra da Freita
A pouco mais de uma hora de carro, é o sítio perfeito se procura mais contacto com a natureza. A serra estende-se pelos concelhos de Arouca, São Pedro do Sul e Vale de Cambra e tem cumes superiores aos 1000 metros, que escondem autênticos tesouros da natureza. Aqui poderá encontrar a Frecha da Mizarela (uma das maiores quedas de água naturais de toda a Península Ibérica) e observar o fenómeno geológico das Pedras Parideiras.
5. Mosteiro de Leça do Balio
É Monumento Nacional desde 1919, e encontra-se em Recarei, vizinho à foz do rio Leça. Este belíssimo exemplar de arquitetura religiosa fortificada foi a primeira sede da Ordem do Hospital no nosso país. Foi palco de importantes momentos históricos, como o casamento de D. Fernando I e de D. Leonor Teles, em 1372, e assumiu um papel de relevância na assistência aos peregrinos de Santiago de Compostela.
6. Praia da São Pedro de Maceda
A praia tem um extenso areal e encontra-se envolvida por um pinhal em estado puro, sem casas ou lojas à volta. Apenas tem um pequeno bar, que faz as delícias dos visitantes no calor do verão. Este paraíso para os surfistas e apreciadores da natureza encontra-se a 40 minutos do Porto e a 11 km do centro de Ovar.
7. Quintandona
Esta aldeia “secreta” do concelho de Penafiel encontra-se a pouco mais de trinta minutos de carro do Porto. Quintandona é um local pequeno, mas encontra-se repleto de recantos para admirar. Procure passear pela aldeia e descobrir as suas construções de xisto e de lousa, que se enquadram na perfeição na paisagem circundante.
8. Cascata da Cabreia
Encontra-se a pouco mais de uma hora do Porto, no município de Sever do Vouga, e é um autêntico paraíso de água doce. A cascata da Cabreia, considerada das mais bonitas de Portugal, tem 25 metros de altura, e é envolvida por um parque de lazer, acolhedor e refrescante, perfeito para os dias quentes de verão.
9. Casa de Chá da Boa Nova
Esta casa de chá foi uma das primeiras obras do conceituado arquiteto Álvaro Siza Vieira, tendo sido construída num local privilegiado, abraçado pela orla atlântica. Este local é procurado não só pelos amantes da arquitetura, como pelos amantes da gastronomia, já que aqui se encontra um restaurante Michelin, do chef Rui Paula.
10. Mosteiro de Santa Maria do Pombeiro
Esse mosteiro está já documentado desde 853, mas foi transferido de local e reconstruído nos séculos XI e XII, embora pouco nos reste das jornadas de construção dos monges beneditinos da época. Em inícios do século XII, o mosteiro recebeu carta de couto de D. Teresa e tornou-se assim um dos mais importantes da região. É Monumento Nacional desde 1910 e integra atualmente a Rota do Românico.
11. Trebilhadouro
Esta aldeia, localizada nos socalcos da Serra da Freita, já esteve desabitada, mas foi recuperada para o turismo rural. Aqui se encontram diversos espigueiros (ou canastros), eiras e um tanque, que nos remetem para outros tempos, mais simples. Visitar o Trebilhadouro é também uma boa ideia para quem gosta de natureza, já que daqui parte o trilho PR4.
12. Baião
Encontra-se a cerca de uma hora do Porto e é um destino turístico sustentável certificado, sendo o município mais verde do distrito do Porto. É conhecido pelas suas belíssimas paisagens verdes e pela sua proximidade com o Douro, tendo inclusivamente servido de inspiração a Eça de Queirós na sua obra “A Cidade e as Serras”.
13. Castro de Monte Mozinho
É no concelho de Penafiel que encontra este surpreendente castro, talvez dos mais fantásticos do nosso país. O castro de Monte Mozinho encontra-se nas freguesias de Oldrões e Galegos, foi fundado no século I d.C. e ocupa um cabeço destacado da serra, a 408 metros de altitude. O castro é um núcleo dependente do Museu Municipal de Penafiel e faz parte da Rede de Castros do Noroeste Peninsular.
14. Pateira de Fermentelos
É a maior lagoa natural da Península Ibérica, impressionando não só pela sua extensão, mas também pela sua beleza única. Encontra-se a mais de uma hora do Porto, formando uma espécie de triângulo entre os concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro.
15. Ecovia do Litoral Sul
Em Vila do Conde, encontra esta ecovia, com percurso pedonal e ciclável, que percorre a linha da costa do concelho a sul do rio Ave, fazendo fronteira com o município de Matosinhos. Tem uma extensão total de cerca de 8600 metros, sendo que 6000 metros correspondem a passadiços de madeira.
16. Castelo de Lanhoso
A mais de uma hora do Porto, este castelo encontra-se ligado à História de Portugal, sendo um dos mais bonitos fortificados medievais. No passado, este castelo serviu diversas vezes de refúgio a D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques.
17. Museu da Quinta de Santiago
Este museu é tutelado pelo município de Matosinhos, e tem caraterísticas típicas de finais do século XIX. É um daqueles museus imperdíveis perto do Porto, com destaque para o jardim que ladeia o museu e para as esculturas de Siza Vieira, entre outros artistas.
18. Senhora do Salto
Faz parte da Rota do Românico e refere-se ao curso do rio Sousa, segundo por duas arribas e que forma um caminho estreito conhecido como Inferno. A Senhora do Salto é o sítio perfeito para passar um dia muito agradável, já que, para além dos atrativos paisagísticos e geológicos, conta com boas condições para desportos de montanha.