Longe vão os tempos em que quem visitava o Centro de Portugal, apenas visitava locais como Coimbra ou a Serra da Estrela. Hoje, muitos outros destinos começam a despontar, como algumas das aldeias mais bonitas e mais bem conservadas de Portugal, graças a um árduo e constante trabalho, nos últimos anos.
Afinal, é no Centro de Portugal que encontramos 2 grandes grupos de aldeias: as Aldeias de Xisto e as Aldeias Históricas. As primeiras encontram-se sobretudo entre na Serra da Lousã e na Serra do Açor, e as segundas em zonas mais raianas.
Todas as aldeias que aqui lhe sugerimos são diferentes, mas todas elas representam o que de mais genuíno Portugal tem para mostrar. Portanto, comece a preparar a sua visita:
1. Sortelha
Sortelha é uma das mais antigas Aldeias Históricas, e também a que se encontra a maior altitude (760 metros). É das aldeias mais bem preservadas no nosso país, com as suas ruas e vielas cercadas por um círculo defensivo, vigiado pelas muralhas do castelo do século XIII. Aliás, não pode deixar de visitar este castelo, onde poderá encontrar alguns dos maiores túmulos medievais de toda a Península Ibérica.
2. Piódão
A aldeia do Piódão foi construída nas encostas da Serra do Açor e tem um dos mais vastos conjuntos de habitações em xisto do nosso país. As casas estão distribuídas ao longo da montanha, o que torna todo o conjunto mais harmonioso, o que convida a que seja apreciado com a devida calma e tranquilidade.
3. Castelo Novo
Castelo Novo foi construída numa colina da Serra da Gardunha e encontra-se ligada à nossa independência nacional. Durante o reinado de D. Sancho I, em 1208, esta localidade foi entregue aos Templários, que prosseguiram com a construção do castelo.
Séculos mais tarde, a sua estrutura foi remodelada, a mando de D. Dinis, ganhando assim o estilo gótico que ainda hoje podemos observar. E o castelo não é caso único: pelas ruas da aldeia, irá encontrar diversas marcas e pormenores arquitetónicos de interesse que contam a história desta povoação.
4. Castelo Rodrigo
Castelo Novo é o local perfeito para uns dias de descanso e tranquilidade, graças à sua vista maravilhosa e património histórico único, com destaque para o castelo. Esta edificação encontra-se ligada a uma lenda, que diz que S. Francisco de Assis aqui pernoitou, recarregando energias antes de voltar à estrada e completar a sua peregrinação até Santiago de Compostela.
5. Cerdeira
Esta aldeia parece saída de um conto de fadas: logo à entrada, a ponte conduz-nos até um espaço surpreendente, onde as casas ocupam o morro rochoso e as partes planas se destinam à agricultura.
O piso é em ardósia, e o caminho conduz até uma fonte, com a vegetação sempre em primeiro plano. Cerdeira é um conhecido retiro de criação artística, onde ocorrem residências artísticas internacionais, workshops de formação e experiências que apelam ao nosso lado mais criativo.
6. Talasnal
Entre o lazer e os desportos ativos, esta aldeia tem muitas atividades a oferecer aos visitantes. Por aqui reina a natureza selvagem, podendo-se encontrar animais como javalis, corços, veados e muitas mais espécies. Talasnal tem uma ruela principal, que segue o declive da encosta, e divide-se depois em becos e quelhas que convidam à exploração.
7. Marialva
Marialva soube preservar de forma única a sua essência medieval, tendo sido restaurada de maneira a manter as suas caraterísticas únicas (o que inclui o castelo). Na aldeia, é possível observar pequenas casas antigas e lojas com fachadas góticas, que conduzem a uma pequena praça, onde se encontra um pelourinho do século XV, um tribunal e uma antiga prisão.
8. Linhares da Beira
Esta aldeia medieval, fundada no século XII, tem ainda hoje bem visível um património arquitetónico muito rico, com destaque para o castelo, que tem vista para o Mondego. Em Linhares da Beira, as tradições ainda se mantêm vivas e fazem parte da vivência dos habitantes, com os poucos estabelecimentos comerciais a serem passados de pais para filhos e com as senhoras a levarem a roupa suja até às margens do rio.
9. Monsanto
Desde 1993 que é conhecida como “a aldeia mais portuguesa de Portugal”, título que empunha com orgulho. As ruas e casas desta histórica aldeia foram construídas a partir das falésias rochosas e das grandes pedras de granito que a rodeiam.
Não podemos deixar de destacar o castelo, a partir do qual se tem uma belíssima paisagem. Monsanto é igualmente rica em história, e ainda hoje se realiza aqui o Festival das Cruzes, a cada 3 de maio, de forma a celebrar a resistência da aldeia a um cerco feito pelos romanos, no século II a.C.
10. Candal
Esta é uma das aldeias de serra mais visitadas, estando situada numa colina virada para sul da Serra da Lousã, na estrada nacional que liga Lousã a Castanheira de Pera. As belas ruas de Candal são íngremes e levam-nos até um espetacular miradouro, com uma vista magnífica sobre o vale. Encontrará diversas atividades a fazer na aldeia e na região envolvente. Não pode deixar de visitar a Loja das Aldeias do Xisto.
11. Gondramaz
Esta é uma terra de artesãos e de criatividade, que deixaram a sua marca na população e transportaram o seu nome para todos os cantos do mundo. Gondramaz encontra-se na vertente ocidental da Serra da Lousã e distingue-se pelo tom único do xisto presente nas suas ruas e casas. Esta aldeia soube conquistar novos habitantes e, por isso, tem um ambiente muito vivo aos fins de semana, quando se realizam as provas de BTT.
12. Casal de São Simão
Esta aldeia encantadora tem praticamente só uma rua, com a entrada para a localidade situada no seu extremo mais alto. A povoação em si termina junto dos declives, que tornam difícil a continuação do arruamento.
Casal de São Simão é maioritariamente feita de quartzito, já que se encontra nos flancos de uma crista de quartzo, que dá origem às Fragas de São Simão. Nesta aldeia, poderá encontrar o templo mais antigo do concelho de Figueiró dos Vinhos, bem como uma fonte, praia, a Loja das Aldeias do Xisto e a Associação Refúgios de Pedra.