A capital portuguesa tem diversos restaurantes de qualidade, muitos deles situados em locais únicos, como antigos palacetes, com vistas deslumbrantes e pratos que nos cativam o paladar. Se está à procura de um lugar especial para passar um agradável serão, deixamos-lhe aqui alguns dos restaurantes mais românticos de Lisboa.
1. Loco
Este projeto do chef Alexandre Silva abriu em 2015, junto à Basílica da Estrela. O chef (anteriormente responsável pela cozinha do Bica do Sapato) criou este conceito único, que mistura fine dining, cozinha de autor e produtos nacionais e da estação. Aqui, poderá encontrar dois menus de degustação à escolha.
2. Restaurante Valle Flôr
Tem uma decoração inspirada no estilo do Palácio de Versailles e situa-se no Pestana Palace, um palácio da Lapa que foi transformado em hotel. O menu é requintado e junta sabores portugueses tradicionais com algumas influências internacionais. Aos domingos, serve um brunch, acompanhado de piano ao vivo.
3. Chapitô à Mesa
Este restaurante, que se encontra perto do Castelo de São Jorge, tem um terraço muito convidativo e com uma vista incrível sobre a capital. O interior é um pouco mais formal, mas conta com vistas ainda melhores. A cozinha encontra-se ao cuidado do chef Bertílio Gomes, que idealizou um menu de cozinha portuguesa contemporânea.
4. Petit Palais
Este restaurante encontra-se num palacete do séc. XIX, antiga casa de Medeiros e Almeida. Este restaurante do chef Olivier situa-se na Avenida da Liberdade e tem cozinha de inspiração francesa, com destaque para os bifes. O nome do estabelecimento remete-nos para a decoração deste, que nos transporta para o universo de Maria Antonieta.
5. Prado
Foi uma antiga fábrica de enlatados até que alguém resolveu reconstrui-la e transformá-la num restaurante. No teto estão pendurados belíssimos candeeiros e abajures que se intercalam na perfeição com vigas cobertas por plantas e ervas. O restaurante Prado cria uma atmosfera única para um verdadeiro ambiente romântico.
6. Tavares
Este restaurante abriu em 1784, o que faz dele o restaurante mais antigo do nosso país. A sua decoração remete-nos para Versailles, graças às paredes douradas, aos espelhos, lustres e cadeirões de veludo. Já recebeu grandes figuras nacionais e internacionais, como Hemingway e Amália Rodrigues. Aqui poderá deliciar-se com pratos clássicos reinventados, com assinatura do chef Henrique Mouro.
7. Estórias na Casa da Comida
Este restaurante tem uma cozinha gourmet de alta qualidade, que combina bem com o ambiente sofisticado, mantendo a sua boa reputação há mais de trinta anos. No menu, encontra principalmente pratos portugueses, embora haja alguma influência da alta cozinha internacional. Este restaurante, situado na zona das Amoreiras, tem três salas diferentes e um terraço onde se servem refeições nas estações mais quentes.
8. Cura
Apesar de estar integrado no Hotel Ritz, o restaurante Cura tem porta aberta para a rua e entrada livre para todos. A decoração alterna entre as madeiras, as pedras e os tapetes e cria um ambiente romântico, embora convide à boa disposição e não obrigue ninguém a falar baixinho. Um ótimo local para surpreender a sua cara metade.
9. Casa do Alentejo
Situa-se na antiga residência dos viscondes de Alverca, com estilo mourisco e que remonta ao séc. XIX, estando classificada como Imóvel de Interesse Público. Depois de passar pelo belíssimo pátio interior e subir as escadas, irá encontrar dois magníficos salões: o maior é o Salão Nobre, com decoração estilo rococó, com espelhos, esculturas e um fresco no teto. Por sua vez, o menu do espaço destaca os pratos tradicionais alentejanos, complementados com uma carta de vinhos muito completa.
10. Cantinho do Avillez
O famoso chef José Avillez abriu este restaurante após ter sido agraciado com uma estrela Michelin. Mas, apesar de tudo, o espaço oferece uma cozinha simples, embora sofisticada, usando ingredientes nacionais. A decoração tem elementos tipicamente portugueses, como os azulejos e os candeeiros vintage. Esta é uma boa forma de experimentar a cozinha do chef Avillez a preços mais acessíveis que os praticados no Belcanto.