Esposende, no litoral norte de Portugal, tem-se afirmado cada vez mais como um destino turístico de excelência, muito graças ao seu entorno natural, que tem de tudo um pouco, desde belíssimas praias a montanha. Apesar de ser uma localidade pequena, a oferta de turismo de natureza e aventura é muito elevada.
E a verdade é que as praias de Esposende são cada vez mais procuradas, já que são de elevada qualidade, muitas delas galardoadas com Bandeira Azul o e Qualidade de Ouro, contando com acessos a pessoas com mobilidade reduzida, instalações sanitárias e bares de apoio.
Algumas das praias possuem largas extensões de seixos, em vez de areia fina, mas nem por isso são menos belas. Portanto, deixamos-lhe aqui as nossas sugestões de praias em Esposende:
1. Praia da Apúlia
Tem um enorme areal, rodeado por dunas que o protege do vento mais forte, onde existem os antigos moinhos de vento (hoje casas de férias). Tem diversas infraestruturas de apoio e inclusivamente é recomendada por médicos, pela riqueza em iodo.
Uma das características mais marcantes desta praia é a abundância em algas (antigamente usadas como fertilizante), algo que deu origem à figura do Sargaceiro da Apúlia.
2. Praia de Ofir
Esta praia, rodeada por dunas e pinhais, é um dos mais belos trechos do litoral norte do nosso país. É conhecida pelos rochedos que emergem durante a maré baixa, que pelo seu formato são conhecidos por cavalos de Fão.
É uma praia muito concorrida no verão, com banhistas e surfistas a visitarem-na durante o dia e a animação a continuar noite dentro nos diversos bares, restaurantes e discotecas que rodeiam o areal.
3. Praia da Ramalha
Tem um areal bastante extenso e um sistema dunar que se encontra muito bem preservado, e é a praia perfeita para quem procura um pouco mais de calma. É delimitada a norte por um pontão e pela ribeira da Fonte da Senhora, e a sul, pela linha limítrofe entre Esposende e a Póvoa de Varzim, assim como pelo ribeiro da Ramalha.
4. Praia de Belinho
Esta praia estende-se por três quilómetros, até perto da foz do Neiva. Não é uma praia arenosa, já que aqui pode encontrar seixos dos mais variados tamanhos e formatos, o que confere à belíssima paisagem um toque diferente e especial. Em termos de infraestruturas, poderá contar com restauração, passadiços em madeira para facilitar o acesso, balneários e estacionamento.
5. Praia de Cepães
Após o agradável passadiço de acesso, chegamos a um areal acolhedor e belo, do qual pode ver a paisagem da serra que o envolve. Em termos de infraestruturas, tem restauração, balneários e aluguer das típicas barraquinhas de pano. A ondulação nesta praia é bastante forte, mas não é um local aconselhado aos surfistas, devido à existência de rochas submersas (especialmente na parte norte).
6. Praia de Suave Mar
Tem um areal extenso, rodeado por dunas e pinhais, e é frequentado por surfistas, bodyboarders e até praticantes de windsurf. No entanto, esta praia oferece alguns perigos, já que algumas zonas de mar têm fundões. O local conta com excelentes acessos e infraestruturas de verão, sendo uma praia muito popular na região.
7. Praia da Foz do Neiva (praia do Norte)
Esta praia prolonga-se por uma imensa extensão de areia, envolvida pela bela vegetação natural existente. O acesso é facilitado graças aos passadiços em madeira. Para além de ir a banhos, procure dar uma caminhada para observar a fauna e flora caraterísticos, até porque a praia está inserida num complexo sistema de dunas elevadas, tendo alguns seixos e curto areal com fundo rochoso em algumas zonas.
8. Praia de Rio de Moinhos
Esta praia, com extenso areal de areia fina e alguns seixos, tem uma natureza selvagem, não contando com vigilância ou infraestruturas. É um local exposto ao vento, sem nenhum tipo de proteção natural ou artificial, e por isso é muito apreciada por amantes de surf e de outros desportos náuticos. Por sua vez, as dunas são geralmente usadas como abrigo dos nudistas. Existe um largo de terra batida, perto da praia, onde se podem estacionar as viaturas.
9. Praia de São Bartolomeu do Mar
Tem um misto de areal e seixos, comum na região, e tem como destaque o seu simbolismo religioso, que atinge o seu ponto alto na romaria que homenageia S. Bartolomeu. O areal é extenso, com cerca de 1,2km, maioritariamente feito de seixos e calhaus rolados, e abarca todo o litoral da freguesia de Mar. Na zona sul, encontrará um vasto largo em terra batida, onde poderá estacionar o seu carro.