Está a planear férias românticas com a sua cara metade? De norte a sul de Portugal, existem vários destinos onde pode passar um fim de semana romântico. Pequenas e sossegadas aldeias com ruelas e cascatas, vilas no topo de montanhas com um vista deslumbrante para o pôr do sol…
São locais onde pode recuperar o chama perdida ou simplesmente desfrutar da companhia da pessoa que mais ama. As opções são muitas e precisa apenas de motivação e vontade para dar um pouco mais de atenção e carinho à sua cara metade.
Deslumbre-se com as sugestões e comece já a planear um fim de semana romântico a dois nos melhores destinos de Portugal. Estes são alguns dos melhores destinos para um fim de semana romântico em Portugal.
1. Monsaraz
Para além de poder visitar todo o seu património arquitetónico, social e histórico, recomendamos que desfrute da paisagem maravilhosa que rodeia a vila. Um dos melhores miradouros para isso é o alto do Castelo (e que merece a sua visita). Procure também visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa (séculos XIV e XVI),a Ermida de São Bento, a Torre de São Gens do Xarez ou a Ermida de Santa Catarina de Monsaraz.
2. Soajo
É uma das surpresas mais agradáveis do Gerês. Esta aldeia típica tem sido recuperada a um bom ritmo nos últimos anos. São cada vez mais as pessoas que recuperam as casas que possuem nesta aldeia e as transformam em segunda habitação ou turismo rural.
A aldeia do Soajo é conhecida também pelos seus espigueiros, tal como o Lindoso. Mas não se fique apenas por aí: aventure-se pelo seu interior e descubra uma aldeia de ruas e ruelas estreitas e sinuosas, ladeadas por casas antigas de granito. O passeio é sublime.
3. Marvão
Se for visitar Marvão, ficará certamente surpreendido com a espetacular arquitetura tradicional alentejana, que pode encontrar no interior das muralhas. Um passeio pelas ruas da vila permite-lhe descobrir exemplares de arcos góticos, janelas manuelinas, varandas de ferro forjado e outros detalhes muito interessantes, sempre marcados pelo granito local.
4. Estorãos
Localizada em Ponte de Lima, a pequena aldeia minhota de Estorãos é um segredo que merece ser descoberto. Por aqui passa uma ribeira com o mesmo nome, vinda do alto da serra de Arga. As suas águas límpidas e cristalinas serpenteiam por florestas e terrenos agrícolas até chegarem aqui.
É nesta ribeira que fica uma das paisagens mais icónicas desta aldeia: uma pequena ponte de pedra, românica, mesmo ao lado de um velho moinho com uma roda de madeira ainda intacta. Também neste local pode desfrutar de um banho nos dias mais quentes do Verão.
5. Castelo de Vide
Ao longe, o imponente castelo recortado contra as casas brancas destaca-se e convida à visita. Do alto deste, consegue admirar a paisagem alentejana em todo o seu esplendor, com pequenas aldeias no meio dos campos a perder de vista. A cerca de 20km, consegue espreitar Marvão e ainda mais longe, terras de Espanha. Castelo de Vide é um autêntico encanto.
6. Óbidos
Óbidos figura entre as mais bonitas vilas medievais de Portugal. Caminhar pelas suas ruas estreitas e coloridas é um autêntico regresso ao passado. Não é difícil imaginar como seria o dia-a-dia de quem aqui viveu há alguns séculos porque quase tudo continua igual.
A melhor forma de descobrir Óbidos é caminhar pelas suas ruas e descobrir cada beco e ruela. Cada virar da esquina é uma autêntica surpresa. As flores estão presentes em todo o lado, as cores garridas típicas da região saloia dão vida às casas e as portas e janelas escondem pequenos detalhes que vale a pena serem contemplados com atenção.
7. Sintra
A poucos minutos de Lisboa, Sintra é a terra dos palácios, da serra encantada, das lendas e na natureza exuberante. A lista dos melhores locais para visitar em Sintra é enorme e é difícil visitar esta encantada vila em poucos dias.
Vista como o cenário das fadas, dos duendes, dos gnomos e até dos príncipes e princesas, Sintra é a vila que se encontra a menos de uma hora de distância da capital mais precisamente, a 30 km e é considerada Património Mundial da UNESCO.
8. Mértola
Mértola tem diversas credenciais de importância histórica e que ainda hoje está bem viva e presente na vila, tornando-a quase um museu vivo. A Igreja Matriz, com os arcos em ferradura e o mihrâb que pertenceram a uma mesquita, e com o portal renascentista e torres cilíndricas, é um ponto de visita a não perder e uma mostra da adaptação de um mesmo lugar a fés diferentes. E não deixe de visitar as oficinas e artífices de artes tradicionais, ou de provar a saborosa gastronomia alentejana.
9. Pinhão
Esta vila da margem direita do Rio Douro é o centro da região demarcada do Vinho do Porto e um local onde estão localizadas várias quintas produtoras de vinho. A paisagem do Pinhão está classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. A estação de caminhos de ferro é conhecida pelos seus 24 painéis de azulejos, que retratam as paisagens do Douro e aspetos das vindimas.
10. Alcoutim
Nas margens do Guadiana, Alcoutim é conhecida sobretudo pela sua vista para o lado espanhol. Mas seria injusto que esse pormenor fosse o único motivo para visitar esta vila algarvia. Afinal de contas, Alcoutim ainda preserva muita da arquitetura típica desta região e por isso tem um encanto especial.
Destaque para o seu casario branco, mas os becos e ruelas cheios de segredos e para as flores que embelezam as janelas. Percorrer as artérias de Alcoutim é viajar no tempo. Aliás, a vila possui também alguns vestígios da ocupação romana e até várias casas medievais, como a Casa dos Condes, por exemplo.
11. Cuada
Cuada é uma aldeia especial. Há qualquer coisa de encantador e carismático neste pequeno recanto da Ilha das Flores, nos Açores. Habitada desde o século XVI, a vida nunca foi fácil para quem aqui vivia. O acesso ao mar não era fácil e a agricultura e a tecelagem eram os meios de subsistência. A vida era tão difícil que os últimos moradores acabaram por partir nos anos 60 do século passado.
Mas Cuada renasceu das cinzas pelas mãos de um casal que se apaixonou pela aldeia. As casas e a sua envolvência foram recuperadas e hoje é um local dedicado ao turismo rural. É considerado um dos locais mais românticos do mundo por algumas revistas especializadas.
12. Talasnal
É uma das mais bonitas e famosas aldeias de xisto da Serra da Lousã. Talasnal cativa pela disposição das suas casas e também pelos muitos projetos de recuperação em curso que, lentamente, começam a dar uma nova vida a uma aldeia outrora quase abandonada.
Uma fonte, um tanque e as videiras que decoram as casas e que proporcionam sombra a quem visita são alguns dos detalhes mais cativantes desta aldeia. Mas o melhor de tudo é mesmo vivenciar a experiência de passar uns dias de paz, em comunhão com a natureza circundante.
13. Almeida
Não existe nenhuma outra povoação como Almeida em todo o território português. Localizada muito perto da fronteira com Espanha, esta vila, inserida na lista das Aldeias Históricas de Portugal, está totalmente rodeada por muralhas em forma de estrela, o que atesta bem a necessidade de proteger esta região
As muralhas são mesmo a sua principal atração, mas há mais para descobrir. E a melhor forma de o fazer é caminhar pelas suas ruas e explorar cada beco ou ruela. Deslumbre-se com as casas brasonadas, as flores nas janelas, as lojas tradicionais… e entre em qualquer igreja ou museu que encontrar porque vale sempre a pena.
14. Parque Terra Nostra
Já alguma vez imaginou um jardim situado no meio de uma cratera, com direito a lago termal e tudo? Pois saiba que esse jardim existe nos Açores! O Parque Terra Nostra existe há cerca de 200 anos.
Pode tomar nele um banho retemperante ou simplesmente passear pelos jardins, com a sua enorme variedade de espécies dos quatro cantos do globo. Destacamos os Rhododendrons da Malásia, a importante coleção e camélias, com mais de 600 exemplares, e o Jardim da Flora Endémica e Nativa dos Açores.
15. Mata do Buçaco
No extremo da Serra do Buçaco, a 547 metros de altitude, encontramos a Mata do Buçaco, contida por um muro alto com onze portas de entrada. Use uma delas como ponto de partida para o seu passeio pela natureza quase mágica da região. Apesar de ficar aquém das grandes florestas europeias, em termos de extensão, a variedade de vegetação ultrapassa-as em grande medida.
16. Cerdeira
Esta aldeia parece saída de um conto de fadas: logo à entrada, a ponte conduz-nos até um espaço surpreendente, onde as casas ocupam o morro rochoso e as partes planas se destinam à agricultura.
O piso é em ardósia, e o caminho conduz até uma fonte, com a vegetação sempre em primeiro plano. Cerdeira é um conhecido retiro de criação artística, onde ocorrem residências artísticas internacionais, workshops de formação e experiências que apelam ao nosso lado mais criativo.
17. Sortelha
Sortelha é uma das mais antigas Aldeias Históricas, e também a que se encontra a maior altitude (760 metros). É das aldeias mais bem preservadas no nosso país, com as suas ruas e vielas cercadas por um círculo defensivo, vigiado pelas muralhas do castelo do século XIII. Aliás, não pode deixar de visitar este castelo, onde poderá encontrar alguns dos maiores túmulos medievais de toda a Península Ibérica.
18. Piódão
A aldeia do Piódão foi construída nas encostas da Serra do Açor e tem um dos mais vastos conjuntos de habitações em xisto do nosso país. As casas estão distribuídas ao longo da montanha, o que torna todo o conjunto mais harmonioso, o que convida a que seja apreciado com a devida calma e tranquilidade.