Quem disse que era preciso estar perto do mar para dar uns mergulhos durante o Verão? As praias fluviais de Viseu e arredores (no seu distrito) são de elevada qualidade e possuem as condições ideias para proporcionar um dia bem passado entre mergulhos e brincadeiras na água.
A região de Viseu possui alguns dos rios mais limpos de Portugal (e da Europa) e, portanto, encontrar praias fluviais de qualidade excelente não é tarefa difícil. As praias fluviais do distrito de Viseu possuem, na sua maioria, vigilância durante a época balnear, estruturas de apoio e nadadores salvadores.
Desta lista não fazem parte algumas das praias fluviais selvagens de rios como o rio Teixeira ou o rio Bestança. O motivo é simples: apesar de belíssimas, estas praias selvagens não possuem vigilância. Por isso mesmo, lembre-se que caso opte por esta opção, estará por sua conta e risco. Estas são as melhores praias fluviais da região de Viseu.
1. Praia fluvial de Nandufe (Tondela)
É uma praia bastante recente, inaugurada em 2009, e situa-se numa das margens do rio, dando asas a que se encontre uma zona de pequenas cascatas, que formam lagoas. O local é tranquilo e tem uma belíssima envolvente, o que lhe permite não só dar uns bons mergulhos, como também relaxar a mente e corpo num ambiente puro e natural.
2. Praia fluvial da Folgosa (Castro Daire)
Encontra-se na margem direita do rio Paiva, num local de águas límpidas, calmas e tranquilas. Aqui poderá nadar em segurança, mas também fazer remo ou pescar a partir do açude. A praia tem todas as comodidades necessárias, como parque de estacionamento, zona de campismo, um bar, balneários, campos de futebol, área de lazer para crianças e uma área de merendas.
3. Praia fluvial de Caldas de Sangemil (Tondela)
Encontra-se inserida num local de natureza granítica, com um clima suave ao longo de todo o ano. A paisagem envolvente ajuda ao relaxamento, com os pinhais a alternarem as terras de cultivo, com predomínio de oliveiras e vinhas. Graças ao largo areal desta praia, poderá dar uns bons mergulhos no rio ou simplesmente apanhar uns bons banhos de sol.
4. Praia fluvial de Ferreirós do Dão (Tondela)
Esta praia tem uma pequena extensão de areia e uma piscina natural, assim como uma extensa área com relva e sombra. Conta igualmente com algumas mesas, onde poderá fazer agradáveis piqueniques. O espaço é muito procurado para as mais diversas atividades de lazer, especialmente nos dias mais quentes de verão.
5. Praia fluvial de São João do Monte (Tondela)
Esta é uma das poucas praias de altitude do nosso país, situada em plena serra do Caramulo, num local de natureza quase intacta. Este pequeno paraíso é muito procurado por quem procura relaxar e um maior contacto com a natureza, num local onde se pode ouvir o correr suave das águas e o canto dos pássaros nas árvores.
6. Praia fluvial Senhora da Ribeira (Santa Comba Dão)
Esta praia tem boas condições e estruturas de apoio aos visitantes, propiciando momentos de lazer ou de simples contemplação da fantástica paisagem que a envolve. Aqui poderá também encontrar a Capela da Senhora da Ribeira, que é tudo o que hoje resta de uma antiga povoação que ficou submersa pela construção da barragem da Aguieira.
7. Praia fluvial de Segões (Moimenta da Beira)
As suas águas têm uma cor um pouco mais escura que o habitual, devido à elevada presença de sais minerais, o que leva a que seja muito procurada para a cura de doenças de pele. Mas esta praia é também popular entre quem procura apenas dar um mergulho, até porque conta com todas as comodidades de apoio aos banhos.
8. Praia fluvial do Trabulo (Sátão)
Tem um parque de estacionamento recentemente remodelado, o que permite um melhor acesso a este local e mais espaço para os carros. Para além disso, esta belíssima praia conta com nadadores-salvadores, uma zona relvada onde pode estender a toalha, balneário, chapinheiro para os mais novos e um parque infantil.
9. Praia fluvial da Quinta da Azenha (Vila Nova de Paiva)
Encontra-se numa pequena represa que proporciona as condições ideias para ir a banhos num dos rios menos poluídos da Europa, o Paiva. Tem uma área para merendas muito simpática, sanitários e zonas de sombra que o protegem do calor nos dias mais quentes. É o local perfeito para relaxar um pouco e refrescar-se nos dias de verão.
10. Praia fluvial de Pouves (São Pedro do Sul)
Foi no concelho de São Pedro do Sul que nasceu esta belíssima praia fluvial, muito frequentada e popular durante o verão. É um local muito agradável para se dar um mergulho e para passar bons tempos junto à água, até porque se trata de um espaço com árvores de grande porte, que lhe proporcionam toda a sombra necessária.
11. Praia fluvial da Granja do Tedo (Tabuaço)
Aproveitando as límpidas águas do Tedo, criou-se uma praia fluvial deliciosa, que, aliada ao jardim histórico, faz deste local um espaço perfeito para relaxar e passar bons momentos. É igualmente possível percorrer percursos pedestres e visitar o património da região, como um moinho de água que ainda se encontra em funcionamento, bem perto da praia.
12. Praia fluvial do Porto da Várzea (Vouzela)
Esta praia fluvial, conhecida pela água tranquila e límpida, encontra-se nas margens do rio Alfusqueiro. Esta praia é servida por um bar-restaurante e conta com um parque de merendas muito simpático. É um local muito atrativo para pescadores, devido à abundância de peixes típicos de águas frescas, como o barbo e a truta.