A cidade de Leiria não está longe das praias do oceano Atlântico. No entanto, há quem prefira praias fluviais para refrescar-se nos dias mais quentes do Verão. E a verdade é que são muitas as praias fluviais na região de Leiria. A grande maioria delas dista apenas alguns quilómetros de distância da cidade.
São praias fluviais de excelente qualidade, rodeadas por natureza e com água pura e límpida. Muitas delas possuem o galardão de Bandeira Azul e são locais onde é possível desfrutar de bons momentos de lazer em família, especialmente com crianças.
Bem perto de algumas delas é possível visitar algumas aldeias de xisto e partir à descoberta dos arredores através de percursos pedestres devidamente sinalizados. Estas são as melhores praias fluviais de Leiria e arredores.
1. Fragas de São Simão (Figueiró dos Vinhos)
Encontra-se a 15 minutos a pé da aldeia de Casal de São Simão, banhada pelas águas da ribeira de Alge. A praia encontra-se entre duas imponentes fragas, onde se pratica escalada, rappel ou slide. Existe também um miradouro de onde se pode observar a paisagem da zona. De 1 a 31 de agosto, existe transporte gratuito à tarde, a partir de Figueiró dos Vinhos.
2. Praia fluvial das Rocas (Castanheira de Pêra)
Este complexo de lazer situa-se num lago com quase 1 km de extensão, tendo uma ilha no centro da praia, uma piscina de ondas com 2100 m2, uma albufeira e uma ponte secular. Aqui poderá dar um passeio num barco a remos ou em gaivota, fazer slide, escalada ou rappel, ou pernoitar num dos 6 bungalows perfilados na margem da albufeira.
3. Lagoa da Ervedeira (Leiria)
Esta lagoa, com 600 metros de extensão, tem duas zonas muito procuradas para fazer praia, sendo que uma delas conta com um bar de apoio. A lagoa está também equipada com parque de merendas e um passadiço em madeira que percorre toda a margem ocidental, de onde se pode observar a diversidade de flora e fauna do local.
4. Praia fluvial do Poço de Corga (Castanheira de Pêra)
Esta popular praia fluvial tem diversos pontos a seu favor, dos quais destacamos a qualidade da água, o seu acesso pedonal, as rampas de acesso para pessoas de mobilidade reduzida, as instalações sanitárias, e o serviço de primeiros socorros (com nadador-salvador) durante a época balnear, tudo isto num ambiente de grande beleza e tranquilidade.
5. Praia fluvial Ana de Aviz (Figueiró dos Vinhos)
Esta praia, reconhecida a nível nacional pelas suas condições excecionais, tem uma represa, que sustém a água da ribeira e forma um local perfeito para se tomar banho. As águas límpidas permitem ver o piso em xisto da piscina natural, e a zona envolvente tem um espaço relvado, propício ao descanso, e alguma sombra proporcionada pelos chorões.
6. Praia fluvial de Mosteiro (Pedrógão Grande)
Esta praia rural, bem enquadrada na paisagem, tem a particularidade de ter duas infraestruturas peculiares: um lagar de azeite, que foi recuperado e é hoje um bar/restaurante de apoio à praia, e um moinho de rodízio, que foi igualmente recuperado. Nesta praia, é possível realizar uma série de atividades de cariz cultural e desportivo, para além de dar um bom mergulho.
7. Praia fluvial do Agroal (Ourém)
Esta praia tem uma área de lazer, balneários e uma cafetaria, que apenas se encontra aberta durante a época balnear. A piscina central encontra-se no sopé de uma colina, de onde caem, todos os dias, cerca de dois milhões de litros de água. Há apenas um problema: estas águas têm a fama de ser mesmo muito frias, mas isso até calha bem nos dias mais quentes.
8. Praia fluvial da Zaboeira (Vila de Rei)
Esta praia, galardoada com a Medalha de Ouro da Quercus, encontra-se na albufeira de Castelo de Bode, num local coberto de pinhais. Aqui poderá fazer tranquilos passeios de barco ou praticar alguns desportos aquáticos, ir a banhos durante os tempos de maior calor, ou simplesmente descansar na margem, enquanto contempla a paisagem.
9. Praia fluvial Olhos de Água (Alcanena)
É um local muito frequentado, especialmente porque no local se cruzam os caminhos para Santiago de Compostela e para Fátima, o que leva a que muitos turistas aqui parem. Apesar disso, é uma praia não vigiada, pelo que deve ter algum cuidado extra, especialmente se for com crianças. É o sítio perfeito para se refrescar nos dias mais quentes.
10. Praia fluvial da Aldeia do Mato (Abrantes)
Encontra-se na baía da barragem de Castelo de Bode, num local agradável e com potencialidades únicas. Aqui poderá praticar desportos como a vela, remo, canoagem, passeios em caiaque e gaivota, windsurf, pesca e natação. Tem bar, parque de merendas e bungalows, e o espaço envolvente é perfeito para caminhadas e BTT.
11. Praia fluvial do Lago Azul (Ferreira do Zêzere)
Aqui encontra as condições perfeitas para um dia de lazer, com piscina flutuante, bar, restaurante, posto de socorros, nadador-salvador (durante a época balnear), e estacionamento. É perfeita para fazer atividades como o windsurf, jet ski, vela, canoagem, pesca desportiva ou passeios de caiaque ou de gaivota.
12. Praia fluvial de Cardigos (Mação)
A praia fluvial de Cardigos distingue-se pela transparência das suas águas e por ser um espaço completo, com um espaçoso parque de merendas, um bar de apoio e uma zona de descanso. Tem também uma zona relvada com sombras, onde pode estender a sua toalha, e um pequeno espaço de areia com chapéus de palha.
Alcanena, Mação e Ourém são região de Santarém. Vila de Rei é região de Castelo Branco.
Ourém, Mação e Alcanena são distrito de Santarém por isso são região de Santarém. e Vila de Rei é distrito de Castelo Branco.
Eu até conheço bem Portugal e não é por acaso que essa de chamada região centro do turismo português nesse ano corrente vai ser um descalabro pelo noticiário especialidado em turismo. Não tem qualquer sentido histórico e cultural porque é uma região enorme englobando várias províncias portuguesas diferentes tentando enfiar tudo no mesmo saco. Turista já não é burro.