Em Portimão, podemos encontrar praias de areias finas e brancas, águas cristalinas e 300 dias de sol por ano, o que não deixa de atrair turistas que procuram a qualidade não só das praias, mas também da gastronomia, paisagens e alojamentos.
Aqui se encontram algumas das mais famosas e icónicas praias do Algarve. Algumas delas são autênticos cartões postais da região e outras atraem milhares de banhistas todos os anos, seja para apanhar sol ou seja para diversão noturna.
Assim, deixamos-lhe as nossas de algumas das melhores praias de Portimão, para que planeie melhor a sua visita a este pequeno paraíso no Algarve. Escolha a sua preferida, faça as malas e parta para um merecido descanso.
1. Praia de João de Arens
Este areal tem pequenas dimensões e encontra-se dividido por uma ponta da arriba, que o separa em duas bolsas que se juntam no pico da maré baixa. Na bolsa mais a Norte, é possível aceder uma gruta que serve de entrada para um algar na rocha. Do outro lado, podemos aceder à face Este da Ponta de João de Arens.
2. Prainha
É formada por pequenos areais em forma de concha, isolados por formações rochosas ricas em arcos, algares, leixões e grutas. Recomenda-se, no entanto, precaução, já que a queda de pedras e blocos é frequente. Apesar desta praia ter uso balnear, encontra-se classificada como praia de uso limitado, já que quase todo o areal se encontra em zona de risco de derrocada.
3. Praia de Boião
É uma praia menos conhecida que as vizinhas, composta por três pequenos areais que podem ser alcançados na maré baixa ou através de uma embarcação. Como é um local mais recatado, é comum encontrar por aqui um ou outro naturista. As águas rasas desta praia, ricas em formações rochosas e vida marinha, são muito populares entre os praticantes de snorkeling.
4. Praia dos Três Castelos
O seu acesso faz-se por umas escadas, que partem do miradouro dos Três Castelos, de onde tem uma vista admirável sobre as formações rochosas esculpidas. Uma vez chegado ao areal, poderá desfrutar de muita tranquilidade e sossego, já que este local idílico se encontra sempre praticamente deserto.
5. Praia dos Três Irmãos
Tem uma dimensão ímpar, situando-se numa longa e ampla barra arenosa. Nas suas dunas, abrigam-se diversas espécies de aves, insetos, répteis e até mamíferos, abrigados pela vegetação abundante. Do lado nascente, encontram-se arribas muito escupidas. Na baixa-mar, pode-se aceder à Prainha e caminhar cautelosamente pelas enseadas e algares.
6. Praia de Alvor
Para além de ser Bandeira Azul, foi distinguida com o prémio Qualidade de Ouro, sendo um local que combina a qualidade ambiental com as infraestruturas de excelência. Existe uma rede de passadiços e caminhos que ajudam a preservar o sistema dunar e que dão acesso ao molhe e às praias, num percurso rico em locais de observação da paisagem.
7. Praia da Rocha
Tem um vasto e espaçoso areal, que se estende por mais de 1km, e é protegida por arribas altas- Conta com diversos passadiços em madeira, que percorrem o areal, e onde pode encontrar bares, restaurantes e até uma área desportiva. Perto, pode também encontrar uma enorme oferta de alojamentos, bares, discotecas e até um casino.
8. Praia do Alemão
Esta praia tranquila tem no topo da arriba um pinhal, que ajuda a proteger a zona dos ventos mais fortes. É a partir desta praia que pode percorrer o percurso pedonal “varandas sobre o mar”, que segue pelo topo das arribas até perto da Prainha, por entre matos litorais e um denso pinhal que contrastam com o azul forte do mar.
9. Praia dos Careanos
Esta praia tem uma beleza singular, muito graças aos tons da areia, do mar e das formações rochosas. A praia insere-se num troço de costa que inclui a praia da Rocha e os Três Castelos, unidas por uma linha contínua de imponentes arribas. O acesso à praia dos Careanos faz-se através de uma escadaria íngreme.