Lisboa apresenta diversos miradouros, onde lisboetas e turistas se podem regalar com as magníficas panorâmicas da cidade. Não é de admirar, portanto, que muitos miradouros sejam autênticos pontos turísticos. Mas a verdade é que Lisboa tem alguns miradouros menos conhecidos, mas igualmente belos, que pode e deve visitar.
Se quer admirar toda a beleza da capital a partir de um local que apenas você conhece e onde quase não há ninguém, então esta lista de miradouros desconhecidos e pouco frequentados é perfeita para si.
Apreciar as vistas a partir destes locais convida à contemplação e muitos deles são locais excelentes para observar o pôr do sol, por exemplo. Descubra alguns dos miradouros mais secretos e desconhecidos de Lisboa.
1. Miradouro de Monte Agudo (Anjos)
Este miradouro é o local perfeito para uma tarde tranquila, até porque o parque florestal que rodeia o espaço o potencia como um verdadeiro escape citadino, com uma panorâmica magnífica de Lisboa. Pode aproveitar a esplanada para tomar um copo entre amigos.
2. Miradouro da Penha de França
Apesar de ser um pequeno percurso qualificado, tem uma vista estupenda sobre a parte norte da cidade, sendo o local ideal para perspetivas fotográficas. Este miradouro promete surpreender os visitantes com a sua vista.
3. Miradouro do Torel (Avenida da Liberdade)
Tem uma localização excecional e diversos espaços verdes bem cuidados, com muitas zonas de descanso. Muitos visitantes procuram ver o pôr-do-sol, com uma magnífica vista sobre o vale da Avenida da Liberdade e da zona ocidental da nossa capital.
4. Miradouro da Nossa Senhora do Monte (Graça)
Tem uma vista privilegiada sobre o Castelo de S. Jorge, o estuário do Tejo e as colinas que envolvem a baixa pombalina. Encontra-se a uma curta distância do famoso Miradouro da Graça, e tem uma das vistas mais bonitas sobre a cidade de Lisboa.
5. Miradouro do Chão de Loureiro (Baixa)
Encontra-se no antigo mercado do Chão de Loureiro, que foi recentemente recuperado num moderno parque de estacionamento. A cobertura oferece aos visitantes uma das melhores vistas sobre a baixa pombalina, podendo o acesso ser feito por elevador ou por escada.
6. Miradouro Santo Estevão (Alfama)
Encontra-se em pleno coração de Alfama, e é sem dúvida o local perfeito para recuperar energias depois de percorrer a zona histórica lisboeta. Tem uma panorâmica sobre o Tejo e a zona de Alfama.
7. Miradouro Botto Machado (Campo de Santa Clara)
Encontra-se no Jardim Botto Machado, onde pode desfrutar das vistas sobre o estuário do Tejo e sobre o Panteão Nacional, sempre num ambiente tranquilo. É conhecido por se inserir na zona onde atualmente se realiza a Feira da Ladra.
8. Miradouro da Rocha do Conde de Óbidos (Rua das Janelas Verdes)
Encontra-se mais desviado do centro da cidade, mas nem por isso tem vistas menos belas. Daqui poderá ver a área comercial do porto de Lisboa e do rio Tejo, numa perspetiva única. Encontra-se enquadrado por um tranquilo e diversificado jardim.
9. Miradouro dos Montes Claros (Monsanto Sul)
Encontra-se no centro do pulmão de Lisboa, o Parque de Monsanto, e tem uma vista panorâmica sobre o Tejo e a serra de Sintra. Este miradouro encontra-se rodeado de amplas áreas verdes e de um lago muito agradável.
10. Miradouro do Alto da Serafina (Monsanto Norte)
Encontra-se na parte Norte de Monsanto e tem vista sobre Campolide e algumas zonas da parte Norte de Lisboa. Faz parte do Parque Recreativo do Alto da Serafina e encontra-se rodeado de diversos equipamentos e áreas de lazer.
11. Miradouro do Largo das Necessidades
Encontra-se perto do jardim da Tapada das Necessidades e tem uma vista imperdível sobre o Tejo e a ponte 25 de Abril. Tudo isto num local rodeado de natureza, muito sereno, e com um admirável chafariz bem perto.
Queridos amigos, bem-haja, por esta maravilhosa dádiva.
O nosso País é lindoooo.
Um abraço de LUZ
José Cariano