O pão é um daqueles elementos que não costuma faltar numa mesa portuguesa e, por isso, foi-se aprimorando o processo de fabrico deste alimento ao longo do tempo, mantendo-se sempre a qualidade e a base tradicional. Dessa forma, foram-se multiplicando diferentes receitas pelo país, algumas transversais, outras mais específicas de determinadas regiões.
No norte, o pão costuma ser mais denso e pesado, podendo até ser feito de milho, centeio ou mistura de centeio e trigo. À medida que descemos para o sul, torna-se mais leve, predominando o trigo como a matéria prima. E é até possível encontrar locais onde são adicionados outros ingredientes, como a alfarroba.
Seja qual for a variedade da sua preferência, a verdade é que o pão português tem muita qualidade, independentemente da região onde é feito. Isso sim: é sempre melhor quando é produzido em casa. Descubra algumas das melhores variedades de pão em Portugal.
1. Pão alentejano
A sua origem está no nome, mas este pão tornou-se tão popular que é agora consumido em todo o país. Feito de farinha de trigo, tem uma crosta acastanhada e sabor ligeiramente azedo.
O seu formato é também particular, já que tem um dos lados mais alto. Este tipo de pão é muito usado na culinária alentejana, em pratos como açordas ou migas.
2. Bolo lêvedo
Apesar de se chamar bolo, é muito usado para substituir o pão em qualquer refeição. É uma especialidade gastronómica das Furnas, em São Miguel, nos Açores. Tem um formato cilíndrico e achatado, e um sabor adocicado.
A receita nasceu com os primeiros habitantes desta ilha, mas hoje a sua produção alcança valores elevados e esta iguaria é uma imagem de marca das Furnas.
3. Bolo do caco
Este pão artesanal, feito com farinha de trigo, batata doce, fermento, água e sal, nasceu no arquipélago da Madeira, mas já começa a ser muito procurado noutros pontos do país.
Este pão achatado, redondo e pouco fermentado costuma ser cozinhado no caco (placa de pedra de basalto plana). No entanto, também pode ser cozinhado na frigideira.
4. Pão de Mafra
É um dos pães mais conhecidos de Portugal, sendo muito consumido na região de Lisboa. Tem um sabor adocicado, um miolo macio e uma crosta pouco rija, estando disponível nos mais diversos formatos. Desde 2012, o pão de Mafra é uma marca registada. Portanto, o autêntico pão da zona deve cumprir alguns requisitos de fabrico.
5. Broa de Avintes
Tem origem na freguesia com o mesmo nome, em Vila Nova de Gaia, e é um pão com muita tradição no nosso país. É castanho-escuro e muito denso, com um sabor agridoce e com um processo de produção muito longo. Geralmente, tem o formato de uma torre sineira. Apesar de este pão ser já produzido de forma industrial, ainda se mantém alguma da produção artesanal.
6. Pão caseiro de Sesimbra
É em Castelo, Sesimbra, que mais se produz este pão rural, cozido a lenha e que preserva o seu sabor ancestral. Antigamente, era feito semanalmente e guardado em cestos de verga e envolvido em lençóis para se manter fresco. Hoje, a sua produção é diária, mas mantém-se a receita para manter a qualidade e o seu aspeto artesanal.
7. Pão da Mealhada
Também conhecido por coroa, graças à sua forma caraterística. É um pão relativamente pequeno, que costumava ser feito com farinha pouco refinada e em forno de lenha (hoje, nem sempre isso acontece). Este pão é também famoso por ser parte fundamental das famosas sandes de leitão, que atraem muita gente à região.
8. Pão de alfarroba
É um pão tradicional do sul do país, feito com farinha de trigo e farinha de alfarroba. Isto porque, quando faltava trigo, se juntava alfarroba para poupar ao fazer o pão.
Este pão é bastante escuro e bastante denso, com um leve sabor a malte. Para além de ser usada para se fazer pão, a alfarroba é também parte integrante de bolos, bolachas e até de licores caseiros.