Sejamos honestos: visitar uma das praias fluviais do Algarve não fará parte dos planos de muita gente. O Algarve é conhecido, sobretudo, pelas suas belíssimas praias oceânicas que atraem milhões de turistas de todo o mundo.
No entanto, há quem prefira outro tipo de praia, talvez mais calma, com menos gente e com mais contacto com a Natureza. Por muito que o possa surpreender, também existem praias fluviais no Algarve e elas são de elevada qualidade.
A alguns quilómetros do oceano, no interior do Algarve, existem pequenos recantos, alguns quase secretos, envoltos por vegetação verdejante e até com pequenas cascatas. Descubra algumas das melhores praias fluviais do Algarve.
1. Praia Fluvial do Pego do Inferno (Tavira)
A cascata do Pego do Inferno, a cerca de 7 km de Tavira, é um dos cartões de visita da região, bem diferente das praias de areia dourada a que estamos habituados a associar ao Algarve.
A queda de água forma uma lagoa redonda, rodeada por vegetação frondosa que lhe dá ainda mais encanto. Pode encontrar um parque de estacionamento a 400 metros do local.
2. Praia Fluvial Pego do Fundo (Alcoutim)
As margens da ribeira de Cadavais foram transformadas numa pequena, mas acolhedora praia fluvial, com tudo o que necessita para passar um dia em cheio. O espaço é ajardinado, mas tem também areia trazida do litoral. O espaço é vigiado durante a época balnear. As suas águas têm uma temperatura média de 28ºC.
3. Fontes de Alte (Loulé)
Aqui, as águas cristalinas da ribeira de Alte estão cercadas por uma zona arborizada e calma, numa zona muito convidativa durante o verão. Pode encontrar também um agradável Parque de Merendas e um grande espaço de lazer, perfeito para atividades lúdicas, desportivas ou simplesmente para descansar enquanto contempla a paisagem.
4. Sítio das Fontes (Lagoa)
Se procura um sítio para descansar, longe das praias superlotadas, esta praia fluvial é perfeita. Tem um parque de merendas com grelhadores para piqueniques, circuitos de manutenção, diversos planos de água para nadar e mergulhar, um pequeno anfiteatro ao ar livre e muitos espaços de sombra para se proteger do forte sol.
5. Praia Fluvial de Odeceixe (Aljezur)
Em Odeceixe, pode escolher entre uma praia fluvial ou uma praia oceânica, já que encontra ambas neste espaço. Separadas por uma língua de areia, as duas praias complementam-se.
A praia fluvial é um pouco mais calma e um pouco mais quente, mas vale a pena deambular pelas duas ao longo do dia. No entanto, o espaço tem atraído cada vez mais turistas.
6. Praia Fluvial da Amoreira (Aljezur)
Tal como no caso anterior, nesta praia tem a vantagem de poder optar por rio e mar, consoante as suas preferências. Mas neste caso, a envolvente é ainda mais rústica e natural, num cenário rico em animais selvagens típicos da região e de plantas endémicas. Como se trata de uma zona relativamente selvagem, tome os devidos cuidados para ajudar na sua preservação.