Apesar de ser a capital do Algarve, Faro não é o seu principal destinos de praia. Muitos turistas estrangeiros chegam ao Algarve através do aeroporto de Faro mas rumam até às praias de Tavira, Albufeira, Quarteira, Lagos, etc… No entanto, as praias de Faro não devem ser menosprezadas.
A geografia desta região criou uma série de ilhas protegidas do turismo massificado e envoltas em ambientes naturais protegidos, com praias de qualidade e aptas para famílias com crianças.
Existem ainda diversas praias com óptimas condições para a prática de windsurf, por exemplo, e muitos outros desportos náuticos. Estas são as melhores praias de Faro e arredores.
1. Praia de Faro
Esta é uma praia muito frequentada, pela sua envolvente natural e pelas suas águas temperadas. O acesso ao areal faz-se através de uma ponte, onde pode circular o trânsito automóvel, ou através de barco. O local é muito frequentado por turistas durante o verão, e tem uma grande ocupação urbanística. É também possível realizar diversas atividades nesta praia.
2. Praia da Culatra
A praia encontra-se na ilha com o mesmo nome, cujo acesso se faz apenas de barco, seja desde Olhão, seja a partir do cais de Faro. Para chegar à praia, deverá usar um passadiço em madeira, que desemboca no areal amplo. A praia não tem infraestruturas de apoio, mas, na época balnear, a Câmara Municipal de Faro assegura a vigilância e sanitários.
3. Praia da Barreta
Situa-se na ilha Deserta, cujo acesso se faz por mar, a partir do Cais da Porta Nova. Esta praia é uma das mais bem conservadas e menos frequentadas do Algarve, sendo perfeita para quem procura uma paisagem mais natural e uma envolvente mais silenciosa. No areal, existe uma zona destinada à prática de naturismo.
4. Praia do Farol
Encontra-se na ilha da Culatra e deve o nome ao facto de nela se localizar o farol do Cabo de Stª Maria. Apesar de ter alguma ocupação urbana e turística, o areal consegue ser bastante tranquilo, especialmente à medida que nos embrenhamos para nascente. O local tem um posto de primeiros socorros, um apoio balnear e dois apoios de praia.
5. Praia da Barrinha
Encontra-se no extremo nascente da Península do Ancão, numa zona muito tranquila e normalmente deserta, a que se pode aceder a pé (a partir da praia de Faro) ou de barco. A praia não tem infraestruturas nem edificações de apoio aos banhistas, mas tem uma envolvente natural que cativa quem a visita.
6. Praia da Ilha da Armona
Esta ilha, apenas acessível por barco a partir de Olhão, tem a praia perfeita para quem procura sossego e mergulhos calmos nos dias quentes de verão. Autêntico paraíso sem automóveis nem stress, na Armona encontra também um parque de campismo e condições para a prática de diversos desportos náuticos.
7. Praia da Fuseta
Situa-se no extremo leste da Ilha da Armona, num local que foi profundamente alterado pelas tempestades de mar de 2010. Como resultado, foi necessário abrir uma nova barra na ilha e requalificar os equipamentos de apoio à praia. Hoje, aqui impera uma paisagem natural e muito convidativa a banhos.
8. Praia do Barril
Situa-se sensivelmente a meio da ilha de Tavira. No acesso ao areal, é possível realizar um percurso pedonal com seis estações de observação, que nos ajudam a contemplar a riqueza da ria Formosa. Os equipamentos de apoio à praia foram adaptados a partir de uma antiga armação de pesca do atum, o que dá um toque diferente ao areal.
9. Praia da Ilha de Tavira
Situa-se no extremo este da ilha de Tavira, mesmo em frente à localidade com o mesmo nome. O acesso faz-se por barco, a partir do cais de Tavira ou das Quatro-Águas. Nesta parte da ilha, encontrará algumas casas de verão, parques de campismo, instalações turísticas e bares no areal, assim como diversas infraestruturas de apoio.
10. Praia da Quinta do Lago
Esta praia encontra-se associada a um complexo turístico de grande qualidade, em pleno Parque Natural da Ria Formosa. O acesso ao areal faz-se a partir de uma ponte de madeira, que se eleva sobre o estuário da ria e nos oferece uma maravilhosa vista panorâmica. A praia tem excelentes infraestruturas de apoio.
11. Praia do Ancão
Esta praia, natural e serena, é a mais isolada do concelho de Loulé. Encontra-se envolvida por um extenso cordão dunar, que percorre o amplo areal, perfeito para longos e tranquilos passeios. O espaço conta com apoios de praia que proporcionam aos visitantes uma oferta qualificada e de referência na região.
12. Praia do Garrão Poente
É uma praia harmoniosa e aprazível, que se encontra junto do empreendimento turístico Dunas Douradas, e que é envolvida por uma extensa zona de dunas em recuperação. O espaço conta com passadiços de madeira para proteger as dunas, espaços amplos e uma oferta de excelência, centrada no apoio aos banhistas.
Visitem este paraíso que e único e com certos benefícios