A Beira Baixa é uma região de grande beleza natural, que combina paisagens incríveis com a tranquilidade e o sossego que tantas vezes nos faz falta no dia-a-dia. Por entre praias fluviais com boas estruturas, passeios pedestres e a sua gastronomia, não nos faltam razões para visitar esta belíssima região.
E mais: há ainda aldeias históricas e aldeias de xisto que esperam por si e por uma oportunidade de lhe mostrar o lado mais genuíno desta belíssima região. Junte a isto a Serra da Malcata e as Portas de Ródão e tem tudo aquilo de que necessita para umas férias em grande.
Descubra alguns dos melhores locais para visitar na Beira Baixa e parta à descoberta de um país que julgava nem sequer existir. Afinal de contas… aqui mora um Portugal ainda longe do turismo massificado e pronto a mostrar aquilo que tem de melhor e mais típico.
1. Baloiço do Castelo Velho
Em plena Serra da Gardunha, e mais concretamente em Louriçal do Campo, Castelo Branco, e a mais de mil metros de altitude, podemos encontrar paisagens maravilhosas.
Aqui existe um miradouro de onde pode contemplar a envolvente de forma desimpedida, e aqui existe também o baloiço do Castelo Velho, um baloiço gigante perfeito para toda a família e ideal para tirar fotos.
2. São Pedro de Vir-a-Corça
Este local mágico encontra-se às portas de Monsanto, por entre silêncios, o granito, arbustos e sobreiros. Não pode deixar de conhecer a capela de São Pedro de Vir-a-Corça, que parece saída de um conto de fadas, com o seu campanário de arco perfeito e sepulturas na rocha. Existem também um conjunto de fontes antigas, onde se pode parar para ouvir o murmúrio da água.
3. Miradouro do Cabeço do Mosqueiro
Encontra-se em Oleiros e é o local perfeito para um piquenique e para assistir ao maravilhoso pôr-do-sol. Para além de poder apreciar a grande beleza do local de forma desimpedida, é aqui que começam os Passadiços do Orvalho, um trilho que passa por maravilhas como a Cascata da Fraga da Água d’Alta e a Lagoa das Lontras.
4. Serra da Malcata
Em Penamacor, existe um denso tapete verde à sua espera, com cores, harmonia e uma riquíssima biodiversidade. Aqui vemos a natureza no seu estado mais puro, longe de stress e correrias. Uma boa opção para passar uma tarde em família é organizar um piquenique num dos vários espaços disponíveis para o efeito.
5. Serra das Talhadas
Na zona de Proença-a-Nova, em plena Beira Baixa, este é um autêntico tesouro a descobrir. Para começar, poderá subir a torre metálica do arquiteto Siza Vieira, de 16 metros de altura, e observar a paisagem.
Depois, poderá realizar um dos diversos trilhos de enduro BTT, praticar desportos como o parapente, visitar a Aldeia do Xisto de Figueira ou conhecer a Via Ferrata da Serra das Talhadas, que, com os seus 2.190 metros, é a mais extensa de Portugal.
6. Monumento Natural das Portas de Ródão
Existem algumas paisagens que nos cativam e nos deixam como que hipnotizados, e as Portas de Ródão é um desses casos. Encontra-se em Vila Velha de Ródão e aqui pode deixar-se deslumbrar pelo cenário protagonizado pelo Tejo, seja num passeio de barco, seja a partir das encostas. Não deixe de admirar a paisagem no miradouro junto ao Castelo do Rei Wamba.
7. Idanha-a-Velha
É uma aldeia com lugar de destaque nos locais arqueológicos nacionais, uma vez que tem um notável conjunto de ruínas. É das aldeias mais antigas do país, tendo sido construída sobre um antigo assentamento, conhecido como Egitânia.
Em Idanha-a-Velha encontram-se ruínas que refletem influências celtas, romanas, visigóticas, árabes e manuelinas. Em 2017, foi construída a capela de Nossa Senhora de Fátima, distinguida por diversos prémios arquitetónicos e culturais.
8. Monsanto
Chamam-lhe a “aldeia mais portuguesa de Portugal”. Seja realidade ou seja apenas um slogan turístico, o certo é que vale bem a pena conhecer a belíssima aldeia de Monsanto. Nos últimos anos, tem atraído cada vez mais turistas nacionais e estrangeiros e não é por acaso.
As suas casas foram construídas em comunhão com a natureza que a rodeia. Quer dizer… em comunhão com as rochas enormes que aqui abundam. Os enormes pedregulhos servem de parede a muitas casas e, em alguns casos, servem também de telhado.
9. Castelo Novo
A aldeia de Castelo Novo, construída numa colina na Serra da Gardunha, encontra-se ligada à independência portuguesa. Durante o reinado de D. Sancho I, mais concretamente em 1208, a localidade foi entregue aos Templários, que prosseguiram com a construção do castelo que estava a ser erguido.
Séculos mais tarde, a estrutura foi remodelada a mando de D. Dinis, ganhando o estilo gótico que hoje pode ser observado. Pelas ruas da aldeia, encontrará diversas marcas e pormenores arquitetónicos que contam a história de Castelo Novo.
10. Alpedrinha
Encontra-se na encosta sul da Serra da Gardunha, a cerca de 500 metros de altitude, e pertence ao concelho do Fundão. Alpedrinha tem hoje pouco mais de mil habitantes, mas chegou a ter mais de 7 mil, nos seus tempos áureos. É conhecida pela “Sintra das Beiras” e é um daqueles locais imperdíveis no Centro de Portugal.
Em Alpedrinha, os solares abundam, destacando-se a Casa da Comenda, a Casa das Senhoras Mendes ou Solar dos Pancas, a Casa do Pátio ou Solar dos Britos, a Casa do barreiro, as Casas do Cardeal e a Casa da Câmara (os antigos Paços do Concelho).