Todos os anos, durante o Verão, muitos portugueses da região norte viajam ainda mais para norte, até à Galiza, procurando muitas das suas praias para se refrescarem nos dias mais quentes e relaxar nas suas férias.
Pode não fazer sentido para alguns: afinal de contas, existem muitos e boas praias em Portugal. No entanto, as praias da Galiza não ficam atrás das praias de Portugal em termos de qualidade e beleza.
As mais procuradas são as praias de Vigo e as praias de Sanxenxo. Mas se quiser fugir à confusão das massas, pode sempre optar por locais mais remotos, como as praias das Ilhas Cíes. Estas são algumas das melhores e das mais bonitas praias da Galiza.
1. Praia de Rodas
Foi eleita a mais bela praia do mundo pelo The Guardian, em 2006, graças à areia fina e branca e às suas águas azul-turquesa, num cenário que quase parece saído das Caraíbas, não fosse a temperatura das suas águas ser bem mais fria que do outro lado do Atlântico.
Esta praia encontra-se nas Ilhas Cíes, também chamadas Ilhas dos Deuses, e tem uma visão privilegiada sobre a extensão de areia, com mais de 1 quilómetro, que liga as ilhas do Norte às do Centro.
2. Praia de Muxieiro e Praia da Areiña
Ainda nas Ilhas Cíes, podemos encontrar estas duas praias junto ao Cais de Rodas, do seu lado direito. O acesso faz-se através de um caminho que passa pelo restaurante da ilha.
Estas são praias pequenas, mas com um areal significativo e com muito sossego, já que não costumam ser muito frequentadas. Apesar de a água ser fria, por vezes o mar é temperado pelas águas mais mornas das rias baixas que ali se cruzam.
3. Praia de Baltar
Esta praia de areia branca e fina encontra-se num local ventoso, mas com águas calmas, sendo uma praia ideal para ir a banhos e para praticar desportos náuticos. Tem um porto com área de ancoragem para barcos e é cercada por uma área de dunas, que a separa da estrada. Entre as dunas, encontramos um agradável passadiço, que corre ao longo do local e une Sanxenxo a Portonovo.
4. Praia de Silgar
Esta é uma praia urbana situada, no coração de Sanxenxo, entre o Porto Desportivo Juan Carlos I e Punta Vicaño. Encontra-se rodeada por um calçadão com uma grande área pedonal e uma estrada que a separa dos edifícios à beira-mar.
Tem areia branca e fina e águas calmas, o que faz com que seja um local muito procurado. Perto da praia, encontra o “Corveiro”, rocha em que se encontra a famosa escultura “Madama”.
5. Praia de Pragueira
Esta praia de areia branca e fina, quase selvagem e muito tranquila, tem cerca de 350 metros de comprimento. Encontra-se após a praia de Major, sendo separada desta por uma pequena área de rochas que pode ser superada caminhando.
Na sua margem esquerda está Punta Faxilda, posto de observação perfeito para apreciar a paisagem sobre as ilhas de Ons, o final da ria de Pontevedra e Punta Corveiro.
6. Praia de Toralla
De todas as praias de Vigo, esta é a única que olha para Sul. Encontra-se numa ilha privada, dividida em 2 por uma ponte, pela qual terá de aceder à ilha, caso vá a caminhar.
Também pode aceder ao local de barco ou a nado. Não tente entrar de carro na ilha de Toralla, porque embora a praia seja pública, apenas os residentes podem aceder de carro ao local. Portanto, deixe o seu carro na praia de O Vao, do outro lado da ponte.
7. Praia de São Martinho
Encontra-se nas ilhas Cíes, mais particularmente na ilha Sul, e o seu areal só pode ser acedido se tiver um barco particular. O espaço tem cerca de 300 metros e a praia é um pouco mais ventosa que as das enseadas pequenas da ilha do Norte, já que não está rodeado por rochas e tem uma extensão maior.
Não existe nenhum transporte público para a praia de São Martinho, sendo apenas permitidas embarcações privadas e devidamente autorizadas.
8. Praia de Foxos
Esta praia, de areia branca e ondas fortes, encontra-se na freguesia de A Lanzada de Noalla, sendo delimitada pela ilha de Mariña e a ponta de Nossa Senhora da Lanzada na margem direita, e pela ponta de Portomouro na margem esquerda. Tem uma bela formação dunar e uma pequena enseada cercada por rochas, que pode ser acedida durante a maré baixa.
9. Praia de Montalvo
É uma praia com 1 quilómetro de comprimento, sendo delimitada na margem esquerda por Punta Montalvo e na margem direita por Punta Paxariñas. A parte superior da praia tem um sistema dunar com vegetação extensa, que separa a areia do pinhal, onde podem encontrar equipamentos para preparar churrascos e fazer refeições. O areal em si é espaçoso e o mar tem as condições perfeitas para a prática de surf e bodyboard.
10. Praia de Major
Esta praia encontra-se na freguesia de Noalla, concelho de Sanxenxo. É limitada na margem esquerda por Punta Faxilda e na margem direita por um penhasco, que a separa da praia de Pragueira.
A praia tem 700 metros de areia branca e fina, e está inserida em meio rural, mesmo em frente da ilha de Ons. A praia é bastante ventosa, mesmo com águas calmas, e é o local onde acaba a pequena Ribeira do Souto, que forma uma lagoa alguns metros acima.
11. Praia de A Fontaíña
Toda a costa de Vigo se encontra coberta de pequenas praias e enseadas, muitas delas menos frequentadas que as famosas praias de Samil ou O Vao. Uma dessas praias é a de A Fontaiña, com um areal resguardado da brisa e águas limpas e calmas.
Esta é uma praia acessível, com passadiços em madeira que se prolongam até à areia. Se procura uma praia calma na zona de Vigo, esta é uma excelente opção.
12. Praia de Area Gorda
Esta é uma praia semi-urbana, que se destaca pela qualidade das águas e pela sua areia branca e fina. A margem direita encontra-se limitada pela ermida de Nossa Senhora da Lanzada e a margem esquerda pelo Islote del Médico, que a separa da praia de A Lapa. As pequenas e suaves dunas, cobertas com vegetação, são uma barreira natural para a estrada.
13. Praia das Catedrais
A quase 2 horas de Santiago de Compostela, encontramos este fotogénico areal, conhecido pelo monumento natural constituído por arcos formados por rochas, que ficam parcialmente submersos em períodos de maré alta. Esta praia só é visitável durante a maré baixa, e, durante os meses de maior afluência, entre julho e setembro, é necessário fazer uma pré-reserva gratuita para aceder ao areal.
14. Praia de Pantin
Em Pantin, a relva verde dá lugar a uma praia de águas azuis, perfeitas para o surf. O local produz ondulações consistentes, tendo ondas indicadas para os principiantes durante os meses de verão.
No inverno, o mar torna-se bravo o suficiente para agradar aos surfistas mais experientes. A praia encontra-se a noroeste da Galiza e a apenas 15 minutos de viagem de Cedeira.
15. Praia de Carnota
A pequena localidade de Carnota, a oeste de Santiago de Compostela, não é um dos destinos mais visitados da Galiza, apesar de muita gente por aqui passar a caminho de Finisterra. No entanto, existem bons motivos para ficar a conhecer este cantinho à beira-mar.
Um deles é a praia de Carnota, que tem 7 quilómetros de comprimento na maré baixa, e que conta com um longo passadiço a atravessar uma grande extensão de dunas, cobertas de vegetação.