Na rede das Aldeias de Xisto, no Centro de Portugal, é possível encontrar diversos trilhos que têm tudo para ser perfeitos, com distâncias médias, percurso circular e diversas atrações ao longo do caminho. Escolher o mais adequado para si depende apenas da sua condição física e das suas preferências pessoais.
Um desses percursos é o trilho da aldeia de São Simão, de nome oficial PR1 FVN, com distância de 5.1 km, dificuldade fácil e excelente sinalização. Trata-se de um dos mais bonitos trilhos das Aldeias de Xisto e liga a aldeia às Fragas de São Simão, um cenário idílico com uma praia fluvial e passadiços de madeira.
Existe também uma variante, bem mais curta, a PR1.1 FVN, que funciona como atalho para a aldeia de Além da Ribeira, com um total de 2,7 km. Este atalho encontra-se bem marcado no percurso.
Começamos o caminho na aldeia de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, que faz parte da rede das Aldeias de Xisto. O local foi recuperado com muito amor, portanto não deixe de contemplar com tempo esta típica aldeia de uma só rua, com as tradicionais casas bem próximas umas das outras.
Casal de São Simão é o ponto de partida e chegada do percurso. Alguns metros após a entrada no trilho, terá de escolher se quer fazer o percurso no sentido dos ponteiros do relógio ou no sentido inverso.
Aconselhamos que o faça no sentido inverso, portanto siga em frente e continue o caminho até à pequena ribeira do Fato, que vai atravessar numa pequena ponte de madeira.
O trilho continua depois pelo percurso da ribeira, com pequenas cascatas, as tradicionais veredas e a riquíssima vegetação ripícola. Após cerca de 1 km, teremos de optar por seguir o percurso principal ou ir pelo atalho para Além da Ribeira (o PR1.1 FVN). Tal como o resto do percurso, tudo se encontra muito bem sinalizado. Caso decida seguir o caminho principal, irá continuar a descer, sempre junto do curso de água.
Ao fim de cerca de 2,4 km vai chegar à ponte do Brás Curado, que deve atravessar para iniciar o percurso de volta. Irá continuar por uma antiga levada até chegar a Além da Ribeira. Apesar desta fase do percurso não ter grandes atrações, não deixa de ser uma caminhada muito agradável no meio da natureza.
Depois de Além da Ribeira, vai chegar ao parque de merendas, e logo depois às Fragas de São Simão. Aqui encontra também a praia fluvial, onde pode dar um mergulho nas águas límpidas.
Na zona da praia, já estamos quase no fim do percurso (estamos a cerca de 1 km de Casal de São Simão). A parte final do trilho é sempre a subir, por entre uma mancha florestal de sobreiros.
O trilho de Casal de São Simão é perfeito para se fazer em família, já que não tem uma dificuldade elevada, tem poucas subidas (e as que tem são curtas) e tem diversas atrações, entre a aldeia, as fragas, o miradouro e a praia fluvial. Nesta última, pode até encontrar um nadador-salvador durante os meses de verão.
Não deixe de levar uma pequena mochila, onde pode levar água, alguns snacks e roupa de banho, caso queira ir à água. Leve também calçado e roupa confortável, e não se esqueça do protetor solar. Como sempre, não se esqueça de ir recolhendo o seu lixo, para depois o depositar nos locais apropriados.
De notar que pode fazer um pequeno desvio na praia fluvial, percorrendo a estrada que leva até aos novos passadiços. Seguindo por esse caminho, irá ter ao Miradouro de São Simão, com uma vista incrível sobre a envolvente da aldeia e das fragas.
Apreciada a vista, deve voltar pelo mesmo caminho até à praia e seguir o percurso normal. O miradouro também pode ser visitado de carro, estando a 5 minutos da aldeia.
Chegar a Casal de São Simão não é uma tarefa difícil. O local encontra-se a 2 km da A13, portanto basta seguir a saída 24 para o IC8, em direção a Castelo Branco. Apenas deve sair do IC8 quando encontrar a placa “Aguda/Fato”.
Depois, basta seguir as indicações até Casal de São Simão, e em dois minutos estará lá. É claro que pode sempre colocar o nome da aldeia no GPS e ir lá ter direitinho.
Muito bom artigo, mas por favor substituam “IP8” pelo IC8 que é a verdadeira via de acesso.
Podem referir para limparem o lixo que fazem também por lá? É que já chateia e depois dizem que somos antipáticos