Localizada na região Saloia, a poucos quilómetros de Lisboa, Mafra sempre recebeu muitos turistas. Os motivos maiores são o seu imponente palácio, que conta com uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, e as suas praias, que estão entre as melhores para visitar perto de Lisboa.
Mas nos últimos anos, Mafra tem sabido reinventar-se e começam a surgir novas atrações para complementar o seu palácio e as praias da Ericeira. O aldeia típica de José Franco, a aldeia da Mata Pequena ou o centro de recuperação do lobo ibérico são apenas alguns dos exemplos.
Quer esteja à procura de um destino de férias mais prolongado ou apenas de uma escapadinha de fim de semana, esta região tem tudo aquilo de que precisa. Descubra alguns dos melhores locais para visitar em Mafra.
1. Palácio Nacional de Mafra
Diz-se que a obra se construiu devido a uma promessa feita relativa a uma doença de que o rei padecia. Com o nascimento da princesa D. Maria Bárbara, a promessa foi cumprida e o palácio e convento barroco, que hoje domina a vila de Mafra, começou a ser construído.
Os trabalhos começaram a 17 de novembro de 1717, com o modesto projeto de abrigar 109 frades franciscanos, mas a entrada do ouro do Brasil nos cofres portugueses levou a que D. João V e o seu arquiteto Johann Friedrich Ludwig a iniciarem planos mais ambiciosos, não se poupando a despesas.
2. Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra
Este tesouro nacional é conhecido pela sua arquitetura majestosa, a sua história e pelo património valioso que encerra. Aqui existem quase 40 mil livros, do séc. XV ao séc. XVIII, englobando todas as áreas do saber.
Pode-se encontrar preciosidades como uma Bíblia poliglota, de 1514, ou a primeira Enciclopédia, bem como uma surpreendente quantidade de livros proibidos. Para combater as pragas que destroem os livros, a biblioteca alberga morcegos. A vista apenas é feita por marcação prévia.
3. Tapada Nacional de Mafra
A Tapada Nacional de Mafra foi mandada construir pelo Rei D. João V. Foi sempre um dos locais prediletos da realeza para a realização de caçadas e outros eventos lúdicos. Serviu ainda para fornecer diversos produtos ao Palácio Nacional de Mafra, onde o Rei passava algum tempo.
Atualmente, está aberta ao público e é possível realizar várias atividades nos seus domínios: corrida, BTT e até passeios de charrete. E com sorte pode cruzar-se com alguns dos animais residentes na Tapada: veados, javalis, gamos, raposas e doninhas são apenas alguns dos exemplos.
4. Aldeia Típica José Franco
Não é propriamente uma aldeia. Mas é um dos melhores locais que pode visitar perto de Lisboa, especialmente com crianças. Na aldeia típica José Franco pode descobrir como era o quotidiano das aldeias da região saloia. Tudo isto graças ao empenho do oleiro José Franco.
Esta pequena aldeia museu fica na pequena localidade do Sobreiro, entre Ericeira e Mafra. Pegue nas suas crianças e faça uma visita. Deixe-as maravilharem-se com as pequenas figuras de barro que compõem o local. Terminada a visita, delicie-se com a gastronomia local ou refresque-se numa das muitas e boas praias da Ericeira.
5. Aldeia da Mata Pequena
Por entre os montes e vales da região saloia, podemos encontrar a Aldeia da Mata Pequena, um pequeno povoado rural que tem uma dúzia de habitações, e onde ainda se vive em comunhão com a natureza, numa vivência serena e pacata. As casas, rigorosamente recuperadas, são simples, rústicas e pequenas, mas muito acolhedoras.
Estas casas não eram mais que ruínas, que foram cuidadosamente recuperadas graças à intensa pesquisa e ao trabalho de Ana e Diogo Batalha, que se dedicaram de alma e coração a este projeto, lugar de ternuras e de preservação de um passado que nos é comum, entre peças de mobiliário e utensílios que fizeram parte da nossa infância.
6. Ericeira
A cerca de 30 quilómetros de Lisboa, no concelho de Mafra, encontra esta vila junto ao mar, que é, desde 2011, a única Reserva Mundial de Surf da Europa, e a segunda no mundo. Se não é adepto de surf, há muito mais para descobrir na Ericeira, entre tradições, património, história e gastronomia, nesta belíssima terra de pescadores.
7. Museu Popular Beatriz Costa
Foi o carinho que Beatriz Costa nutria por Mafra que levou a que o município resolvesse criar este espaço de homenagem à atriz. Neste museu estão presentes vários dos seus objetos pessoais, assim como cartas escritas pela própria e ainda recordações de viagem. Uma visita interessante para os interessados na história do cinema português.
8. Centro de Recuperação do Lobo Ibérico
Criado em 1987, o seu objetivo é proporcionar um ambiente adequado para os lobos que não consigam viver em liberdade (os motivos podem ser vários, desde doenças ou excessivo contacto com humanos). Trata-se de uma área de 17 hectares onde os lobos pode encontrar diversos abrigos e, ao mesmo tempo, serem cuidados e observados.
9. Praia Ribeira de Ilhas
É uma das mais bonitas e populares praias da Ericeira, no concelho de Mafra. Nos últimos anos, tornou-se palco de diversos campeonatos internacionais de surf graças à qualidade das suas ondas. Aliás, a ondulação costuma ser forte e com ondas de grande dimensão, principalmente durante os meses de inverno.
10. Praia da Foz do Lizandro
Esta é a maior praia do concelho de Mafra. Localiza-se, tal como o nome indica, na foz do rio Lizandro. Para além de todas as condições necessárias para um excelente dia de banhos e sol, a praia da Foz do Lizandro é também um local de diversão: bares, restaurantes e equipamentos desportivos no areal fazem as delícias dos banhistas e proporcionam todas as condições necessárias para um dia muito bem passado.
11. Praia de São Julião
Metade em Sintra, metade em Mafra. A praia de São Julião, perto da Ericeira, é dividida em 2 partes pelo rio Falcão. A parte norte pertence ao concelho de Mafra. É muito frequentada por surfistas e bodyboarders por causa das suas ótimas ondas. Também são frequentes os pescadores. A areia branca e o mar azul convidam a um mergulho nesta que é uma das mais bonitas praias da região.
12. Praia de São Lourenço
É uma das maiores e mais frequentadas praias da região da Ericeira. A beleza da paisagem fazem dela uma das preferidas dos veraneantes. Aqui desagua o rio Safarujo, que proporciona uma mistura de água doce com água salgada.
As suas ondas são muito procuradas por adeptos de desportos náuticos, como o surf e stand up paddle. É uma das praias que integra a Reserva Mundial de Surf da Ericeira.