A moda dos baloiços e miradouros veio para ficar, e hoje estes encontram-se entre algumas das atrações mais icónicas e famosas de algumas regiões. O Norte de Portugal não é exceção, contando com a sua dose destes locais panorâmicos, que lhe permitem apreciar as vistas a partir de um ponto diferente, o que tem atraído muitos curiosos.
Trata-se de uma forma diferente e interessante de valorizar o património natural, chamando a atenção para áreas cénicas que passariam despercebidas caso não tivessem um baloiço ou um miradouro. E a julgar pela afluência de turistas, parece que a ideia funciona mesmo.
Portanto, se procura uma forma alternativa de apreciar a paisagem, deixamos-lhe alguns dos mais famosos miradouros e baloiços do Norte de Portugal- Apontes na sua lista de próximos locais a visitar.
1. Baloiço da Boneca
A zona do Douro tem um encanto indescritível, que vai muito para além das famosas vinhas, com toda a paisagem a exprimir exuberância e uma grande beleza. É um excesso da Natureza, como lhe chamou Miguel Torga.
Uma das melhores formas de se inteirar da beleza da região é apreciando as vistas a partir da Serra da Boneca, e, mais especificamente ainda, a partir do seu apelativo baloiço da Boneca.
2. Miradouro da Fraga do Puio
É em Picote, em Miranda do Douro, que se encontra este deslumbrante miradouro. Aqui, estamos em pleno Parque Natural do Douro Internacional e, portanto, não se observam vinhedos e sim escarpas abruptas e agrestes, de um rio que aqui corre selvagem, marcando a fronteira entre Portugal e Espanha.
Parte da estrutura do miradouro é feita em vidro, o que lhe confere um aspeto ainda mais deslumbrante, fotogénico e capaz de causar alguns vertigens caso tenha medo de alturas.
3. Baloiço do Cervo
A partir daqui pode desfrutar de uma das mais deslumbrantes paisagens em Portugal, com o rio Minho como pano de fundo e com as vistas a alargarem-se até ao momento em que ele desagua no oceano, com a Espanha na outra margem.
Apesar da estrada de acesso longa e sinuosa, vale bem a pena percorrer o caminho para aqui chegar. Não se esqueça de tirar um foto como recordação porque este local transformou-se num dos mais concorridos do Norte de Portugal para fotografias de Instagram.
4. Miradouro do Ujo
É no concelho de Alijó que se encontra um dos mais bonitos miradouros do Douro, com a vista a abarcar não apenas as montanhas e vinhedos da região, mas também o rio Tua.
Esta paisagem de cortar a respiração mistura água, vinhas, montanhas e céu até onde a vista alcança, e tem feito bastante sucesso desde que foi inaugurado, em 2019.
5. Baloiço da Pateira
A maioria dos baloiços nacionais encontra-se instalada em locais montanhosos, mas este está instalado num local mais plano, mas não menos idílico, na Pateira de Óis da Ribeira, em Águeda.
Aqui poderá baloiçar enquanto contempla a beleza dos nenúfares na água e ouve o chilrear dos passarinhos, até porque o local é conhecido pela sua diversidade de aves.
6. Miradouro de São Salvador do Mundo
A partir deste miradouro, localizado em São João da Pesqueira a 493 metros de altitude, pode observar as encostas agrestes, que contrastam com os típicos vinhedos do Douro e com os olivais e pomares que compõem a paisagem.
Ao lado do miradouro encontra-se o santuário de São Salvador do Mundo e um conjunto de capelas construídas no século XVI. Existem mais miradouros ao longo das margens do rio Douro, mas este é um dos mais deslumbrantes, sem dúvida.
7. Baloiço do Bestança
Durante muito tempo, o rio Bestança permaneceu um segredo, e eram poucos os conheciam todos os recantos desde que é um dos rios mais limpos da Europa. Se quer conhecer a região, realize algum dos vários trilhos que por aqui passam.
E, se o fizer, faça um pequeno desvio até um pequeno local chamado Cinco Rodas, onde vai encontrar o magnífico Baloiço do Bestança.