Não há dúvida que o Douro é um dos locais mais especiais e bonitos de Portugal e, portanto, não admira que esta paisagem deslumbrante seja considerada Património Mundial pela UNESCO. A sua imagem de marca são as vinhas e o vinho do Porto que aqui é produzido é famoso em todo o mundo.
Nos últimos anos tem sido feito um esforço considerável para diversificar a oferta turística desta região. E, se antigamente era o vinho e as vinhas do rio Douro que chamavam mais a atenção dos turistas, hoje existem muitos mais pontos de interesse: aldeias tradicionais, viagens de comboio, miradouros e baloiços são apenas alguns exemplos.
Existem diversas formas de conhecer a região, seja fazendo um cruzeiro pelo rio Douro, seja fazendo uma viagem de carro pela belíssima EN222. Se está a planear visitar o Douro, deixamos-lhe alguns dos locais mais bonitos que não pode perder.
1. Barcos
A aldeia vinhateira de Barcos encontra-se nas margens do rio Távora, no concelho de Tabuaço. Em toda a região se podem avistar quintas, solares e casas senhoriais, ou até mesmo participar nas vindimas, entre setembro e outubro de cada ano. Não pode perder também os dois percursos pedestres que passam pela aldeia: “Socalcos do Douro” e “História e Natureza”.
2. Pinhão
A vila do Pinhão é o centro da região demarcada do Vinho do Porto e um local onde se encontram diversas quintas produtoras de vinho. A sua paisagem está classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. Não pode deixar de conhecer a famosa estação de caminhos de ferro, conhecida pelos seus 24 painéis que retratam as paisagens do Douro.
3. Miradouro da Fraga do Puio
Este miradouro encontra-se em Picote, freguesia do concelho de Miranda do Douro, em pleno Parque Natural do Douro Internacional. Assim, aqui não vai observar vinhedos, mas sim escarpas abruptas e agrestes de um rio que aqui corre selvagem e que marca a fronteira entre Portugal e Espanha. Parte da estrutura do miradouro é em vidro.
4. São Xisto
Como o nome indica, o xisto é aqui dominante, em contraste com a margem oposta do Douro que daqui se avista. A localidade encontra-se em São João da Pesqueira, em pleno Douro Vinhateiro, num local com uma paisagem de cortar a respiração. Mesmo ao lado de São Xisto, pode encontrar o cais fluvial do Douro e a estação de Ferradosa, de onde pode partir à descoberta da região.
5. Miradouro de São Leonardo da Galafura
É tido como um dos miradouros mais bonitos da zona do Douro, estando situado na aldeia da Galafura, a 566 metros de altitude. A partir miradouro de São Leonardo da Galafura, pode ver uma paisagem imortalizada por Miguel Torga, que num dos seus diários lhe chamou “um excesso de natureza”. Para além do Douro, pode avistar as regiões de Armamar, Sabrosa, Tabuaço, Fontelo e Valença do Douro.
6. Provesende
Esta é uma aldeia vinhateira do concelho de Sabrosa, que tem vistas para o rio Pinhão e onde as vinhas dominam a paisagem. A vida da população de Provesende gira em torno da arte de produzir o vinho do Porto mas, para além de poder passear pelos vinhedos, na região pode também descobrir diversas casas senhoriais brasonadas, o antigo pelourinho, uma fonte do século XVIII e uma igreja barroca.
7. Trevões
Nem só de vinhas se faz Trevões, porque aqui também se produzem bons azeites e produtos hortícolas. A localidade sofreu várias obras de restauro nos últimos anos, apesar de os trabalhos prosseguirem. Não pode deixar de visitar o Solar dos Caiados, a Casa do Adro, o Solar dos Melos, o Museu de Arte Sacra, o Museu de Trevões, o Paço Episcopal e as várias igrejas e capelas da aldeia.
8. Folgosa
Esta encantadora freguesia da margem esquerda do Douro teve foral atribuído no século XII por D. Sancho I. Para além das quintas onde se produz vinho do Porto e das paisagens incríveis, Folgosa tem também um atrativo património a visitar, com destaque para a Igreja Paroquial da Senhora da Graça, em estilo barroco.
9. Miradouro de São Salvador do Mundo
A partir daqui pode observar encostas agrestes, que contrastam com os típicos vinhedos do Douro e com alguns olivais e pomares que compõem a paisagem. Este miradouro, localizado em São João da Pesqueira, fica a 493 metros de altitude e, junto ao miradouro, encontra o santuário de São Salvador do Mundo e um conjunto de capelas construídas no século XVI.
10. Miradouro do Carrascalinho
Este pequeno tesouro, escondido e disfarçado entre a paisagem, encontra-se na freguesia de Fornos, em Freixo de Espada à Cinta. Recomenda-se que parte da viagem seja feita a pé, porque os últimos 2 km de caminho são em terra batida. A partir do miradouro encontra uma paisagem única, onde o Douro se estreita e está flanqueado por arribas.