A Serra da Estrela, o segundo ponto mais alto de Portugal, é um dos destinos preferidos dos portugueses, seja qual for a época do ano. Afinal, os seus 1993 metros de altitude merecem ser contemplados em qualquer altura, seja com neve, no inverno, em tons laranja, no outono, ou com um verde vibrante, na primavera e verão.
Uma das melhores formas de descobrir esta riquíssima paisagem é através de miradouros. Outrora conhecidos apenas pelos moradores locais, hoje estão bem sinalizados e ao alcance de todos os visitantes, muito graças ao investimento dos municípios da Serra da Estrela na sua recuperação e valorização.
É possível encontrá-los um pouco por todo o parque natural e, a partir deles, contemplar uma vastidão imensa de paisagens. Descubra alguns dos melhores miradouros para visitar na Serra da Estrela.
1. Miradouro dos Piornos (Covilhã)
Encontra-se a 1630 metros de altitude e oferece uma vista magnífica para uma paisagem moldada por antigos glaciares. Daqui, poderá ver a Nave de Santo António e o planalto ocidental do parque.
Encontrará também um marco geodésico e as ruínas de um antigo teleférico. Para chegar ao miradouro, terá de fazer uma caminhada a partir do Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela.
2. Miradouro da Varanda dos Carqueijais (Covilhã)
A Varanda dos Carqueijais era já um importante ponto turístico para quem subia à serra, mas, em 2021, o miradouro ganhou uma nova estrutura: um passadiço suspenso que oferece uma perspetiva diferente sobre a paisagem.
A partir daqui, terá uma vista panorâmica sobre a Cova da Beira e a Covilhã, que se prolonga até à base onde começa a elevação da Serra da Estrela.
3. Miradouro do Vale Glaciar (Manteigas)
Manteigas encontra-se a pouco mais de 20 km do alto da Serra da Estrela, com a distância a ser quase toda preenchida pelo Vale Glaciar do Zêzere, que, com os seus 13 km de extensão, é um dos maiores da Europa.
Aqui perto, nasce também o rio Zêzere. Portanto, não pode deixar de visitar o miradouro do Vale Glaciar e maravilhar-se com a incrível paisagem.
4. Mirante do Olho (Seia)
É considerado um dos mais bonitos miradouros da Serra da Estrela, encontrando-se na estrada entre Loriga e Alvoco da Serra. Esta construção assenta sobre enormes rochedos graníticos, e dá-nos uma impressionante vista sobre Loriga, os socalcos agrícolas que a envolvem, a Garganta de Loriga e os contrafortes do Planalto Superior da Serra da Estrela.
5. Miradouro da Rocha (Seia)
Encontra-se na cabeceira de um vale longo, onde corre a ribeira de São Bento, e dá-nos uma extraordinária vista para sul. Em primeiro plano, vemos o vale de São Bento, delimitado pela Penha do Gato e pelo Monte de São Bento.
Pode ver também a Vila de Loriga. A maior distância, sobressai o relevo montanhoso do sul da Serra da Estrela e os contrafortes das serras do Açor e da Gardunha.
6. Miradouro do Fragão do Corvo (Manteigas)
Este miradouro encontra-se a 1450 metros de altitude, bem próximo das Penhas Douradas. A partir daqui, terá uma vista fantástica sobre a vila de Manteigas, sobre o Vale Glaciar do Zêzere e até sobre a cidade da Guarda.
Em segundo plano, e em dias de bom tempo, é até possível contemplar, a partir do miradouro, algumas serras de Espanha.