O Centro de Portugal tem ainda locais a descobrir, pouco conhecidos pelos turistas e que nos dão uma oportunidade única de descobrir o lado mais autêntico desta região. Especial destaque para as aldeias de xisto, as aldeias históricas e as suas serras: Estrela, Lousã e Açor são algumas das mais emblemáticas.
Nos últimos anos, este tem sido um destino cada vez mais em ascensão e são cada vez mais as atrações turísticas e os pontos de interesse. Aldeias são recuperadas, trilhos são delineados e passadiços surgem um pouco para todo o lado, tudo em nome de atrair cada vez mais visitantes.
Portanto, se quer conhecer melhor o Centro de Portugal e manter-se, ao mesmo tempo, afastado das multidões, deixamos-lhe algumas sugestões de locais perfeitos para uma escapadinha. Escolha o seu destino preferido e parta à descoberta de um país que julgava não existir.
1. Talasnal
Alguns dos seus principais chamarizes são as casas de xisto, as ruas sinuosas, as suas fontes e os lagares de azeite tradicionais, assim como o arvoredo que envolve todo o conjunto. Tudo isto resulta numa aldeia carismática que, apesar de pequena, encanta quem por ela passa.
Portanto, não deixe de explorar o Talasnal com a devida calma. Explore com calma esta pequena aldeia e faça dela o centro para descobrir toda a região, onde existem muitas outras aldeias de xisto.
2. Sabugal
O seu castelo é um dos mais bonitos, imponentes e mais bem conservadas do país, surpreendendo com a sua beleza singular e encontrando-se aberto para visitas. Mas não deixe de conhecer o seu pelourinho, as suas igrejas e os seus parques e jardins.
Outra atrativo desta vila é que se situa no coração da Reserva Natural da Serra da Malcata, habitat do lince ibérico. No concelho, visite também a belíssima aldeia histórica de Sortelha. O Sabugal é conhecido também pela sua gastronomia.
3. Candal
Esta aldeia de xisto é considerada uma das aldeias serranas mais desenvolvidas e é das mais visitadas do Centro de Portugal, sendo um local onde se pode fazer uma autêntica viagem no tempo.
No Candal pode conhecer melhor a tradição das casas em xisto, assim como a sua fonte, lavadouro público e capela, testemunhas da realidade serrana e rural. Não deixe de percorrer as suas ruas com calma.
4. Almeida
Situa-se próxima da fronteira com Espanha e está inserida na lista das Aldeias Históricas de Portugal. Trata-se de uma povoação única no país e não existe outra como ela em todo o território nacional.
Almeida encontra-se totalmente rodeada por muralhas em forma de estrela, que são a sua principal atração, mas, passeando pelas suas ruas, poderá encontrar diversas igrejas e museus, casas brasonadas, flores nas janelas e lojas tradicionais.
5. Trancoso
Encontra-se em pleno coração da Beira Alta e foi em tempos uma parte importante da linha de defesa contra Espanha. Hoje, apesar de ter o título de cidade, faz parte das 12 aldeias históricas de Portugal.
Não pode deixar de conhecer o castelo medieval e as suas respetivas muralhas, a igreja da Misericórdia (projetada no reinado de D. Manuel I), o Palácio Ducal e a Fonte Nova (o maior vestígio da ocupação Filipina).
6. Linhares da Beira
Fundada no século XII, esta aldeia medieval tem ainda bem visível um património arquitectónico muito rico, com destaque para o castelo com vistas para o Mondego. Vale a pena passear pelas suas ruas e apreciar cada pequeno detalhe.
Aqui, em Linhares da Beira, as tradições ainda se mantêm vivas, com os poucos estabelecimentos comerciais a serem ainda passados de pai para filhos e com as senhoras a lavarem a roupa nas margens do rio.
7. Drave
Esta aldeia abandonada encontra-se encaixada entre a Serra da Freita e a Serra de São Macário, deslumbrando os visitantes pela sua natureza intocada. Os escuteiros portugueses fizeram dela uma das suas bases e têm trabalhado na sua reconstrução.
É impossível chegar a Drave de carro e, portanto, a melhor opção para a conseguir visitar é seguindo um trilho (PR14 ARC) que parte de uma aldeia vizinha. O caminho é um pouco exigente, mas a paisagem vale muito a pena.