Em Portugal podemos encontrar recantos verdadeiramente mágicos, que nos ficam na memória muito tempo após a visita, especialmente quando se encontram inseridos num local com uma beleza natural particularmente encantadora e quando têm características singulares. Um desses locais é precisamente a Costa Nova, que conjuga as maravilhas da natureza com o colorido dos seus famosos palheiros.
De seu nome Costa Nova do Prado, é uma localidade situada em Ílhavo, distrito de Aveiro. Este é um destino muito procurado, já que é animado e se encontra cheio de restaurantes com boa comida, contando também com diversos encantos naturais.
Foi em inícios do século XIX que a Costa Nova surgiu, servindo para distinguir esta nova povoação piscatória da povoação piscatória antiga, que se encontrava na zona da Praia de São Jacinto.
A Costa Nova é hoje conhecida pelas suas casas de riscas coloridas, que se destacam da paisagem e criam um dos cenários mais emblemáticos de toda esta região. Inicialmente, estes palheiros serviam para guardar os materiais de pesca e alfaias dos pescadores. No entanto, atualmente, servem como locais de alojamento ou como casa de férias de muitas famílias.
Existe muito para ver e fazer na Costa Nova e nas suas imediações. Por exemplo, pode percorrer o passadiço que se estende ao longo da ria de Aveiro, que lhe dá a possibilidade de admirar, ao longo do trajeto, a Ponte da Barra, a Praia da Barra e a Praia da Vagueira.
Aliás, as praias são uma das grandes atrações da região, até porque o areal das praias da Vagueira, Mira e Barra se encontram mesmo junto à Costa Nova. Nestas praias, poderá dar alguns mergulhos, fazer caminhadas pelo areal ou aproveitar para praticar desportos aquáticos, como o surf, canoagem e kitesurf.
Na praia da Vagueira, é também possível assistir à arte da pesca costeira artesanal, a chamada Arte Xávega, que surgiu no século XIX. Nela, os pescadores lançam as redes ao mar, cercando os cardumes com a ajuda de um barco. A rede é depois puxada, trazendo assim os peixes para a costa. Inicialmente, a rede era puxada por carros de bois mas, hoje, costumam ser usados tratores.
Por sua vez, na praia da Barra, encontra uma atração bastante popular: o Farol da Barra, o mais alto de todo o país, que tem uma altura de 62 metros e que se encontra incluído nos 26 maiores do mundo.
O interior do farol é composto por uma longa escadaria de 288 degraus, que foi criada em forma de caracol e que apresenta degraus em pedra. A partir do topo, terá uma vista deslumbrante sobre toda a região.
Outro local de grande interesse na zona da Costa Nova é o Museu Marítimo de Ílhavo, cuja missão é preservar a memória do trabalho no mar, promovendo ao mesmo tempo a cultura e a identidade marítima dos portugueses. Aqui poderá encontrar 6 exposições permanentes, que nos permitem conhecer melhor as embarcações e a história da região.
É claro que existem também outros atrativos na zona, como a possibilidade de fazer passeios de barco, o que lhe vai permitir conhecer melhor a ria de Aveiro e os seus canais, apreciando assim toda as maravilhas naturais da zona.
Depois de um longo dia a explorar as maravilhas da Costa Nova, é natural que sinta vontade de retemperar forças com uma maravilhosa refeição. Caso queira confecionar o seu próprio almoço ou jantar, não pode deixar de visitar o mercado de peixe local, onde pode encontrar produtos frescos, como peixe e marisco vindo da ria ou do mar.
E para terminar a refeição com algo doce, não pode deixar de provar a famosa tripa doce, iguaria local confecionada com bolacha americana, que pode ser enriquecida com diversos recheios.
A tripa pode ser encontrada à venda em inúmeros espaços ao longo da Costa Nova, o que lhe dá a possibilidade de contemplar todas as maravilhas naturais enquanto se delicia com esta iguaria.