A região que circunda o rio Douro é ideal para uma escapadinha de fim de semana, seja em que altura do ano for, embora a época das vindimas seja uma das mais especiais. Mas esta região não possui apenas vinhas e quintas: nos últimos anos, cada vez mais turistas tem visitado as aldeias vinhateiras, outro dos grandes atrativos deste local.
A maioria dos turistas visita o Douro Vinhateiro, mas existe também um rio Douro mais selvagem e mais longe da intervenção humana: o Douro Internacional, onde as escarpas se precipitam repentinamente no rio. Qualquer uma destas 2 regiões merece a sua visita, pela sua beleza, história e tradição.
Assim, deixamos-lhe alguns dos melhores locais para uma escapadinha de fim de semana no Douro. Escolha o seu local preferido e faça-se à estrada porque a viagem e o passeio irão, certamente, valer a pena.
1. Provesende
Nesta aldeia vinhateira, com vistas para o rio Pinhão, toda a vida gira em torno da arte de produzir o vinho do Porto. Para além de poder passear pelos vinhedos, poderá também descobrir diversas casas senhoriais e brasonadas, o antigo pelourinho, uma fonte do século XVIII e uma igreja barroca.
Não deixe também de visitar as quintas das redondezas, ou de descobrir a região através de um cruzeiro no Douro. Provesende convida a um passeio com calma e um olhar atento a cada pequeno detalhe.
2. Pinhão
É o centro da região demarcada do vinho do Porto, com a sua paisagem a estar classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. Por aqui encontrará diversas quintas produtoras de vinho, que poderá visitar e onde poderá aproveitar para fazer uma degustação de vinho e gastronomia regional.
Outro grande destaque de Pinhão é a sua estação de caminhos de ferro, conhecida pelos seus 24 painéis de azulejo, que retratam aspetos das vindimas e as paisagens do Douro.
3. Trevões
A belíssima aldeia vinhateira de Trevões é dominada pelas quintas produtoras de vinho, casas brasonadas e solares. Não deixe de visitar o Solar dos Caiados, um dos mais importantes da região.
Mas poderá conhecer também a Casa do Adro, o Solar dos Melos, o museu de Arte Sacra, o museu de Trevões, o Paço Episcopal e as diversas igrejas e capelas desta aldeia. A localidade já foi sede de concelho, e é por isso que tem
4. Miranda do Douro
Miranda do Douro pertence ao distrito de Bragança e encontra-se nas Terras de Miranda, uma região onde, para além do português, se fala mirandês, a segunda língua oficial no nosso país. Este é também o lar dos famosos Pauliteiros de Miranda.
Não pode deixar de conhecer a Sé, o castelo e o eremitério Os Santos. Aproveite também para se deliciar com as paisagens deslumbrantes, típicas do Douro, que por aqui pode encontrar.
5. Peso da Régua
É a cidade do Douro por excelência, sendo uma referência na região e o ponto de partida perfeito para visitar o vale do Douro, as suas quintas e as suas aldeias. É também um dos melhores locais para iniciar um cruzeiro pelo rio.
Mas a cidade em si também tem atrativos suficientes para uma visita demorada, com destaque para o Museu do Douro, onde pode conhecer a história da produção do vinho do Porto.
6. Barcos
É uma das mais típicas aldeias vinhateiras, tendo diversas quintas, solares e casas senhoriais nas suas redondezas, nos quais poderá até participar nas vindimas. Outros locais de destaque são a sua Igreja Matriz, do século XII, o santuário de Santa Maria do Sabroso e o velho caminho da Via Sacra.
Passeando pelas ruas desta aldeia, irá encontrar o Cruzeiro dos Centenários, o pelourinho, o antigo Forno da Confraria e diversas fontes de água fresca. Barcos é uma aldeia pequena, mas um passeio pelas suas ruas irá dar-lhe uma visão real daquilo que é a vida ligada ao rio Douro.