No Parque Nacional da Peneda-Gerês, vamos encontrar mais de 70 mil hectares de área, onde nos podemos divertir em plena comunhão com a natureza. Este é o único parque nacional em Portugal, tendo sido considerado uma Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. O local tem uma riqueza incomum, conjugando a sua beleza natural com um conjunto de atrações impressionantes e um património impressionante.
Assim, não é de admirar que sejam muitas as pessoas que procuram aqui passar alguns dias ou semanas, para conhecer melhor esta magnífica região. Uma das melhores formas de contemplar a beleza do Parque Nacional da Peneda-Gerês é visitando os seus miradouros e, recentemente, foi criado um miradouro muito especial, que desafia a nossa coragem, mas cujas vistas valem muito a pena.
Este miradouro especial encontra-se em Fafião, uma aldeia histórica situada na freguesia de Cabril, em Montalegre. Este miradouro tem a particularidade de estar presente no topo de um gigantesco bloco de granito, que se encontra ligado a outro rochedo por uma pequena ponte de ferro.
Assim, este miradouro é só para os mais corajosos, até porque implica que se tenha de atravessar uma ponte suspensa, sério desafio para quem não gosta de alturas. Mas a travessia é devidamente recompensada, já que a partir do miradouro de Fafião, poderá contemplar uma paisagem deslumbrante, até porque o miradouro se encontra a 800 metros de altura.
Conseguirá ver uma série de elementos naturais, como os vales do rio Cabril e do Cávado, a barragem de Salamonde, o rio Fafião e o Fojo do Lobo, uma estrutura em pedra que era usada para apanhar lobos, de forma a proteger os rebanhos e as aldeias, e que é considerada uma das maiores armadilhas de lobos criadas na Península Ibérica.
Com tantos atrativos, não admira que este local seja cada vez mais procurado, estando este miradouro a fazer um grande sucesso nas redes sociais, o que tem contribuído para a chegada de cada vez mais visitantes.
Mesmo assim, é possível viver toda a experiência com a devida calma, apreciando a paisagem envolvente e os diversos pontos de interesse que vai vislumbrar a partir do alto da estrutura.
O miradouro de Fafião tem um acesso fácil, mesmo com a sua ponte suspensa a representar um pequeno desafio. Para visitar este local, deverá deixar o seu carro no centro de Fafião, e seguir caminho a pé. O trajeto encontra-se devidamente sinalizado e tem início no parque de merendas da aldeia. Ao longo do caminho poderá ver também outros pontos de interesse, como o Poço Verde ou a barragem de Salamonde.
Uma vez visitado o miradouro, não deixe de descobrir a aldeia comunitária de Fafião, a 100 km do puto e a 400 km da nossa capital. Foi o turismo local que salvou esta aldeia da desertificação que se estava a assistir nas últimas décadas.
Visitar Fafião é uma experiência que nos fica na memória durante muito tempo, até porque esta é uma das Aldeias Históricas mais bonitas do Gerês. Aqui, a natureza apresenta-se deslumbrante, num estado puro, e convive na perfeição com as tradições comunitárias desta localidade, que se orgulha das suas particularidades e de receber bem todos os visitantes que aqui chegam.
E se quiser conhecer melhor as redondezas, existe muito para descobrir a uma curta distância de carro. A Cascata de Pincães e a Fecha de Barjas são as escolhas mais óbvias e é possível alcançá-las através de uma agradável caminhada.
Um pouco mais longe, pode também chegar até à Cascata do Arado ou ao Miradouro da Pedra Bela, dois dos locais mais emblemáticos do Gerês. E se estiver calor, aproveite para dar um mergulhos nas pequenas lagoas, algumas quase secretas, ou nas praias fluviais da região.
Como pode ver, são muitos os motivos para visitar Fafião e o seu miradouro. Portanto, comece já a planear a sua visita ao local, até porque temos a certeza de que esta região o vai deslumbrar!