A Serra da Estrela é um dos destinos de eleição para os portugueses, já que aqui se encontra tudo o que é necessário para umas férias de qualidade, por entre natureza deslumbrante, rios com cascatas e aldeias típicas. Todas estas atrações turísticas encontram-se reforçadas com uma oferta excelente de casas de turismo rural, trilhos e restaurantes tradicionais.
Mesmo assim, apesar do turismo, ainda existem locais na Serra da Estrela que são menos conhecidos do grande público, mas que são perfeitos para uns dias de descanso. É que, nos últimos anos, esta região transformou-se profundamente e hoje possui motivos de interesse durante todo o ano e não apenas no Inverno.
Portanto, deixamos-lhe alguns locais quase secretos na Serra da Estrela, e que são ideais para uma escapadinha. Escolha os seus preferidos e parta à descoberta uma das regiões mais bonitas de Portugal com a sua família ou cara metade.
1. Alvoco da Serra
Esta pequena aldeia encontra-se no fértil vale da ribeira de Alvoco, no concelho de Seia, a 680 metros de altitude. As encostas que rodeiam a localidade encontram-se repletas de socalcos, que foram construídos de modo a moldar a paisagem às necessidades humanas.
Alvoco da Serra tem a alcunha de “aldeia granito”, já que esta rocha domina toda a paisagem, desde a montanha às casas e ruas. Não deixe de conhecer a Casa do Barão e a capela medieval de São Pedro.
2. Verdelhos
Na aldeia de Verdelhos, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, é o verde quem domina tudo, tendo até acabado por ser incluído no nome da localidade. Se aprecia turismo de natureza, caminhadas, e águas cristalinas e refrescantes, esta é uma excelente opção para si.
Existem 2 praias fluviais, um parque de campismo perto da aldeia, e diversos trilhas pedestres nos arredores que lhe permitem explorar melhor esta região fantástica.
3. Lapa dos Dinheiros
Esta pequena aldeia, com um nome bastante incomum, encontra-se a mais de 700 metros de altitude, em plena Serra, e faz parte da rede de Aldeias de Montanha.
Lapa dos Dinheiros muito conhecida pelas suas quedas de água, autêntico deleite para os sentidos, mas nos seus arredores poderá descobrir diversos segredos, como a rocha dos Cornos do Diabo e o Buraco do Sumo, local onde a água da ribeira corre por baixo da terra.
4. Folgosinho
Para além de ser uma das mais bonitas aldeias da Serra da Estrela, Folgosinho é uma das mais carismáticas e pitorescas, encontrando-se associada a um vasto património e lendas, que vão de Viriato a Afonso Henriques.
Os séculos de isolamento a que a localidade esteve sujeita acabaram por moldar a aldeia e a população, portanto, ainda é possível ver os rebanhos a ir para o pasto ou as mulheres a ir buscar água à fonte.
5. Vide
Vide é uma aldeia especial faz a transição entre a Serra da Estrela e a Serra do Açor e, portanto, não é de estranhar que aqui as ruas e casas em xisto andem lado a lado com a dureza do granito.
Inicialmente, todas as casas eram feitas em xisto, mas, com a emigração dos anos 50 do século XX, a população começou a pintar as suas casas de branco. Apesar disso, nos últimos anos, foram diversas as casas a ser recuperadas de forma a manter a traça original em xisto.
6. Cabeça
Nesta aldeia, o xisto é rei e senhor, encontrando-se muito presente nas casas, que compõem uma paisagem singular. Esta localidade tem uma tradição muito ligada ao cultivo dos campos em socalcos e à atividade pastorícia.
Para além do seu património arquitetónico, cultural e natural, Cabeça é conhecida como “Aldeia Natal”, uma vez que a tradição manda que, nessas festividades, as ruas sejam enfeitadas com materiais naturais, como giestas e musgo.
7. Unhais da Serra
Esta bonita vila do concelho da Covilhã encontra-se em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, e oferece aos visitantes não só uma excelente hospitalidade, como também um termalismo de qualidade.
Um dos principais pontos de interesse de Unhais da Serra é o miradouro do Cruzeiro, que tem vista para toda a vila, e a partir do qual pode avistar a prainha de Unhais, assim como moinhos de água e belas cascatas.