São autênticas maravilhas naturais que importa preservar e algumas conseguem atingir milhares de anos de idade. Nas Montanhas Brancas, na Califórnia, Estados Unidos da América, podemos encontrar a árvore mais antiga do mundo, um pinheiro que conta com 5067 anos de idade. A sua localização exata é mantida em segredo pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos, para evitar atos de vandalismo.
Para além deste pinheiro, a lista de árvores mais antigas do planeta conta também com árvores como um cipreste-da-patagónia, situado no Chile, que tem 3627 anos, e uma figueira-dos-pagodes, que tem 2222 anos e que se encontra no Sri Lanka.
Em Portugal, e de acordo com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), existem exemplares antigos das mais diversas espécies, com destaque para três oliveiras, que têm idades compreendidas entre os 2000 e os 3500 anos. Hoje, damos-lhe a conhecer essas árvores.
3ª árvore mais antiga de Portugal: uma oliveira com 2450 anos
Em Reguengos de Monsaraz, uma equipa de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) datou algumas das oliveiras presentes no Hotel Rural Horta da Moura.
Graças a um método científico inovador, desenvolvido pela universidade, em parceria com a empresa Oliveiras Milenares, os especialistas acabaram por chegar à conclusão que uma das árvores tem 2450 anos. O exemplar em questão tem um tronco que precisa de sete homens para o abraçar e acabou por receber a sua certidão de idade num ato público.
2ª árvore mais antiga de Portugal: uma oliveira com 2850 anos
Encontra-se em Santa Iria da Azóia, em Loures, e tem o nome de “Portugal”. Esta oliveira tem 10,15 metros de diâmetro e, apesar da sua idade, ainda dá azeitona. Para abraçar o seu tronco, são necessários cinco homens.
Esta árvore fazia parte de um grande olival, que ali existiu até meados do século XX, mas hoje encontra-se sozinha. O exemplar foi igualmente datado por uma equipa de investigadores, que atestaram a sua idade, e estabeleceram que esta é, efetivamente, a segunda árvore mais antiga no nosso país.
A árvore mais antiga de Portugal: uma oliveira com 3350 anos
Em Cascalhos, na freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes, podemos encontrar a Oliveira do Mouchão, considerada um exemplar contemporâneo de Cristo e a árvore mais antiga do nosso país.
Orgulhosa do facto, a população criou um grupo nas redes sociais que pretende assinalar outros exemplares de interesse: o grupo Rota das Oliveiras Milenares de Mouriscas. Aquando da datação, a árvore apresentava um perímetro base de 11,2 metros, um perímetro à altura do peito de 6, 5 metros, e uma altura de tronco até as primeiras pernadas de 3,2 metros.
Outras árvores de interesse
Mas estes não são exemplares únicos no nosso país, que apresenta diversas árvores com uma antiguidade assinalável. Bons exemplos disso são um sobreiro, situado na Tapada da Fonte Velha, em Sardoal, que tem 213 anos; um pinheiro-manso, que se encontra em Paio Mendes, e que tem 200 anos; e um freixo de 258 anos, que se encontra em Dornes.
Em Ourém, mais propriamente em Alburitel, encontramos um carvalho-português com 130 anos, e, em Nossa Senhora das Misericórdias, uma azinheira com 400 anos.
Na freguesia de Nossa Senhora da Piedade, existe um plátano-vulgar com 100 anos, e, na Cova da Iria, em Fátima, reconhece-se a mesma idade à azinheira que se situa junto à Capela dos Três Pastorinhos, no Santuário de Fátima.
No que toca a recordes, Portugal pode-se orgulhar de ter a azinheira com maior projeção de copa da Europa (que se encontra no Lugar das Matas, Santarém), e o carvalho mais antigo da Península Ibérica, que se encontra em Calvos, Braga, e tem 500 anos.
Temos ainda o eucalipto mais alto da Europa, com 72 metros, que se encontra na Mata Nacional de Vale de Canas, em Coimbra, e que sobreviveu ao grande incêndio de 2005.
Existe, acho eu, perto de vinhais um castanheiro com mais de 1500 anos