Em Portugal, podemos encontrar diversos parques de aventura, onde é possível estar em pleno contato com a natureza e, ao mesmo tempo, viver aventuras e experiências inesquecíveis. Estes locais são perfeitos para todos, incluindo para famílias, até porque os mais pequenos vão poder contactar com animais da quinta, e os mais crescidos podem desfrutar de diversos desportos radicais. Assim, deixamos-lhe as nossas sugestões imperdíveis:
1. Parque Biológico de Vinhais (Vinhais)
Este espaço de educação ambiental é totalmente dedicado à fauna e flora do Parque Natural de Montesinho. Tem 5 hectares e diversas atividades, como slide, escalada, tiro com arco, e passeios de bicicleta, a pé ou a cavalo.
Terá também a oportunidade de conhecer 23 raças autóctones de animais, entre javalis, veados e corsos, e de visitar 3 espaços de aprendizagem: o centro de interpretação das raças autóctones portuguesas, o centro micológico, e o da vida do lobo.
2. Picoto Park (Braga)
Este parque de aventura encontra-se no Monte do Picoto, com vistas incríveis sobre a cidade de Braga. Aqui poderá fazer atividades como escalada, paintball, minigolfe, tiro ao alvo, quick jump, arvorismo, pedal kart e canoagem, entre outras.
O local tem também diversas experiências de natureza, incluindo um recém-inaugurado trilho pedestre com 3,6 km, um bar com esplanada e um parque infantil com diversas atividades para crianças.
3. Azurara Parque Aventura (Vila do Conde)
Encontra-se junto às margens do rio Ave e conta com diversas atividades radicais para todos os gostos, como o arvorismo, circuito de slides, caça ao tesouro e canoagem, entre outras experiências incríveis.
Existem também aventuras que juntam miúdos e graúdos, como é o caso do pacote Dia em Família. A entrada neste local é livre, mas as atividades apenas são realizadas por marcação, e têm um custo associado.
4. Parque Biológico da Serra da Lousã (Miranda do Corvo)
Este parque biológico, com uma área de 33 mil metros quadrados de Reserva Ecológica Nacional, tem como missão ajudar na conservação das diversas espécies que habitam ou habitaram em território nacional.
Assim, este local acolhe mais de 60 espécies de animais selvagens, bem como animais da agro-pastorícia. Numa visita ao parque, poderá ver veados, linces, aves de rapina, javalis, lobos, vacas, ovelhas, cabras e corços, em locais onde brilha a vegetação autóctone.
5. Dino Parque (Lourinhã)
Este é o maior museu ao ar livre do nosso país, contando com percursos incríveis que se encontram divididos pelos 4 mais importantes períodos da história da Terra e da evolução da vida, desde o Paleozoico ao Cretácico, passando pela exposição dos Monstros Marinhos.
Ao longo do percurso, poderá ver mais de 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real, aprendendo também mais sobre a paleontologia e a fossilização.
6. Quinta Pedagógica dos Olivais (Lisboa)
Este é um espaço de dois hectares onde poderá participar nas atividades diárias de uma quinta rural, como a lavoura, hortas e pomares, as tarefas do dia-a-dia relacionadas com os animais domésticos, e a compostagem.
Neste local, são reavivadas tradições rurais de norte a sul do país, podendo visitar o galinheiro, o celeiro, a horta e o pomar, assim como conhecer de perto animais como coelhos, porcos, cavalos e ovelhas, entre outros.
7. Quinta do Pisão (Cascais)
Tem mais de 380 hectares e encontra-se no Parque Natural de Sintra-Cascais, sendo um local rico em história, cultura e natureza. Poderá fazer um passeio a pé, de bicicleta ou em segway, podendo conhecer burros mirandeses, cavalos, ovelhas e borregos da raça campaniça.
O local é também conhecido pelo parque infantil, esculpido em troncos, e pela escultura “Rise and Fall”, que alerta os visitantes para as consequências das alterações climáticas.
8. Badoca Safari Park (Santiago do Cacém)
Este parque conta com diversos animais em liberdade, contendo uma área de 45 hectares. Poderá ver de perto animais selvagens, como zebras, cangurus, aves de rapina e búfalos, entre outros, e participar em atividades como rafting africano, safari com a explicação de um guia, ou um passeio pedestre. Terá também a oportunidade de conhecer uma manada de girafas, e de interagir e alimentar estes animais com a ajuda de um tratador.
9. DiverLanhoso (Póvoa de Lanhoso)
Encontra-se nas proximidades do Parque Nacional da Peneda-Gerês e tem 170 hectares de espaço verde, oferecendo diversas atividades de aventura e lazer, que são sempre acompanhadas por monitores especializados.
Aqui encontrará mais de 50 atividades de desporto, aventura e natureza, entre rafting, canoagem, escalada, caça ao tesouro, BTT, slide, rapel, bungee jumping, tiro ao alvo e canyonig, entre muitas outras.
10. Pena Aventura Park (Ribeira de Pena)
Aqui encontra o Fantasticable, o maior cabo suspenso do mundo, com um fio de 1588 metros de comprimento que está elevado a uma altura de 150 metros. Mas, caso não goste de alturas, existe muito mais para descobrir neste parque de Ribeira de Pena.
Assim, poderá experimentar atividades como slide, escalada, paintball, minigolfe, tobogã, canoagem e rafting, entre muitas outras. Para os mais pequenos, existem atividades adaptadas no Pena Aventura Kids.