No maciço superior da Serra da Estrela, a mais de 1500 metros de altitude, podemos encontrar o surpreendente Covão dos Conchos, local que parece saído de um filme de ficção científica, visto que, a partir de certos ângulos, o sítio mais parece um portal para outra dimensão. O seu propósito, no entanto, é bem mais mundano.
Este é um túnel com cerca de 1,5 km, que foi construído na década de 50 de modo a conduzir as águas da ribeira das Naves até à Lagoa Comprida, que é o maior reservatório da Serra da Estrela.
Caso queira conhecer o Covão dos Conchos, não terá outra alternativa a não ser ir a pé, mas isso acaba por não ser uma má notícia, porque o trilho que conduz até este local é muito belo e permite-lhe apreciar algumas das paisagens mais bonitas da Serra da Estrela. O caminho não se encontra muito bem sinalizado, mas acaba por ser relativamente fácil de seguir, especialmente em dias de boa visibilidade, mesmo que não tenha muita experiência em caminhadas.
O trilho começa na Lagoa Comprida, que era originalmente uma pequena lagoa. No início do século XX construiu-se uma barragem, de modo a criar aqui o maior reservatório de água da Serra da Estrela. A maior parte da água da lagoa vem de dois túneis: do Covão dos Conchos e do Covão do Meio, que recolhe a água das encostas do Planalto da Torre e que tem uma extensão superior à do Covão dos Conchos, tendo mais de 2 km.
Na Lagoa Comprida, encontrará um parque de estacionamento e, logo atrás do parque, encontrará uma loja de souvenirs. O Trilho do Covão dos Conchos segue por um caminho de terra batida, que se encontra à esquerda desta loja.
O caminho não apresenta grandes desníveis, mas conta com alguns troços bastante pedregosos, pelo que deverá levar calçado apropriado, e ir preparado para enfrentar o vento.
O trilho encontra-se entre os 1500 e 1700 metros de altitude, existindo praticamente só vegetação rasteira. Logo, não terá qualquer tipo de sombras, pelo que a caminhada pode tornar-se penosa nos dias de maior calor.
Apesar de todo o esforço, a beleza do caminho e do próprio Covão dos Conchos vale muito a pena a caminhada, e, portanto, recomendamos-lhe que siga com calma, para apreciar todos os detalhes. Hora e meia após iniciar a caminhada, vai chegar ao Covão dos Conchos, local mágico da Serra da Estrela.
Poderá percorrer o trilho em qualquer estação do ano, mas recomendamos a visita no final do inverno (altura em que ainda pode apanhar um pouco de neve), ou durante a primavera, já que existe muita água devido ao degelo, o que, aliado ao colorido das flores, torna a paisagem ainda mais especial.
No verão, a caminhada pode ser algo penosa por não existirem sombras, e, durante o outono, especialmente no início, os cursos de água encontram-se muito baixos, o que diminui um pouco o encanto da caminhada.
Seja qual for a época, não deixe de levar um calçado adequado a caminhadas, uma mochila leve e comida e bebida, especialmente muita água, já que não há nenhum estabelecimento pelo caminho.
Leve também um gorro ou chapéu, um cachecol e corta-vento (indispensáveis nos dias de frio), protetor solar e óculos de sol. Por fim, não deixe levar um saco para recolher o seu lixo, de modo a manter a beleza intocada deste maravilhoso recanto da Serra da Estrela.
- Distância: 10km (5km para cada lado)
- Circular: Não
- Dificuldade Técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Lagoa Comprida