Se gosta de uma boa caminhada na natureza e quer conhecer melhor o verdejante vale do rio Gerês e a albufeira da Caniçada, tem mesmo de percorrer o Trilho dos Miradouros do Gerês, que começa e acaba na vila do Gerês e que passa por três dos miradouros mais emblemáticos do Parque Nacional da Peneda-Gerês: o miradouro da Junceda, o miradouro da Boneca e o miradouro da Fraga Negra.
Este percurso segue ao longo de quase 13 km, por entre caminhos pedregosos e por entre elevações acentuadas. Mesmo assim, fazer o percurso vale muito a pena, pelas paisagens incríveis que poderá apreciar.
Os primeiros 3,5 km do Trilho, até à Casa do Guarda da Junceda, são muito exigentes, contando com uma subida acentuada. A partir daí, o caminho é praticamente sempre a descer, mas não se torna mais fácil, já que o piso é irregular e carece de sombras, o que torna bastante penoso em dias de maior calor.
O primeiro miradouro que vai visitar é o miradouro da Junceda, que é também o mais alto do percurso. Este miradouro encontra-se ao quilómetro 4, e a partir dele poderá apreciar o vale do rio Gerês desde os cumes da Serra do Gerês até à albufeira da Caniçada. Aproveite para repor energias neste local, porque este conta com um pequeno parque de merendas com sombra.
Três quilómetros e meio mais à frente, poderá encontrar o miradouro da Boneca, de onde será brindado com mais uma vista incrível sobre o vale do Gerês. O nome deste miradouro vem de uma rocha que foi apelidada de boneca, embora a mesma faça lembrar mais um menir.
Para aceder ao miradouro, terá de atravessar uma estreita passagem por entre dois gigantescos rochedos de granito, estando o percurso devidamente sinalizado. O último miradouro do trilho encontra-se às portas da vila do Gerês, por volta do quilómetro 10 do percurso. A partir do local, terá uma vista incrível sobre o vale do Gerês.
Pode percorrer o Trilho dos Miradouros do Gerês em qualquer altura do ano, até porque cada estação lhe permite conhecer uma fase diferente da encantadora Serra do Gerês. Mesmo assim, a estação menos aconselhável acaba por ser o inverno, graças ao frio e à chuva, que são constantes no Gerês por essa altura.
A primavera e o outono são sempre boas opções, já que o tempo está mais ameno e mais propício a caminhadas. Caso decida fazer o trilho no verão, tente evitar as horas de maior calor, porque o trilho tem troços com elevada exposição solar.
Seja qual for a época em que vai fazer o caminho, não deixe de levar uma mochila leve e confortável, e calçado adequado a caminhadas de montanha. Não se esqueça também de levar comida e bebida, especialmente muita água, já que não há cafés nem lojas ao longo de todo o percurso.
Deve levar um impermeável ou uma capa de chuva, até porque o tempo pode ser bastante imprevisível no Gerês. Leve igualmente protetor solar, óculos de sol e um chapéu, assim como um saco para trazer o seu lixo consigo. Mantendo o caminho em excelentes condições.
Como pode ver, percorrer o Trilho dos Miradouros do Gerês, apesar de poder ser algo custoso, é também muito recompensador. Poderá apreciar paisagens de cortar a respiração e conhecer de uma forma mais próxima as maravilhas naturais deste incrível Parque Nacional, que tem atraído cada vez mais visitantes pela sua beleza.
- Distância: 13 km
- Circular: Sim
- Dificuldade Técnica: Moderada
- Local de Partida/Chegada: Vila do Gerês