As cascatas do Centro de Portugal são locais maravilhosos que merecem uma visita. São locais de grande beleza natural, onde pode admirar a força da água e respirar o ar puro da serra. São também locais de lazer e diversão, onde pode tomar banho nas lagoas formadas pelas cascatas, fazer piqueniques, caminhadas ou outras atividades ao ar livre.
São ainda locais de cultura e história, onde pode conhecer as tradições e as lendas das aldeias e das gentes que vivem perto das cascatas. Algumas delas possuem fácil acesso, pois estão bem sinalizados e têm infraestruturas de apoio aos visitantes. No entanto, deve ter sempre os devidos cuidados ao visitá-las.
O Centro de Portugal é uma região cheia de encantos naturais, onde se escondem algumas das cascatas mais deslumbrantes do país. Para os apaixonados por água e aventura, estas 12 cascatas de sonho no Centro de Portugal são imperdíveis. São lugares mágicos, onde se pode desfrutar da paisagem, do som da água e de um banho refrescante.
1. Fraga da Pena
Na Serra do Açor, na área protegida da Mata da Margaraça, encontra-se esta cascata idílica. Aqui, a água abre caminho entre a vegetação e cai de uma altura de mais de 20 metros, formando uma lagoa cristalina.
É um lugar idílico, onde se pode respirar o ar puro da serra e observar a flora e a fauna locais. Para chegar à cascata, há que fazer um pequeno percurso pedestre pela mata, que surpreende pela sua beleza.
2. Frecha da Mizarela
Esta é a cascata mais alta de Portugal e uma das maiores da Europa ocidental. Fica na Serra da Freita, entre Vale de Cambra e Arouca, e tem 70 metros de altura. É alimentada pelo rio Caima, que forma uma frecha no terreno granítico por onde a água se precipita.
A Frecha da Mizarela é um lugar impressionante, pela sua dimensão e pela sua força. Está inserida no Geoparque de Arouca, onde se podem encontrar outras atrações turísticas, como o museu das trilobites ou os famosos passadiços do Paiva.
3. Cascata da Cabreia
Em Sever do Vouga, no parque de lazer da Cabreia, encontra-se esta cascata fotogénica. Aqui, o rio Mau cai de 25 metros de altura, por entre as rochas. Na sua base, há uma lagoa onde se pode tomar banho e um parque com mesas e grelhadores.
A partir da Cascata da Cabreira pode-se também fazer percursos pedestres até às Minas do Braçal, onde se explorava volfrâmio na Segunda Guerra Mundial.
4. Poço do Inferno
O Poço do Inferno é um dos ex-libris da Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal continental. Fica na Ribeira de Leandres, a 1100 metros de altitude, e tem 10 metros de altura.
É uma cascata muito bonita, especialmente no inverno, quando se congela e forma estalactites de gelo. Na sua base, há um poço profundo que dá nome à cascata e que tem uma cor esverdeada.
5. Poço da Broca de Barriosa
O troar das águas da ribeira de Alvoco quando cai de uma altura de dez metros será o nosso guia pelo passeio até à beira da água, por entre vegetação abundante e verdejante, num cenário que parece saído de um sonho e que nos impressiona pelas suas cinco cascatas, presentes em tão escassa linha de água.
Embora a ribeira se encontre perfeitamente encaixada nos ziguezagues de xisto, o local foi alvo de intervenção humana ao longo dos tempos. Há dois séculos atrás, cultivar os terrenos agrícolas da região era trabalho árduo, por o acesso aos meandros por onde corria a ribeira ser difícil.
6. Cascata da Pedra da Ferida
Encontra-se em pela Serra do Espinhal, no concelho de Penela, e é uma impressionante cascata de 25 metros, que nos deslumbra pela sua beleza. O trilho para chegar até ela é também impressionante: são apenas 1.5 km, ida e volta, mas repletos de uma vegetação frondosa, pontes de madeira e velhas azenhas, sempre acompanhados do som da água a correr.
7. Cascata da Fraga da Água d’Alta
Esta cascata impressionante com mais de 50 metros de altura encontra-se no concelho de Oleiros. Despenha-se por uma fraga imponente e pode chegar até ela através dos Passadiços do Orvalho.
Na sua base, há uma lagoa onde se pode refrescar-se e um parque com mesas e bancos. Pode-se também fazer um percurso pedestre pela serra, que tem vistas magníficas e vários monumentos megalíticos.
8. Cascata do Poço Negro
Em São Pedro do Sul, no concelho de Viseu, encontra-se a cascata do Poço Negro, alimentada pelas águas cristalinas do rio Teixeira, um dos últimos rios selvagens de Portugal.
Tem cerca de 10 metros de altura e na sua base há uma lagoa onde se pode banhar-se rodeado de vegetação luxuriante. Pode-se também fazer um percurso pedestre pelo rio, que tem vários poços e cascatas ao longo do seu curso.
9. Cascata do Candal
Na aldeia do Candal, uma das aldeias de xisto da Lousã, encontra-se esta cascata de 15 metros de altura. Na sua base, há uma lagoa onde se pode nadar.
Pode-se chegar até ela seguindo um percurso pedestre de cerca de 2 km, que passa por uma gruta, um miradouro e um moinho de água. É uma cascata muito bonita e muito tranquila, ideal para quem gosta de natureza e de sossego.
10. Cascatas de Cortes do Meio
Cortes do Meio é uma pequeno aldeia, conhecida como a “capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”. E este apelido é totalmente merecido, porque aqui pode encontrar 14 piscinas naturais e as suas respectivas cascatas.
Estes locais são muito procurados no verão pelos banhistas, que aqui acorrem em busca de um banho refrescante. É possível realizar um trilho que se estende ao longo da grande maioria destas pequenas lagoas e cascatas.
11. Cascata do Penedo Furado
Pode não ter a grandiosidade de outras cascatas desta lista, mas esta cascata deslumbra sobretudo pela sua envolvência, pela sua lagoa de águas cristalinas e pelo caminho que leva até ela. Este caminho é feito através dos passadiços do Penedo Furado, que têm 1.4 km de ida e volta e que valem cada metro do percurso.
12. Cascata de Ribeira de Quelhas
Foram em tempos um dos pequenos segredos da Serra da Lousã, mas a construção de uns passadiços no local, em 2020, aumentaram a quantidade de turistas que visitam a zona.
Pode chegar até ela seguindo o passadiço da Ribeira de Quelhas, que tem cerca de 2 km de extensão e que passa por locais de imensa beleza. É uma cascata muito bonita e muito tranquila, ideal para quem gosta de natureza e de sossego.