No nosso país, podemos encontrar diversos sítios rurais fascinantes, que apresentam riquezas distintas. Um desses locais com muito para oferecer é Couce, uma aldeia encantadora com uma história singular, que se encontra perto de Valongo e tem uma paisagem abundante e variada. A localidade está presente entre duas serras: a Serra de Santa Justa e a Serra de Pias, e é banhada pelo rio Ferreira.
Um dos grandes destaques desta aldeia são as suas habitações, casas antigas feitas com blocos de quartzito e com uma configuração das paredes algo irregular, já que as casas foram construídas aproveitando materiais oriundos diretamente da natureza, sem se ter feito um tratamento prévio desses mesmos materiais.
Na aldeia poderá visitar locais como a sua ponte romana, a capela, os palheiros e as eiras. À volta da região onde a localidade está inserida, podemos encontrar 3 castros, que fazem parte do Parque Paleozóico de Valongo: o Alto do Castro, o Castro das Pias e o Castro de Couce. Estes locais remetem para povoados primitivos, tendo mais tarde sido ocupados pelos romanos, que aqui se estabeleceram para explorar os minerais presentes no subsolo.
É precisamente esta presença romana que acabou por dar uma particularidade especial a esta aldeia. Se reparar, as casas da localidade encontram-se muito aglomeradas umas junto às outras. Esta opção construtiva era uma forma de defesa das ameaças exteriores e uma autêntica necessidade, tendo em conta o isolamento da povoação.
Em tempos, ali terão habitado romanos e os seus escravos, existindo marcas de muitos séculos que remetem para essa altura. Couce foi uma importante povoação romana, infelizmente pelos piores motivos: era sobretudo um centro onde os romanos exploravam os minérios com recurso ao trabalho escravo dos moradores locais.
Visitar a aldeia de Couce é uma excelente oportunidade de explorar a riqueza natural deste território. Para melhor conhecer a Serra de Santa Justa, poderá seguir qualquer um dos três percursos pedestres existentes.
Tem também a opção de seguir o Corredor Ecológico, que liga o Parque da Juventude à aldeia de Couce, seguindo depois para a Serra de Pias, num percurso que se estende por 9 km. Ao longo da caminhada, poderá ver a beleza incomum deste local e observar importantes sistemas fluviais, que ajudam a tornar a paisagem ainda mais cativante.
Depois de um dia a explorar a região e as suas maravilhas, não há nada como reconfortar o estômago com comida típica. Valongo é conhecido pela sua gastronomia de qualidade e tradicional, que encanta a todos os que a provam.
Não podemos deixar de destacar a presença das fábricas Paupério e Diogo, de onde saem iguarias como fidalguinhos, cacos, torcidos, milho, limão e outras variedades destinadas a acompanhar com chá ou vinho do Porto.
Outras iguarias locais que são simplesmente imperdíveis são as sopas secas, o pudim de pão e o doce Branco de Sobrado. Poderá também provar excelentes petiscos, como o cabrito assado no forno, a broa de Couce e o arroz de cabidela.
Não deixe de acompanhar as suas refeições com os excelentes vinhos verdes que são produzidos na região de Valongo. Portanto, existem muitas opções culinárias por onde escolher durante a sua visita.
Couce revela-se um destino fantástico a conhecer, dando-lhe a possibilidade de desfrutar da natureza e da tradição de uma forma mais próxima. Assim, este é o local ideal para uma escapadinha relaxada, que lhe vai permitir recarregar baterias e desfrutar da sua estadia ao máximo.
No fim da sua visita a Couce, não vá embora sem antes comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Além de ajudar o comércio local, irá também contribuir para que os seus habitantes possam continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos.
La estive há duas semanas. Muito simpática a aldeia.