No Centro de Portugal, podemos encontrar praias para todos os gostos, que nos proporcionam momentos inesquecíveis nos dias de verão, por entre praias marítimas e praias fluviais.
Hoje, vamos destacar a praia fluvial de Lapa dos Dinheiros, autêntico pedaço de paraíso que se revela um destino apaixonante, enquadrado numa paisagem de montanha dominada pelo souto da Lapa e por afloramentos graníticos imponentes.
Esta praia encontra-se a aproximadamente 1,5 km da freguesia da Lapa dos Dinheiros, e situa-se na ribeira da Caniça, afluente do rio Alva. O relevo acidentado deste vale ajuda a contribuir para a formação de um conjunto de pequenas cascatas na ribeira, locais perfeitos para contemplar a natureza ou banhar-se.
Para complementar a paisagem, o souto da Lapa tem um conjunto valioso de castanheiros centenários e alberga uma elevada biodiversidade, ou não se situasse o conjunto em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.
Assim, todos os visitantes poderão viver momentos de perfeita comunhão com a natureza, com a zona de banhos a apresentar um espelho de água límpida, bastante apetecível para dar umas braçadas, especialmente nos dias de calor.
No que toca à qualidade do espaço, esta é uma praia com Bandeira Azul e vigilância, ostentando também o galardão praia acessível. Além disso, o local conta com diversas hipóteses de lazer, para se entreter quando quiser fazer uma pausa na natação.
Poderá encontrar um miradouro sobre as quedas de água da Caniça, de modo a admirar de alto a paisagem, ou fazer um pequeno caminho pedonal, que dá acesso ao buraco da Moura, sistema cavernícola natural que foi originado a partir de grandes blocos graníticos, que levou à formação de um complexo sistema de salas e galerias. Junto à praia, poderá também encontrar uma atração fantástica, a ponte romana da Caniça, que nos recorda a longa história do local.
No que toca às infraestruturas e equipamentos, nesta praia poderá encontrar tudo o que precisa para umas horas bem passadas. Assim, o local tem um posto de primeiros-socorros, um estacionamento vasto, balneários e casas de banho adaptadas, bar de apoio à praia, cadeira anfíbia e um parque de merendas com churrasqueira, caso queira fazer a sua própria refeição. O local é também vigiado durante a época balnear, para maior segurança de todos os banhistas.
Tal como noutros locais do país, para frequentar a praia deverá respeitar e cumprir as indicações e informações que estão presentes no local.
Por exemplo, não é permitida a entrada na área de praia aos animais de companhia, mesmo que estes estejam a ser conduzidos por trela. Dentro da área da praia, também não poderá acampar ou fazer fogo.
Por fim, é proibida a circulação de veículos de qualquer natureza no local. Estas proibições estão em vigor para garantir a segurança de todos, assim como para proporcionar a melhor experiência possível a todos os utilizadores deste espaço.
Se quer fazer uma pausa da praia, saiba que existe muito para ver nas suas redondezas, até porque se encontra em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Não pode perder a oportunidade de visitar a Lapa dos Dinheiros, que dá o nome a esta praia.
E, no final de um longo dia de descoberta desta maravilhosa região, pare num dos muitos restaurantes típicos da zona e aprecia a gastronomia regional, porque não se vai arrepender.
Tal como outros locais na Serra da Estrela, Lapa dos Dinheiros é famosa pela hospitalidade das suas gentes e por acolher bem quem a visita. Oferecer uma mesa farta a quem lhes entra em casa é ponto de honra dos habitantes da serra.
A melhor forma de explorar o bosque e outras zonas de interesse nos arredores da Lapa dos Dinheiros é realizando o Trilho Rota da Caniça (PR10 Seia). Trata-se de um percurso circular com 7 quilómetros de extensão e de dificuldade moderada que lhe permite passar por alguns dos pontos mais icónicos da região.
- Bandeira Azul: Sim.
- Qualidade de Ouro: Sim.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Instalações sanitárias: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo ao lado da praia.
- Acesso: Siga pela N231 até Lapa dos Dinheiros e, uma vez chegado à aldeia, procure pelas placas que indicam o caminho para a praia.
- Dicas: Se gosta de percursos pedestres, pode fazer o PR10 de Seia, a Rota da Caniça, que passa pela aldeia de Lapa dos Dinheiros.
- Na zona: O sistema de cavernas “Buraco da Moura” fica apenas a alguns minutos a pé a partir da praia.
- Boa para: Grupos de jovens e famílias com filhos.