A Língua Portuguesa é uma das mais ricas e variadas do mundo, resultado de séculos de influências de diferentes povos e culturas. Uma dessas influências foi a dos Celtas, um conjunto de povos que habitaram a Europa Ocidental antes da chegada dos Romanos. Os Celtas foram um grupo de povos que se espalharam pela Europa Ocidental entre o século XII a.C. e o século I d.C., ocupando territórios que hoje correspondem à França, à Espanha, à Grã-Bretanha, à Irlanda, à Alemanha, à Suíça e à Itália.
Não eram um povo unificado, mas sim uma variedade de tribos que partilhavam uma origem comum, uma cultura similar e uma família de línguas chamadas línguas célticas. Essas línguas eram derivadas do proto-celta, uma língua indo-europeia que se desenvolveu a partir do século XVIII a.C.
Os Celtas eram conhecidos pela sua bravura, pela sua arte, pela sua religião e pela sua organização social. Eles entraram em contacto e em conflito com outros povos da Antiguidade, como os Romanos, os Gregos e os Germânicos.
Com a expansão do Império Romano, foram sendo assimilados ou subjugados pelos Romanos, que impuseram o seu domínio político e cultural na maior parte da Europa Ocidental. O latim tornou-se a língua oficial das províncias romanas e foi influenciando as línguas célticas locais.
No entanto, os Celtas deixaram alguns vestígios da sua presença e da sua língua na Península Ibérica, especialmente na região norte, onde hoje se fala o português e o galego. Esses vestígios podem ser encontrados em alguns topónimos (nomes de lugares), em alguns antropónimos (nomes de pessoas) e em algumas palavras do vocabulário geral.
12 palavras da Língua Portuguesa com origem celta
Vamos agora ver 12 exemplos de palavras da Língua Portuguesa que têm origem celta. Para cada palavra, vamos indicar o seu significado atual, a sua forma original em celta e a sua evolução até chegar ao português. Alertamos que, a grande maioria destas palavras, foi primeiro adotada pelos romanos e depois incluída na Língua Portuguesa.
Barra
Barra é uma palavra que pode ter vários significados, como:
- Uma peça longa e estreita de metal ou madeira;
- Uma faixa ou linha horizontal ou vertical;
- Uma porção ou medida de algo;
- Uma obstrução ou impedimento;
- Uma região costeira onde desemboca um rio.
A palavra barra vem do latim vulgar barra, que era uma adaptação de um empréstimo pré-latino, talvez do céltico gaulês barros, que significava “penacho” ou “copa (de árvore)”.
Braga
Braga é uma palavra que pode ter vários significados, como:
- O nome de uma cidade portuguesa, capital do distrito de Braga;
- O nome de uma província histórica, que correspondia ao antigo condado de Portucale;
- O nome de uma peça de roupa íntima, que cobre as partes genitais;
- O nome de uma planta herbácea, da família das crucíferas, que tem flores amarelas e sementes comestíveis.
A palavra braga vem do latim bracae, que significava “calças” ou “calções”. Essa palavra tinha origem no céltico bracca, que era o nome de uma vestimenta típica dos povos celtas da Gália.
Cabana
Cabana é uma palavra que designa uma construção simples e rústica, feita com madeira, palha ou outro material, que serve de abrigo ou de habitação. A palavra cabana também pode ser usada para indicar uma casa pequena e modesta.
A palavra cabana vem do latim cappana, que significava “cabana” ou “tenda”. Essa palavra tinha origem no céltico capanno-, cappanno-, cappana, que significava “cabana” ou “abrigo”.
Caminho
Caminho é uma palavra que pode ter vários significados, como:
- Uma via ou um trajeto que se percorre para chegar a um lugar;
- Uma direção ou um rumo que se segue;
- Uma maneira ou um método de fazer algo;
- Uma experiência ou um aprendizado de vida.
A palavra caminho vem do latim caminum, que significava “caminho” ou “estrada”. Essa palavra tinha origem no céltico camano-, camino-, caminu-, caminā, que significava “caminho” ou “passo”.
Camisa
Camisa é uma palavra que designa uma peça de roupa, geralmente de tecido fino, que cobre o tronco e os braços. A camisa pode ter vários modelos, cores e estampas, e pode ser usada por homens e mulheres.
A palavra camisa vem do latim camisia, que significava “camisa” ou “túnica”. Essa palavra tinha origem no céltico camisā, que significava “camisa” ou “veste”.
Gato
Gato é uma palavra que designa um animal mamífero, da família dos felídeos, que tem pelo macio, cauda longa e olhos grandes. O gato é um dos animais domésticos mais populares e queridos do mundo, sendo considerado um símbolo de inteligência, independência e elegância.
A palavra gato vem do latim cattus, que significava “gato”. Essa palavra tinha origem no céltico cattos, que significava “gato” ou “caçador”.
Légua
Légua é uma palavra que designa uma medida de distância, que variava conforme o tempo e o lugar. Em Portugal, a légua correspondia a cerca de 6 quilómetros. A palavra légua também pode ser usada para indicar uma grande distância ou um longo caminho.
A palavra légua vem do latim leuca, que era uma medida de distância usada pelos povos celtas da Gália. Essa palavra tinha origem no céltico leuk-, leukā, que significava “luz” ou “claro”.
Manteiga
Manteiga é uma palavra que designa um produto alimentar, feito com o leite ou o creme de leite batido, que se solidifica e se separa do soro. A manteiga é usada como ingrediente ou como acompanhamento de diversos pratos e alimentos.
A palavra manteiga vem do latim mantica, que significava “bolsa de couro”. Essa palavra tinha origem no céltico mant-, mantī-, mantikā, que significava “pele” ou “couro”. A relação entre a palavra e o produto deve-se ao facto de os Celtas usarem bolsas de couro para bater o leite e obter a manteiga.
Minhoca
Minhoca é uma palavra que designa um animal invertebrado, que pertence ao filo dos anelídeos e vive na terra húmida. As minhocas são importantes para a fertilização do solo e para a alimentação de outros animais.
A palavra minhoca vem do latim vulgar minucula, que era um diminutivo de minuta, que significava “pequena”. Essa palavra tinha origem no céltico minn-, minno-, minnu-, minnucā, que significava “pequeno” ou “delicado”.
Salmão
Salmão é uma palavra que designa um peixe ósseo, de água doce ou salgada, que tem a carne rosada e é muito apreciado na culinária. O salmão é também o nome da cor semelhante à da carne desse peixe.
A palavra salmão vem do latim salmo, salmonis, que significava “salmão”. Essa palavra tinha origem no céltico salmo-, salmōn-, salmān-, salmā, que significava “salmão” ou “peixe saltador”.
Tojo
Tojo é uma palavra que designa uma planta espinhosa, da família das leguminosas, que tem flores amarelas e vagens com sementes. O tojo é usado como forragem para o gado e como combustível para o fogo.
A palavra tojo vem do latim tŏlium, que significava “tojo” ou “cardo”. Essa palavra tinha origem no céltico tolio-, toliā, que significava “tojo” ou “espinho”.
Vassalo
Vassalo é uma palavra que pode ter vários significados, como:
- Um servo ou súdito de um senhor feudal, que lhe devia fidelidade e obediência em troca de proteção e benefícios;
- Um dependente ou subordinado de alguém, que lhe presta serviços ou homenagens;
- Um cidadão ou país que está sob o domínio ou a influência de outro.
A palavra vassalo vem do latim vassalus, que significava “servo”, “escravo” ou “criado”. Essa palavra tinha origem no céltico wasso-, wassus, que significava “jovem”, “moço” ou “servo”.
Conclusão
Neste artigo, vimos 12 palavras da Língua Portuguesa que têm origem celta e que usamos no nosso dia a dia. Essas palavras mostram como a nossa língua é rica e diversa, resultado de séculos de influências de diferentes povos e culturas.
Os Celtas foram um dos povos que deixaram a sua marca na Península Ibérica, especialmente na região norte, onde hoje se fala o português e o galego. Eles contribuíram com algumas palavras para o nosso vocabulário, que revelam a sua história, a sua cultura e a sua língua.
Esperamos que tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido algo novo sobre a origem das palavras da Língua Portuguesa. Se quiser saber mais sobre este tema, pode consultar as fontes que usamos para escrever este artigo:
- Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
- Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de Antônio Geraldo da Cunha
- Diccionario Crítico Etimológico Castellano e Hispánico, de Joan Coromines e José Antonio Pascual
- Dicionário Etimológico Online
Gostei muito de saber a origem de algumas falas da língua portuguesa.
E costumes de povos antigos.