Sintra é terra de palácios, de serra encantada, de lendas e de natureza exuberante. Esta magnífica vila é conhecida pela sua aura de misticismo, contando com diversos locais quase mágicos e lendários, com a vegetação da Serra a criar uma atmosfera que lhe dá ainda mais encanto. É um dos locais mais deslumbrantes que pode visitar perto de Lisboa.
É impossível não o sentir quando se visita esta pitoresca vila e se descobrem alguns dos seus locais mais emblemáticos, quer seja um bosque encantado, uma cascata quase secreta ou uma praia repleta de misticismo.
Se quiser descobrir toda a essência de Sintra, então tem mesmo que visitar alguns dos seus lugares mais famosos (e também alguns dos mais secretos). Em qualquer um deles irá sentir que acabou de chegar a um lugar muito especial e diferente de tudo o resto. Conheça alguns dos locais mais emblemáticos e carismáticos de Sintra.
1. Quinta da Regaleira
Esta quinta foi mandada construir por António Augusto de Carvalho Monteiro, e foi graças ao génio deste homem e do arquiteto Luigi Manini que nasceu aquele que é um dos mais famosos postais ilustrados de Sintra.
O edifício e o parque que o rodeia encontram-se repletos de simbolismos ocultos e referências ao misticismo e esoterismo. O resultado é um local repleto de encantos especiais, com poços e túneis secretos que apetece percorrer e descobrir.
2. Praia da Ursa
Esta praia situa-se no Parque Natural de Sintra, próxima do Cabo da Roca, e o seu acesso é bastante difícil, com a caminhada a poder demorar 1 hora. Este trajeto pode, no entanto, ser encurtado se usar um todo-o-terreno.
Apesar da descida até à praia ser longa e difícil, esta é considerada uma das praias mais bonitas do mundo, encontrando-se num estado natural e selvagem que encanta todos os visitantes que fazem o percurso.
3. Cascata de Fervença
O acesso a esta cascata é muito simples, o que ajuda a tornar este um local bastante visitado. Vindo de Sintra, deve sair na zona da Base Aérea e virar à esquerda, entrando novamente na estrada com direção a Sintra. Ali verá o restaurante Baião, e, ao lado, um caminho de terra batida.
Deverá seguir esse caminho a pé, embora tendo em conta que toda a zona em redor da cascata é bastante escorregadia, pelo que deverá caminhar com cuidado.
4. Azenhas do Mar
Encontra-se em Colares e é uma autêntica obra-prima da arquitetura popular. Ao longo dos séculos, as casas foram sendo construídas num penhasco à beira-mar, resultando numa pequena aldeia de ruas íngremes e estreitas, que por vezes são apenas escadas em direção ao mar.
Em baixo, encontra uma pequena e convidativa piscina oceânica e, do lado sul da localidade, um miradouro de onde se pode apreciar todo o conjunto. Esta é uma das mais belas e carismáticas aldeias que pode descobrir perto de Lisboa.
5. Palácio de Monserrate
Foi mandado construir no século XIX por Sir Francis Cook, que se apaixonou pelo local. O palácio acabou por se tornar refúgio de escritores, sobretudo ingleses. Francis Cook mandou vir plantas de todo o mundo para o parque, existindo aqui espécies únicas em Portugal.
O palácio de estilo romântico conta também com diversas influências, incluindo árabes, dando origem a um dos locais mais belos de Sintra. Trata-se de uma visita obrigatória desta belíssima vila.
6. Parque e Palácio da Pena
Este palácio foi idealizado por D. Fernando II, sendo inicialmente apenas um projeto de reabilitação de um mosteiro em ruínas que ali existia. Mas o rei acabou por expandir a obra e criar assim um dos locais mais emblemáticos de Sintra (e mesmo de todo o país).
O parque que envolve o palácio merece também destaque, contando com locais belíssimos como a Cruz Alta, a Gruta do Monge, o Vale dos Lagos e o Chalet da Condessa d’Edla.
7. Convento dos Capuchos
Numa terra de palácios e edifícios exuberantes, o Convento dos Capuchos destaca-se pela sua simplicidade, não apresentando nenhum vestígio de luxo ou conforto. O espaço foi construído segundo os ideais franciscanos de pobreza.
Encontra-se em plena Serra de Sintra, fundindo-se na perfeição com a magnífica paisagem envolvente. O bosque que rodeia este convento, inicialmente mantido pelos frades que o habitavam, é hoje um dos mais notáveis de Sintra.
8. Pedra de Alvidrar
A praia da Adraga é conhecida por ser uma das mais bonitas da zona de Sintra, contando com diversos pontos de interesse como um rochedo, que mergulha no mar, as falésias e a gruta.
Subindo a falésia, pode encontrar o Fojo, uma cratera natural, e a Pedra de Alvidrar, que, apesar do seu difícil acesso, é conhecida pela sua grande beleza e por ser um paraíso para os pescadores mais destemidos da região.