Não há nada como fazer uma pequena escapadinha aos fins de semana ou quando existem feriados que nos permitem tirar uns dias de férias. Alguns dos melhores locais para uma escapadinha encontram-se no Alto Minho, local onde a tradição se mantém viva e podemos encontrar sítios ricos em história e calma.
Nesta região existe um pouco de tudo para quem a visita: aldeias históricas, vilas repletas de charme, cidades à beira-mar e até parques naturais ou zonas protegidas. E se há algo que cativa os turistas que visitam o Alto Minho é a sua autenticidade que se manifesta sobretudo na arte de bem receber e na gastronomia típica.
Aqui podemos encontrar sítios que sabem receber bem e que nunca desiludem quem os visita, e que nos deixam com vontade de regressar após cada viagem. Para que comece a planear a sua visita, deixamos-lhe alguns dos melhores locais para uma escapadinha no Alto Minho.
1. Viana do Castelo
Falar de Viana do Castelo é falar de rio, montanha e mar, tudo reunido numa só cidade. Este cenário conjuga-se na perfeição no cimo do Monte de Santa Luzia, em frente à Basílica, de onde terá uma vista maravilhosa sobre a cidade.
No seu centro histórico, encontrará também diversos pontos de interesse e, portanto, recomendamos-lhe que comece o seu percurso nos Paços Municipais e o termine já na zona ribeirinha, na Marina.
2. Valença
A principal atração desta localidade é a sua fortaleza, conhecida por ser uma das mais destacadas fortificações militares da Europa. Mas, ao contrário do que acontece noutros locais, o seu interior enche-se de vida e é bastante procurado pelo comércio tradicional ao ar livre.
Se procura um local para apreciar a paisagem envolvente, com vista para a Ponte Internacional sobre o Rio Minho, não deixe de visitar o Baluarte do Socorro, no extremo norte da Fortaleza.
3. Soajo
Esta aldeia típica tem sido alvo de projetos de recuperação nos últimos anos, e são cada vez mais as pessoas que recuperam as casas que possuem na localidade e as transformam numa segunda habitação ou turismo rural.
O local é muito conhecido pelos seus espigueiros, mas não podemos deixar de destacar o Largo do Eiró, com o seu peculiar pelourinho. Nas redondezas, pode encontrar o quase secreto Poço Negro, onde pode dar um refrescante mergulho nos dias de calor.
4. Branda da Aveleira
Este local, situado às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, foi usado durante séculos como residência temporária. Este pequeno aglomerado de casas esteve quase a desaparecer no século passado, mas acabou por ser recuperado para o turismo rural.
Todas as casas mantiveram a sua traça original, embora lhe tenham sido colocados os confortos a que hoje estamos habituados. Graças a essa recuperação cuidada, o local mantém a sua autenticidade.
5. Ponte de Lima
Existe muito para visitar e conhecer em Ponte de Lima, como a sua Igreja Matriz, de estilo gótico, e a sua Ponte Medieval. Na zona histórica, que tem vista para o rio, poderá encontrar locais como a Torre da Cadeia.
Não deixe de visitar também o Parque do Arnado, o Museu dos Terceiros e as Lagoas de Bertiandos, que se encontram nas proximidades. Descubra igualmente a maravilhosa gastronomia local num dos muitos restaurantes com vista para a zona ribeirinha.
6. Monção
Em Monção, poderá visitar o Palácio da Brejoeira, considerado um dos palácios mais bonitos do nosso país. O local foi construído em estilo neoclássico e tem planta em formato de L, contando com um lindo jardim na entrada.
Existem também 18 hectares de vinha, onde se produz o famoso vinho Alvarinho. Para além do palácio, poderá visitar locais como a Torre da Lapela, de estilo gótico, e as Termas de Monção, onde pode fazer tratamentos e usufruir das suas águas medicinais.
7. Arcos de Valdevez
Parte integrante do Parque Nacional da Peneda-Gerês, este é um dos maiores concelhos do nosso país. Não deixe de rumar aos principais pontos de interesse desta vila, como a sua ponte, seguindo depois caminho para locais como o conjunto de espigueiros do Soajo e os socalcos de Sistelo.
Não deixe também de conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, conhecido pelo seu longo escadório.
8. Ponte da Barca
Não deixe de visitar com tempo esta magnífica vila, percorrendo as suas ruas e atravessando a ponte medieval para passear também nas margens do rio Lima. Depois, nas proximidades, poderá descobrir Lindoso, conhecido pelo seu grande conjunto de espinheiros.
Caso seja um apreciador de aldeias de montanha, não pode também perder a aldeia de Ermida e de Germil, que se encontram em diferentes pontos da Serra Amarela.