Autêntico santuário da natureza em Portugal, o Parque Nacional da Peneda-Gerês tem diversos recantos a descobrir, que encantam todo o tipo de visitantes. Trata-se da área protegida mais importante do país e tem muitas maravilhas naturais para descobrir. Estende-se por 4 serras (Amarela, Soajo, Peneda e Gerês) e as suas paisagens cativam todos os turistas que aqui se deslocam em busca de contato com a natureza.
Alguns preferem conhecer as deslumbrantes cascatas, outros preferem fazer longas caminhadas na natureza, e outros preferem conhecer o dia-a-dia das populações que ainda habitam este recanto, até porque, nas aldeias do Gerês, podemos sentir a ligação das suas gentes à terra, à agricultura, aos animais e às estações do ano.
São aldeias históricas, típicas e tradicionais onde se conservam ainda muitas tradições. Uma delas é a transumância (que ainda se pratica em algumas localidades). Descubra algumas das aldeias mais bonitas do Gerês.
1. Lindoso
Esta aldeia é muito conhecida pelo seu castelo e pelo seu impressionante conjunto de mais de 60 espigueiros, que servem para guardar o milho e que são um testemunho vivo das tradições comunitárias desta localidade.
Além disso, poderá observar também uma pequena ponte medieval, diversas calçadas medievais, o castro de Cidadelhe, os moinhos de água de Parada ou as eiras comunitárias. Nas redondezas, encontra a deslumbrante paisagem da albufeira do Lindoso.
2. Val de Poldros
Esta localidade era uma branda, local onde os pastores guardavam o gado durante o verão, por aqui encontrar melhores pastagens nessa época. Não é de admirar, portanto, que Val de Poldros esteja repleta de abrigos para o gado.
Com o evoluir do tempo, as brandas acabaram por ser abandonadas. Em Val de Poldros resiste apenas um habitante, que tem, no entanto, a companhia frequente dos muitos turistas que aqui acorrem para conhecer a região.
3. Soajo
Esta aldeia típica é conhecida por ter sido recuperada a um bom ritmo nos últimos anos, assim como pelos seus espigueiros. Destacamos também a sua pequena praça central, o Largo do Eiró, no qual encontrará um peculiar pelourinho.
Nas redondezas do Soajo, pode descobrir o quase secreto Poço Negro, local de grande beleza onde poderá tomar uns refrescantes banhos durante os dias mais quentes do verão.
4. Castro Laboreiro
Tudo nesta aldeia respira história e tradição, por entre o seu castelo, que nos recorda batalhas antigas, pontes e igrejas medievais, e fornos e moinhos comunitários. É ainda possível visitar o Museu Etnográfico e o núcleo megalítico.
Grande parte das casas desta localidade foram recuperadas para turismo rural, mantendo a sua traça original. Para descobrir as redondezas, recomendamos-lhe o trilho castrejo, que tem 17 km, mas vale muito a pena.
5. Pitões das Júnias
Esta localidade, que se encontra na parte transmontana do Parque Nacional, é muito conhecida pelo seu fumeiro e pela sua gastronomia, mas também por albergar duas maravilhas cativantes.
A primeira é as ruínas do Mosteiro de Pitões das Júnias, local mágico onde antigamente habitavam os monges. A segunda é a cascata de Pitões das Júnias, acessíveis por um passadiço em madeira que desemboca num miradouro sobre a cascata.
6. Sistelo
Quem chega a esta região não consegue deixar de reparar nos seus socalcos, exemplo perfeito da comunhão entre os humanos e a paisagem envolvente. Mas, para além dos socalcos, existe muito para ver nesta aldeia, com destaque para o seu castelo (que, na verdade, é um pequeno palácio do século XIX).
Não deixe de percorrer os famosos passadiços que conduzem à aldeia ou de seguir pelo trilho das Brandas de Sistelo.
7. Fafião
Esta localidade encontra-se no concelho de Montalegre e é muito conhecida pela sua história ligada à presença do lobo na região. Aqui ainda se preservam alguns hábitos de vida comunitários, como a famosa vezeira, em que se reúne todo o gado dos pastores da aldeia para ser pastoreado em conjunto.
Não pode deixar de conhecer o Poço Verde, pequena lagoa de águas cristalinas onde se pode refrescar no verão.
8. Gavieira
Apesar de se encontrar mesmo ao lado do famoso Santuário da Nossa Senhora da Peneda e da sua fantástica cascata, que cai de uma altura de 30 metros, Gavieira é ainda pouco conhecida pelos turistas que acorrem ao Gerês.
Assim, se procura descobrir uma localidade típica longe da confusão dos visitantes, não deixe de percorrer com calma as ruas desta localidade, descobrindo todos os seus segredos.
9. Germil
A localidade é conhecida pelo seu Fojo do Lobo e pela Silha do Urso, construídas para lidar com as principais preocupações dos habitantes de Germil há algumas décadas atrás.
Mas, nesta aldeia, poderá também ver um relógio de sol, alguns espigueiros, moinhos medievais e uma pequena cascata, nos arredores. Não deixa de explorar as redondezas seguindo pelo trilho de Germil, percurso circular que segue pela Serra Amarela.
10. Aldeia de Pontes
Esta aldeia encontra-se desabitada há mais de 15 anos, mas está agora a ser totalmente recuperada para turismo rural, um projeto que, apesar de recente, tem atraído cada vez mais visitantes.
A partir desta aldeia saem 7 trilhos pedestres que pode usar para explorar a região, sendo que a maioria destes trilhos são pequenos e de dificuldade fácil, permitindo-lhe descobrir uma zona repleta de rios, pontes medievais e pequenas cascatas e lagoas.