Viajar é a forma perfeita de escaparmos da rotina e descansarmos um pouco dos problemas do dia-a-dia. Mas não é necessário fazer longos voos ou percorrer milhares de quilómetros para termos uma experiência única e relaxante, especialmente quando vivemos num país com tantos sítios de qualidade e beleza a descobrir. De norte a sul do país, não faltam sítios especiais que vale a pena conhecer na sua próxima escapadinha. Qual vai ser o seu próximo destino?
1. Guimarães
Esta cidade vai deixá-lo encantado, conservando uma grande beleza e dinâmica absolutamente únicas. Um dos seus grandes destaques é o seu centro histórico, recuperado de forma exemplar, e que é Património Mundial da UNESCO. Por aqui encontrará praças acolhedoras e apelativas esplanadas, que o convidam a desfrutar do seu tempo e descansar um pouco as pernas.
Há muito para ver nesta cidade, desde monumentos históricos, como o castelo e o Paço dos Duques de Bragança, aos testemunhos contemporâneos, como a Plataforma das Artes e da Criatividade, onde encontrará o Centro Internacional das Artes José de Guimarães. Por fim, ficará também completamente rendido à gastronomia, podendo encontrar todo o tipo de propostas na cidade.
2. Aveiro
É conhecida pelos canais que serpenteiam pela cidade, que lhe dão um aspeto curioso e muito do seu charme, mas a verdade é que Aveiro tem muito mais a oferecer do que os passeios de moliceiro (embora estes sejam uma experiência a não perder). Por exemplo, não deixe de percorrer a Rota da Arte Nova, para conhecer belíssimos edifícios desta corrente artística de inícios do século XX.
Aveiro é também conhecida pela sua tradição na cerâmica e na porcelana, e, por isso, recomendamos uma visita à fábrica da Vista Alegre e à Estação de Caminhos de Ferro, ricamente decorada com azulejos. No que toca à gastronomia, não podemos deixar de destacar os pratos de peixe e os doces, como os ovos moles e a tripa da Costa Nova.
3. Arouca
Durante a sua escapadinha de fim de semana em Arouca, não pode deixar de percorrer os famosos Passadiços do Paiva, percurso de 8 km que lhe vai permitir conhecer a abundante vegetação desta região e atravessar a maior ponte pedonal suspensa do mundo. Ao longo do caminho, encontra diversos pontos onde pode descansar ou até fazer um piquenique.
Mas existem outros pontos de interesse em Arouca, como o seu monumental mosteiro, que integra um Museu de Arte Sacra, ou o Memorial de Santo António, edificação do século XII, que se encontra na freguesia de Santa Eulália. Para recuperar forças entre passeios, não pode deixar de provar os famosos bifes de Alvarenga.
4. Piódão
Esta é uma das mais singulares Aldeias Históricas portuguesas, conhecida pelas suas habitações em xisto, que se dispõem em cascata na encosta. O seu casario, encrustado na Serra do Açor, encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público. Comece a sua visita à aldeia no Posto de Turismo, que partilha o espaço com o Núcleo Museológico da localidade.
Seguindo pelas suas ruas e ruelas, encontrará diversos pontos de interesse e edifícios que lhe chamarão a atenção, como a Capela de São pedro, a Capela das Almas, a Eira comunitária e a Fonte dos Algares. Destaque também para a Igreja Matriz, templo do século XVIII, que se destaca de tudo o resto por ser branco e azul.
5. Sintra
Nesta vila encontrará uma grande profusão de lugares, palácios e museus a visitar, que o farão embarcar numa viagem no tempo. Só no interior de Sintra, encontra dez monumentos nacionais, que se conjugam com a luxuriante natureza e as vistas panorâmicas que chegam até ao mar. Propomos-lhe que inicie as suas visitas no centro histórico, onde encontra muito para ver.
Depois, não deixe de conhecer o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional, a Quinta da Regaleira e o miradouro da Cruz Alta. Se é fã de caminhadas, combine estas visitas com os vários percursos que percorrem a Serra. Caso lhe sobre tempo, não deixe de ir até às Azenhas do Mar, pitoresca aldeia sobranceira ao Atlântico conhecida pela sua piscina oceânica.
6. Aldeia da Pedralva
Se procura uma experiência de turismo de aldeia inesquecível, não pode deixar de conhecer a Aldeia da Pedralva, recentemente recuperada de modo a oferecer aos visitantes uma genuína atmosfera rural. A localidade encontra-se na belíssima Costa Vicentina, conhecida por albergar algumas das mais bonitas praias da costa portuguesa.
As 24 casas de campo desta magnífica e típica aldeia estão disponíveis durante todo o ano, oferecendo diversos espaços e serviços em comum, como um café, um restaurante, uma piscina e um centro de atividades, que o ajudarão a tornar a sua escapadinha nesta região ainda mais divertida e enriquecedora.
Muito lindo, estarei lá