A pouco mais de 30 km de Lisboa, encontramos a Serra de Sintra, um pequeno paraíso natural que é perfeito para os amantes de caminhadas, até porque conta com diversos percursos pedestres devidamente marcados. É neste local que se podem encontrar alguns dos melhores trilhos de Portugal, com opções para todos os níveis de experiência, e que lhe vão permitir conhecer mais de perto as belezas naturais da Serra de Sintra. Deixamos-lhe alguns trilhos que não pode mesmo deixar de descobrir nesta zona.
1. Trilho da Peninha e Anta Adrenunes
Este percurso circular, de 13 km, tem início e fim no parque de estacionamento do Convento dos Capuchos, podendo também iniciar-se no parque de terra batida adjacente ao Convento da Peninha.
Para além de poder apreciar os luxuriantes bosques da Serra de Sintra e ter vistas incríveis para o Atlântico, poderá conhecer locais como a Anta Adrenunes, a capela da Nossa Senhora da Peninha e o Alto da Memória.
A grande maioria do trilho faz-se por uma estrada de terra batida, embora existam alguns pequenos troços fora da estrada que são um pouco mais exigentes, embora possam ser feitos por caminhantes menos experientes.
2. Trilho da Barragem do Rio de Mula e Pedra Amarela
É um trilho circular de 13,5 km, que também começa no parque de estacionamento do Convento dos Capuchos, mas que se desenvolve na sua totalidade por outra zona da Serra de Sintra. Os seus principais pontos de interesse são a barragem do Rio de Mula, a zona da Pedra Amarela, a Pedra Monge e o Alto da Memória.
Todo o caminho se desenvolve por uma estrada de terra batida, com a parte mais difícil a ser a longa subida entre a barragem do Rio de Mula e a Pedra Monge. Apesar de este trilho ser longo, o seu terreno é bom e o declive é pouco acentuado, o que o torna num bom caminho a percorrer com crianças.
3. Trilho das Pontes da Serra de Sintra
Este percurso circular, que tem sensivelmente 8,5 km de extensão, começa no parque de estacionamento da barragem do Rio de Mula. Metade do caminho vai-se desenvolver ao longo das margens do rio, por entre um denso bosque de acácias.
Terá também de atravessar cerca de 4 dezenas de vezes o rio, através de improvisadas pontes de madeira, que tornam a paisagem ainda mais cativante.
Recomendamos que percorra este trilho na primavera, por ser a altura em que o caudal do rio se encontra no seu melhor. Para além das pontes, destacamos também a Lagoa dos Mosqueiros, o local perfeito para descansar e fazer um piquenique.
4. Trilho da Praia da Ursa
O trilho não se desenvolve na Serra de Sintra, mas sim ao longo das falésias da costa de Sintra. No entanto, como se encontra a dois passos da Serra e está inserido no Parque Natural Sintra-Cascais, não resistimos a incluí-lo nesta lista. Este percurso de 3 km (ida e volta) vai-lhe permitir conhecer uma das praias selvagens mais sublimes do nosso país.
O trilho arranca ao lado do Cabo da Roca e, apesar de ser uma distância curta, trata-se de um percurso bastante exigente, especialmente nos últimos 400 metros, em que terá de descer uma sinuosa falésia para chegar ao areal. Escusado será dizer que todos os cuidados são poucos quando percorrer este maravilhoso trilho.