O Soajo, no concelho de Arcos de Valdevez, é conhecido pelo seu conjunto de 24 espigueiros de pedra granítica, mas este património, apesar de cativante, está muito longe de ser o seu único encanto. Afinal, a dois passos da vila, em plena Serra do Soajo, podemos encontrar algumas cascatas e lagoas paradisíacas, que parecem quase saídas de um postal.
Esta belíssima região está inserida no Parque Nacional Peneda Gerês e, portanto, a beleza da paisagem é garantida. Para onde quer que se desloque, irá encontrar bosques com árvores centenárias e, claro, fantásticas cascatas e lagoas (algumas delas quase secretas, outras nem por isso).
Algumas delas encontram-se próximas da estrada, e outras têm um acesso mais difícil, embora isto não seja, de todo, uma má notícia, porque lhe vai permitir descobrir trilhos de encantar. Assim, deixamos-lhe 5 cascatas e lagoas a descobrir na sua próxima visita ao Soajo.
1. Poço Negro do Soajo
As águas do rio Adrão esculpiram aqui uma lagoa de águas cristalinas, que é precedida de uma queda de água idílica. A complementar o cenário, temos uma envolvente natural apaixonante, um autêntico pedacinho do paraíso na terra, que nos permite ir a refrescantes mergulhos e estar em contato próximo com a natureza, num sítio que tem tudo para encantar os diversos visitantes que aqui acorrem.
Esta é uma das cascatas e lagoas de mais fácil acesso, encontrando-se a apenas 1 km dos famosos espigueiros. O facto de ser fácil dar com o Poço Negro faz com que esta seja uma das cascatas e lagoas com maior afluência de visitantes, especialmente durante os fins de semana de verão. Assim, se quiser ter a experiência de apreciar devidamente o local, recomendamos-lhe que planeie a sua visita para um dia de semana.
2. Cascata do Poço do Bento e Cascata do Poço das Canejas
Estes locais ficam mesmo ao lado um do outro, num profundo e remoto vale, e, para os conhecer, deverá fazer uma pequena caminhada, sendo que o esforço vale muito a pena para conhecer estas que são das cascatas e lagoas mais secretas do Soajo. Nelas, o rio Adrão poliu o granito até formar duas lagoas de um verde intenso e, ao longo do processo, formaram-se diversas quedas de água, que ajudam a tornar a paisagem ainda mais cativante.
Estas cascatas encontram-se a cerca de 2 km da vila do Soajo, com o trilho que lhes dá acesso a iniciar-se junto à ponte sobre o rio Adrão, na estrada que liga o Soajo e Cunhas. Este trilho tem cerca de 750 metros de extensão e não tem dificuldades de maior, sendo que a parte mais técnica é mesmo atravessar um pequeno ribeiro. Apesar de o trilho não se encontrar marcado, é muito fácil dar com as cascatas.
3. Cascatas do Rio Adrão
Se está à procura de um bom desafio e quer conhecer aquele que é um dos locais mais idílicos da Serra do Soajo, este é o sítio perfeito para si. Para visitar esta maravilha natural terá de seguir por um acesso que requer alguma perícia, mas o esforço vale muito a pena, porque será recompensado com uma das mais belas paisagens que alguma vez verá, autêntica obra de arte da natureza que nos fica na memória.
Para chegar às Cascatas do Soajo, terá de subir um escarpado monte que se encontra do lado direito do Poço das Canejas, descendo depois até ao rio Adrão. Este caminho não se encontra marcado, mas, como já foi trilhado por outros aventureiros, é relativamente fácil de seguir, apesar de o percurso em si ser algo exigente e até perigoso, pelo que se recomendam alguns cuidados durante a sua execução.
4. Lagoa do Poço das Mantas do Soajo
Encontra-se a pouco mais de 1 km do centro do Soajo, mas, mesmo assim, é dos locais mais desconhecidos da região. Este é um local de grande beleza, com um entorno maravilhoso, e é o cenário perfeito para um piquenique inesquecível após uns refrescantes mergulhos. Esta lagoa é igualmente um dos melhores locais no Soajo a visitar com crianças pequenas, devido às suas caraterísticas naturais.
Para ir até ao Poço das Mantas, deverá tomar a estrada asfaltada “Caminho da Costa Velha”, que se encontra ao lado do restaurante “Saber ao Borralho”. Ao longo de todo o percurso, que tem pouco mais de 1 km, encontrará placas indicativas deste local, pelo que não terá dificuldades em dar com ele. Junto ao mesmo, verá um parque de merendas, onde se encontram também alguns lugares de estacionamento.
5. Lagoa dos Druidas
Já não se encontra na Serra do Soajo, mas sim na vizinha Serra da Peneda, mas, como se encontra a pouco mais de 10 km da vila do Soajo, não resistimos a colocá-la nesta lista. Esta belíssima lagoa encontra-se num profundo vale, local de um entorno natural simplesmente maravilhoso, com um frondoso e verdejante bosque a rodear as belas quedas de água e os imponentes penedos, que têm mil e uma formas.
Para visitar esta lagoa, terá de seguir a pé, com o trilho mais curto a começar em Tibo, pequena aldeia da freguesia de Gavieira. Este trilho tem cerca de 5 km de extensão, mas, apesar de curta, esta é uma caminhada exigente, contando com um declive bastante acentuado (tem aproximadamente 400 metros de desnível acumulado). Mesmo assim, o esforço vai valer muito a pena quando der por si neste pequeno paraíso natural.