Donas de uma rara beleza, as termas ao ar livre da localidade de Torneiros vão-lhe permitir ir a banhos numa água bem quentinha e convidativa. O local parece quase uma piscina de dimensões enormes, que nos convida a relaxar por algumas horas. O local encontra-se ma zona de Los Lobios, na Galiza, perto da Serra do Xúrez (ou Gerês, como nós lhe chamamos).
Neste tranquilo lugar, para além das piscinas naturais, vai encontrar um rio de águas límpidas, onde poderá ir a banhos ao lado de pequenos peixes. Poderá igualmente usufruir de um parque de merendas e de diversos hotéis que se encontram nas redondezas, que lhe vão permitir descansar depois de um longo dia de mergulhos.
Mas já se indagou como é que as águas da piscina se mantêm quentes quando se encontram a céu aberto? Pode parecer estranho, mas não há uma razão concreta para que isto aconteça.
O fenómeno pode dever-se à fusão entre uma nascente de água com o curso do rio, embora existam outras teorias quanto a este fenómeno. Seja qual for a explicação, o que é certo é que aqui se encontra um paraíso natural único, que atrai diversos visitantes devido à sua peculiaridade.
Assim, quer faça chuva ou sol, quer esteja calor ou frio, a água naquele ponto é sempre convidativa e quentinha. Mais do que isso, o próprio leito do rio tem zonas quentes, frias e mornas.
E uma vez que se trata de águas termais, poderá desfrutar das propriedades pelas quais são reconhecidas, dizendo-se que são excelentes para combater o reumatismo e doenças de pele (e até as assaduras nos bebés).
E, se pensa que terá de gastar uma fortuna para desfrutar deste local, guardamos o melhor para o fim: o seu acesso é totalmente gratuito, para que todos possam usufruir livremente deste espaço.
Se está à procura de visitar Torneiros, recomendamos-lhe que tenha como referência as Caldas do Gerês, seguindo em direção à fronteira de Portela do Homem. Após cerca de três quilómetros, vai encontrar a famosa cascata da Portela do Homem, onde poderá atravessar a fronteira.
Ao fim de cerca de seis quilómetros, vai encontrar alguns milenares marcos e uma antiga estrada romana, que lhe permitirá seguir até Torneiros (não se preocupe, porque o caminho está devidamente indicado).
E, já que se encontra no Gerês, pode aproveitar a oportunidade para, depois de ir a banhos, explorar ainda mais esta magnífica envolvente natural. Bem perto, encontrará locais magníficos, como a cascata da Portela do Homem (que já referimos), a aldeia de Vilarinho das Furnas (que foi submersa pelas águas da barragem, mas da qual se podem ver ainda vestígios), a vila do Soajo (com o seu conjunto de espigueiros a atraírem diversos visitantes) e Pitões das Júnias, onde poderá conhecer uma magnífica cascata e um antigo mosteiro.
Por entre passeios e visitas, não poderá deixar de provar a gastronomia típica da região, conhecida por ser farta e saciante. Nela, destacam-se os enchidos e as carnes, acompanhados de coisas como o arroz e o pão típico da zona.
E, se tem um fraco por doces, não se preocupe, porque as opções não o irão desiludir. Assim, não faltarão oportunidades de desfrutar de uma boa conversa, regada com vinho e pratos típicos.
Visitar Torneiros e as suas águas quentes são o mote perfeito para um dia bem passado entre Portugal e Espanha, descobrindo as maravilhas naturais de uma região belíssima, que tem de tudo um pouco para agradar aos muitos visitantes que aqui acorrem, para ver todas estas particularidades e beleza de perto.