O Porto é uma cidade fantástica e com muito para oferecer aos visitantes, contando com diversos monumentos e espaços culturais de relevo. No entanto, por vezes sabe bem sair da cidade e descobrir outros destinos e paisagens, para se passar um dia ou fim de semana diferentes.
Felizmente, perto da Invicta existem diversos locais interessantes a visitar, sem que para isso tenha que gastar muito. Assim, deixamos-lhe alguns locais fantásticos a menos de 1 hora da cidade do Porto, para que comece a planear a sua próxima escapadinha.
1. Arouca
Esta encantadora vila encontra-se no distrito de Aveiro, por entre as serras da Freita e de Montemuro. Se procura natureza, aventura e cultura, esta é a localidade perfeita para si.
Aqui poderá visitar o mosteiro de Arouca, monumento nacional, ou conhecer o Parque das Serras do Arouca, onde encontrará paisagens deslumbrantes e recantos encantadores, como a Frecha da Mizarela (a maior queda de água de Portugal continental) ou os Passadiços do Paiva (que têm 8 km de extensão). A gastronomia local é à base de carne arouquesa, castanhas e doces conventuais.
2. Braga
Conhecida como a capital do Minho e a cidade dos arcebispos, nesta cidade respira-se história e cultura. Não poderá deixar de visitar o centro histórico de Braga, onde se destacam a Sé Catedral, o Palácio dos Biscainhos ou o Museu dos Biscainhos.
Poderá também conhecer o santuário do Bom Jesus do Monte, ex-libris da cidade, conhecido pela sua escadaria monumental e pelo seu elevador movido a água. No que toca à gastronomia, esta é muito à base de bacalhau, rojões, vinho verde e doces típicos, como o pudim Abade de Priscos.
3. Vila Nova de Cerveira
Esta vila, que se encontra na margem esquerda do rio Minho, faz fronteira com Espanha e é a escapadinha ideal para todos os que procuram um maior contato com a natureza e as tradições locais. Aqui poderá visitar o castelo, datado do século XIV, que hoje alberga o Museu Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Poderá também visitar a Bienal Internacional de Arte de Cerveira, evento que reúne obras de artistas nacionais e internacionais. A gastronomia local é a base de peixe do rio, como a lampreia e o sável, sempre bem acompanhada pelos vinhos da região.
4. Guimarães
Esta cidade é conhecida por ser a escapadinha ideal para todos os que gostam de história, cultura e romantismo. Não deixe de visitar o seu centro histórico, que é Património Mundial da UNESCO, e onde se destacam o castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança e a igreja de São Miguel do Castelo.
Passeando pela Rua de Santa Maria, encontrará diversas lojas, cafés, restaurantes e bares. Na gastronomia local, maioritariamente à base de carne, destacam-se pratos como o rojão à moda do Minho ou o bacalhau à Zé do Pipo.
5. Aveiro
Esta cidade é conhecida por ter uma rede de canais que a atravessam e que podem ser percorridos nos barcos típicos, chamados moliceiros. No seu centro histórico, destacam-se locais como a Sé Catedral, o Museu de Aveiro e a Casa-Museu Art Nouveau.
Terá também a oportunidade de explorar a Ria de Aveiro, ecossistema único com uma grande diversidade de fauna e flora. Na gastronomia local, poderá provar pratos como a caldeirada de enguias ou as ovas de bacalhau, e, no que toca aos doces, não pode deixar de saborear os famosos ovos moles de Aveiro.
6. Vila do Conde
Esta cidade situa-se na costa norte do nosso país e tem uma forte ligação à cultura e ao mar. Aqui poderá desfrutar de um areal extenso, que lhe proporciona diversas opções de desportos náuticos e lazer. No centro histórico, encontrará locais como o mosteiro de Santa Clara, a Igreja Matriz e o Museu das Rendas de Bilros.
Se fizer um passeio pela Avenida Brasil, que liga Vila do Conde à Póvoa de Varzim, vai passar por locais como a Fortaleza de São João Baptista e o aqueduto de Santa Clara. Na gastronomia, destacam-se pratos como a pescada à poveira e as amêijoas à Bulhão Pato.
7. Lamego
Esta cidade do distrito de Viseu tem uma história e uma cultura muito ricas e diversificadas, sendo uma boa escapadinha para quem gosta de vinho, natureza e gastronomia.
O seu ex-libris é o santuário de Nossa Senhora dos Remédios, que conta com uma vista panorâmica incrível, mas poderá visitar também o seu centro histórico, onde se destacam a Sé Catedral, o Museu de Lamego e o castelo. A gastronomia local é muito à base de carne e enchidos, contando com pratos como o cabrito assado e os rojões à moda de Lamego.
8. Gerês
Se quer ter um contato mais direto com a natureza e com as tradições rurais, esta é a escapadinha perfeita para si. Aqui poderá fazer diversas caminhadas ou passeios de bicicleta ao longo de maravilhosos trilhos, descobrindo paisagens e recantos como a cascata do Arado, a Mata da Albergaria ou o miradouro da Pedra Bela.
Encontrará também diversas praias fluviais e aldeias típicas que não pode mesmo deixar de conhecer e explorar com calma. A gastronomia local é à base de carne barrosã, mel e broa de milho.
9. Amarante
Esta cidade do distrito do Porto é um sítio perfeito para quem gosta de arte, gastronomia e natureza. No seu centro histórico, destacam-se a Igreja e o Museu de São Gonçalo, santo casamenteiro que é patrono da localidade.
Poderá também visitar a Fundação Amadeo de Souza-Cardoso, onde pode descobrir obras deste pintor modernista, que aqui nasceu. Na gastronomia local, muito à base de carne, poderá provar pratos como o cabrito assado ou a posta à amarantina. Não deixe também de saborear os famosos doces de São Gonçalo.
10. Viana do Castelo
Esta cidade costeira do Norte do nosso país tem uma forte ligação ao mar e à cultura. Para além do extenso areal, poderá desfrutar de locais como a Sé Catedral, o Museu do Traje ou a Casa dos Nichos.
Não deixe também de conhecer o santuário de Santa Luzia, com uma arquitetura neorromânica e uma vista panorâmica incrível sobre a cidade e o mar. A gastronomia de Viana é muita à base de peixe fresco e marisco, como o provam pratos como o bacalhau à vianense ou as sardinhas assadas. Não deixe também de provar as famosas bolas de berlim da Natário.