É verdade que Lisboa, a capital portuguesa, é uma cidade que tem muito para oferecer aos viajantes que a procuram, mas é igualmente verdade que, por vezes, sabe bem sair e descobrir novos lugares, sem que para isso se tenha que ir muito longe.
Felizmente, perto de Lisboa, existem muitos destinos imperdíveis para visitar, ideais para uma escapadinha de fim de semana ou para um dia diferente em família, com amigos ou a dois. Assim, deixamos-lhe 10 fantásticas sugestões a não perder, a menos de uma hora de Lisboa.
1. Sintra
Esta vila, Património Mundial da UNESCO, parece quase saída de um conto de fadas, contando com uma riqueza histórica e cultural que impressiona. Por aqui poderá visitar deslumbrantes palácios, como o da Pena, de Monserrate e da Regaleira, ou explorar monumentos como o Castelo dos Mouros, a Quinta da Ribafria ou o Convento dos Capuchos.
Passeando pelo seu centro histórico, encontrará lojas, restaurantes, cafés e o Palácio Nacional de Sintra. Por fim, não deixe de provar as maravilhas gastronómicas da região, como as queijadas e os travesseiros.
2. Cascais
Esta é uma vila cosmopolita e elegante, que foi em tempos destino de veraneio de reis e aristocratas. Hoje, é ainda o local perfeito para quem gosta de praia, cultura e animação, contando com um areal extenso e diversas opções de desportos náuticos e lazer. No seu centro histórico, destacam-se a Cidadela, o Museu do Mar e a Casa das Histórias Paula Rego.
Não deixe de passear pela Avenida Marginal, que liga Cascais a Lisboa e passa por locais como o Estoril, o Guincho ou o Cabo da Roca. No que toca à gastronomia, os pratos são muito à base de peixe fresco e marisco.
3. Sesimbra
Esta vila piscatória encontra-se na costa sul do Tejo e tem muito para oferecer a quem a visita. É um local perfeito para quem procura sol, mar e natureza, podendo desfrutar das suas praias, que são reconhecidas pelas suas ondas perfeitas para a prática de surf.
No que toca ao património histórico e cultural desta vila, não podemos deixar de destacar o castelo de Sesimbra, a Igreja Matriz e o Forte do Cavalo. A gastronomia local é muito à base de peixe fresco e marisco, mas encontra opções para todos os gostos.
4. Torres Vedras
Esta é uma cidade do distrito de Lisboa que conta com uma história e cultura de uma grande riqueza e diversidade. É o local perfeito para quem gosta de gastronomia, património e natureza. No seu centro histórico, destacam-se a igreja de Santo André e o museu municipal Leonel Trindade.
Poderá também visitar as famosas Linhas de Torres Vedras, um conjunto de fortificações construído durante as invasões francesas, de modo a travar o avanço do inimigo. Na sua gastronomia, não deixe de provar os pastéis de feijão ou os torresmos do céu.
5. Caldas da Rainha
Esta cidade do distrito de Leiria é muito conhecida pela sua tradição termal e cerâmica, sendo a escapadinha perfeita para quem está à procura de relaxamento, cultura e diversão. Por aqui poderá visitar o parque Dom Carlos I, espaço de lazer onde vai poder ver o Hospital Termal, o mais antigo do mundo ainda em funcionamento.
Poderá também visitar o Museu do Hospital e das Caldas, o Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica, que conta com obras de Rafael Bordalo Pinheiro. Não se esqueça de provar as famosas cavacas ou as trouxas de ovos.
6. Aldeia da Mata Pequena
Esta é uma aldeia típica, que se encontra no concelho de Mafra e que foi cuidadosamente recuperada, de modo a respeitar a arquitetura tradicional e o ambiente rural que aqui se vive. Assim, esta é a escapadinha perfeita para todos aqueles que procuram um contato mais direto com a natureza e conhecer melhor as tradições rurais.
Poderá ficar alojado numa das casas disponíveis na aldeia, que se encontram equipadas com todas as comodidades modernas. Nos arredores da povoação, poderá encontrar paisagens deslumbrantes e recantos encantadores.
7. Óbidos
Esta vila medieval, que se encontra no distrito de Leiria, é um dos destinos mais populares no nosso país, e é a escapadinha ideal para todos aqueles que gostam de história, cultura, romantismo e literatura. Poderá visitar o Castelo de Óbidos, a igreja de Santa Maria ou o aqueduto da Usseira, entre outros locais de interesse.
Passeando pelas muralhas da vila, poderá apreciar uma vista panorâmica sobre as ruas floridas e os telhados brancos. Antes de ir embora, não pode deixar de provar a ginjinha de Óbidos, típico licor feito com ginja e aguardente.
8. Serra da Arrábida
Este parque natural, que se encontra na península de Setúbal, conta com uma beleza natural, única e diversificada, sendo o sítio ideal para quem procura natureza, aventura e relaxamento. Por aqui poderá fazer caminhadas ou passeios de bicicleta por trilhos encantadores, que percorrem as paisagens da serra.
Poderá também desfrutar de praias paradisíacas, como a praia do Portinho da Arrábida ou a praia dos Galapinhos. Não deixe também de visitar o Convento da Arrábida, monumento histórico que se encontra num local privilegiado sobre o mar.
9. Alcochete
É uma vila situada na margem sul do Tejo, e que é a escapadinha ideal para todos os que procuram tranquilidade e um contato próximo com a natureza e as tradições locais. Por aqui poderá desfrutar de uma vista única sobre o rio e a cidade de Lisboa, que pode ser alcançada em poucos minutos.
Visitando o seu centro histórico, poderá encontrar locais como a Igreja Matriz, o Museu do Sal e o Largo de São João. No que à gastronomia local diz respeito, esta é muito à base de peixe fresco e marisco, com destaque para a caldeirada à fragateira e para as enguias fritas.
10. Seixal
É uma cidade que se encontra na margem sul do Tejo e que tem uma forte identidade cultural, assim como uma história fortemente ligada ao rio e à indústria naval. Por aqui poderá visitar o Núcleo Naval do Seixal, onde poderá conhecer a história da construção naval e ver de perto embarcações tradicionais como o varino Amoroso ou o cacilheiro Baía do Seixal.
Poderá também conhecer locais como o Ecomuseu Municipal do Seixal, a baía do Seixal ou o Parque Urbano da Quinta dos Franceses. Na gastronomia, não deixe de provar a sopa de cação e as amêijoas à Bulhão Pato.