Nos arredores de Lisboa, e a uma curta distância de carro, podemos encontrar aldeias quase paradas no tempo, que preservam a maior parte da sua traça original e das suas tradições. Apesar de se encontrarem perto da capital portuguesa, são os locais perfeitos para fugir às correrias do quotidiano das grandes cidades, permitindo-lhe um maior contato com a natureza.
Algumas destas aldeias estavam completamente ao abandono mas foram recuperadas para turismo rural e hoje podem ser alugadas por quem deseja sentir o pulsar do campo bem perto da grande cidade. Aqui pode também desfrutar de uma boa gastronomia, caminhar por trilhos e percursos pedestres oficiais e presenciar tradições seculares que os seus habitantes teimam em manter vivas.
Em um ou dois dias, poderá percorrer cada uma delas e conhecer os seus encantos e, portanto, estas são ótimas sugestões para uma escapadinha de fim de semana. Para que comece a preparar a sua visita, mostramos-lhe 5 das aldeias mais pitorescas que pode conhecer perto de Lisboa.
1. Escaroupim
Esta típica aldeia piscatória encontra-se em pleno coração do Ribatejo, e a sua origem remonta aos anos 30 do século passado, altura em que os pescadores da praia da Vieira se deslocavam frequentemente até aqui para pescar durante o inverno.
Algumas pessoas acabaram por se fixar definitivamente, construindo pequenas casas assentes em estacas de madeira, o que resultou numa pitoresca aldeia, repleta de detalhes encantadores.
2. Brotas
Apesar desta aldeia ficar já na fronteira com o Ribatejo, o local tem uma essência genuinamente alentejana, sendo uma das aldeias mais típicas da região. Brotas encanta os visitantes com as suas casas caiadas de branco, com as típicas faixas azuis e um risco colorido sobre as ombreiras e portadas.
Não deixe de passear pelas suas ruas com calma, apreciando todos os detalhes. Depois, visite uma das suas principais atrações, o santuário de Nossa Senhora das Brotas.
3. Santa Susana
Esta é a aldeia onde, segundo a tradição oral, se começaram a pintar as faixas das casas com a cor azul. Aliás, é por essa razão que essa cor se chama azul de Santa Susana.
Para além das suas casas típicas, poderá encontrar diversas atrações passeando pelas suas ruas. Irá chegar com facilidade ao cruzeiro, à Igreja Matriz e ao largo central da aldeia., onde os moradores se reúnem a conversar para passar o tempo.
4. Aldeia Galega da Merceana
Para chegar até esta típica aldeia da zona Oeste, terá de viajar por campos bucólicos e ondulados, típicos da zona saloia. Esta é uma região onde abundam vinhedos e pomares, assim como aldeias nos pequenos outeiros, como é o caso da Aldeia Galega da Merceana.
Aqui encontrará uma arquitetura típica, de casas brancas e ruelas pequenas e desordenadas, embora a aldeia tenha pormenores que nos indicam que teve um passado mais glorioso.
5. Aldeia da Mata Pequena
Por entre os montes e vales da região saloia, encontramos este pequeno povoado rural, que conta com uma dúzia de habitações. As suas casas, que não eram mais do que ruínas, foram rigorosamente recuperadas e são simples, rústicas e pequenas, apesar de serem muito acolhedoras.
Hoje, o local é um turismo rural, que se encontra na zona perfeita para servir de base à exploração da região envolvente, onde se destacam locais como Mafra, Sintra e Ericeira.