São poucas as regiões de Portugal que se podem orgulhar de conseguirem manter vivas as suas tradições de uma forma tão intensa e genuína como a Serra da Estrela. Nas aldeias típicas, os seus habitantes mais velhos teimam em não esquecer a cultura e hábitos dos seus antepassados, como as tradições agrícolas, as festividades e a tecelagem, entre outros exemplos.
Assim, o que se gerou a partir do isolamento é hoje um motivo de orgulho e uma bandeira da região. Toda esta tipicidade é ainda visível na arquitetura simples mas encantadora destas pequenas aldeias. E, claro, também é notória na sua excelente gastronomia, com especial destaque para os assados no forno e para os doces tradicionais.
Além de tudo isto, pode ainda desfrutar de um mergulho refrescante nas muitas praias fluviais da região e conhecer os arredores destas localidades percorrendo trilhos e percursos pedestres. Para que possa descobrir mais de perto estas vivências tão genuínas, deixamos-lhe algumas aldeias a não perder na Serra da Estrela.
1. Folgosinho
É considerada uma das mais bonitas aldeias da Serra da Estrela, sendo também uma das mais carismáticas e pitorescas. A juntar ao seu encanto, o local encontra-se repleto de património e lendas, que ainda hoje são repetidas.
Os séculos de isolamento a que esteve sujeita acabaram por moldar a população, e, apesar de a modernidade aqui ter chegado, ainda se podem ver os rebanhos a ir para o pasto e as mulheres a irem buscar água às fontes.
2. Cabeça
Nesta pitoresca aldeia, o xisto é rei e senhor, estando muito presente nas casas, que se destacam na paisagem de elevações graníticas. A povoação tem uma história muito ligada ao cultivo dos campos em socalcos e à atividade pastorícia.
Para além do seu património arquitetónico, cultural e natural, Cabeça, é também conhecida como “Aldeia Natal”, já que a tradição dita que, nestas festividades, as ruas da aldeia sejam enfeitadas com materiais naturais e com leds.
3. Linhares da Beira
Esta é uma aldeia medieval que, apesar de ter sido fundada no século XII, conta ainda hoje com um património arquitetónico muito rico, com especial destaque para o seu castelo, que tem uma vista soberba para o Mondego.
Em Linhares da Beira, as tradições ainda se mantêm vivas e fazem parte da vida dos habitantes, sendo ainda possível ver senhoras a lavar a roupa suja nas margens do rio ou a irem buscar água às fontes.
4. Vide
Esta aldeia especial faz a transição entre a Serra da Estrela e a Serra do Açor, mundos diferentes que se refletem nesta aldeia de casas de xisto, que convivem lado a lado com a dureza do granito.
Antigamente, toda a aldeia era feita inteiramente em xisto, mas, com a emigração dos anos 50 do século XX, a população começou a pintar as suas casas de branco. Apesar disso, nos últimos tempos, foram recuperadas diversas casas, de modo a manter a sua traça original.
5. Verdelhos
Esta aldeia encontra-se em pleno Parque Natural da Serra da Estrela e, como indica o seu nome, é dominada pelo verde. Assim, se aprecia turismo de natureza, caminhadas e mergulhos em águas frescas, este é o local perfeito para si.
Para além das duas praias fluviais e de um parque de campismo que se encontram perto da aldeia, poderá percorrer diversos trilhos pedestres, que lhe permitirão explorar os arredores.
6. Videmonte
Apesar de ser uma pequena aldeia de montanha com menos de 1000 habitantes, este é um local cheio de energia e que tem imensas coisas a visitar. Não deixe de caminhar pelas suas ruas com calma, apreciando cada detalhe e aproveitando para conversar com os simpáticos habitantes.
Por entre as suas casas, poderá encontrar facilmente locais como capelas, igrejas, fontanários e até alguns pequenos lagos.