O português é uma língua rica e diversa, que se espalhou pelo mundo através dos descobrimentos e das colonizações. No Brasil, a língua portuguesa sofreu influências de várias línguas indígenas, africanas e europeias, criando uma variante própria que se distingue do português europeu em vários aspectos.
Algumas dessas diferenças são evidentes no vocabulário, onde encontramos palavras de origem brasileira que foram incorporadas na língua portuguesa falada em Portugal. Neste artigo, vamos conhecer algumas dessas palavras, que revelam um pouco da história e da cultura do Brasil.
1. Abacaxi
A palavra abacaxi vem do tupi i’bá ká’ti, que significa “fruto que exala cheiro agradável”. O abacaxi é um fruto tropical que se tornou um símbolo do Brasil, tanto pela sua aparência como pelo seu sabor.
Em Portugal, o abacaxi também é chamado de ananás, que vem do guarani naná, mas essa palavra costuma ser usada para designar os frutos de menor qualidade ou de variedades menos conhecidas.
2. Arara
A palavra arara vem do tupi a’rara, que imita o som que essas aves fazem. As araras são pássaros coloridos e inteligentes, que vivem nas florestas tropicais da América do Sul.
Alimentam-se de frutos, sementes e até mesmo de argila, que ajuda a neutralizar as toxinas de alguns alimentos. As araras são muito apreciadas como animais de estimação, mas também sofrem com a caça ilegal e a destruição do seu habitat.
3. Bagunça
A palavra bagunça vem do quimbundo kufunga, que significa “fechar” ou “amarrar”. No Brasil, bagunça significa “desordem”, “confusão” ou “diversão”.
É uma palavra muito usada no cotidiano para descrever situações caóticas ou divertidas, como uma festa, uma brincadeira ou uma discussão. Em Portugal, bagunça também é usada com o mesmo sentido, mas é considerada uma palavra informal e coloquial.
4. Cafuné
A palavra cafuné vem do quimbundo kifumate, que significa “carícia na cabeça”. O cafuné é um gesto de afeto que consiste em passar a mão pelos cabelos de alguém, fazendo uma massagem suave no couro cabeludo.
É uma forma de demonstrar carinho, conforto ou admiração por alguém. O cafuné é muito comum entre casais, pais e filhos ou amigos íntimos. Em Portugal, cafuné também é usado com o mesmo sentido, mas é mais frequente o uso da palavra mimo.
5. Caju
A palavra caju vem do tupi aca-iú, que significa “fruto amarelo”. O caju é um fruto típico do nordeste brasileiro, que se destaca pela sua forma peculiar: o fruto propriamente dito é uma castanha dura e oleaginosa, que fica na ponta de um pedúnculo carnoso e suculento chamado de pseudofruto.
O caju é rico em vitamina C e ferro, e pode ser consumido ao natural ou em sumos, doces ou licores. A castanha do caju também é muito apreciada como aperitivo ou ingrediente culinário. Em Portugal, caju também é usado com o mesmo sentido.
6. Canoa
A palavra canoa vem do aruaque kanawa, que significa “barco”. A canoa é uma embarcação leve e estreita, feita de madeira ou outro material flexível, que se move com a ajuda de remos ou velas.
Foi inventada pelos povos indígenas da América do Sul, que a usavam para navegar pelos rios e lagos da região. Posteriormente, foi adotada pelos colonizadores europeus, que a usaram para explorar e transportar mercadorias.
7. Capoeira
A palavra capoeira vem do tupi ka’a puera, que significa “mato que foi cortado”. A capoeira é uma manifestação cultural brasileira que mistura arte marcial, dança, música e filosofia. Surgiu no século XVII, como uma forma de resistência dos escravos africanos contra a opressão dos senhores de engenho.
Caracteriza-se pelos movimentos ágeis e acrobáticos, que são acompanhados por instrumentos musicais como o berimbau, o pandeiro e o atabaque. É considerada um patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.
8. Carioca
A palavra carioca vem do tupi kari’oka, que significa “casa do homem branco”. O termo carioca era usado pelos índios para se referir aos portugueses que viviam na cidade do Rio de Janeiro, fundada em 1565.
Com o tempo, o termo passou a designar os próprios habitantes da cidade, que se orgulham da sua cultura e do seu estilo de vida. O carioca é conhecido pela sua simpatia, alegria e irreverência, além de ser um grande apreciador da praia, do samba e do futebol.
9. Jacaré
A palavra jacaré vem do tupi îakaré, que significa “aquele que tem a forma de um galho”. Trata-se de um réptil semiaquático que vive nas regiões tropicais e subtropicais da América do Sul e Central.
Alimenta-se de peixes, aves, mamíferos e até mesmo de outros jacarés. Tem uma pele grossa e escamosa, que serve de proteção contra os predadores e as variações de temperatura. Pode medir até 6 metros de comprimento e pesar até 1 tonelada.
10. Mandioca
A palavra mandioca vem do tupi mani-oka, que significa “casa de mani”. Trata-se de uma planta originária da América do Sul, que produz uma raiz tuberosa rica em amido.
A mandioca é um alimento básico para muitos povos indígenas e africanos, que a consomem cozida, frita ou transformada em farinha. Também é usada na produção de bebidas alcoólicas como a cachaça e o tiquira.
11. Maracujá
A palavra maracujá vem do tupi mara kuya, que significa “fruto que serve”. Trata-se de um fruto tropical que se destaca pela sua polpa ácida e aromática, envolvida por uma casca dura e amarela ou roxa.
O maracujá é rico em vitamina C e antioxidantes, e tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Pode ser consumido ao natural ou em sumos, doces ou gelados.
12. Tapioca
A palavra tapioca vem do tupi tipi’oka, que significa “coágulo”. Trata-se de um alimento feito a partir da fécula extraída da mandioca, que é hidratada e aquecida numa frigideira até formar uma massa fina e elástica.
A tapioca pode ser recheada com diversos ingredientes salgados ou doces, como queijo, carne, frango, chocolate ou coco. É um alimento típico do nordeste brasileiro, mas também é consumido em outras regiões do país e do mundo.