A língua portuguesa é uma entidade viva, que se transforma e se adapta às mudanças históricas, culturais e sociais dos falantes. Por isso, muitas palavras que usamos hoje em dia não tinham o mesmo significado no passado, ou até mesmo tinham um sentido oposto ao atual.
Essas mudanças de sentido podem ocorrer por diversos fatores, como o contato com outras línguas, a influência da tecnologia, a ironia, a metáfora, a analogia, entre outros. Neste artigo, vamos apresentar 10 exemplos de palavras que mudaram de sentido na língua portuguesa e explicar como e por que isso aconteceu. Vamos lá?
1. Armário
Já pensou que armário devia ser um lugar para guardar armas? Pois era, essa era a origem da palavra, que veio do latim armarium, com esse sentido.
Mas ainda no latim, a palavra teve o seu sentido alargado para designar qualquer móvel ou compartimento onde se guardavam objectos variados, como loiças, livros, roupas, etc. Hoje em dia, usamos armário para nos referirmos a esses móveis fechados com portas e prateleiras.
2. Bizarro
Hoje em dia, usamos bizarro para descrever algo ou alguém que é estranho, invulgar, extravagante ou peculiar. Mas sabia que esta palavra já teve um significado positivo?
Na sua origem, bizarro significava corajoso, valente ou ousado. Esta palavra veio do italiano bizzarro, que tinha esse sentido. A mudança de significado ocorreu por influência do francês bizarre, que já tinha o sentido negativo de estranho ou grotesco.
3. Preservativo
Preservativo é uma palavra que hoje em dia está muito associada a um método contraceptivo usado para evitar gravidezes indesejadas e doenças sexualmente transmissíveis. Mas esta palavra não nasceu com esse sentido. Preservativo vem de preservar, que significa conservar, proteger ou manter algo.
Originalmente, preservativo era usado para se referir a qualquer substância ou processo que tinha a função de conservar ou preservar algo, especialmente alimentos ou outros produtos.
4. Carregador
Carregador é outra palavra que mudou de sentido por causa da tecnologia. Antigamente, carregador era usado para se referir a uma pessoa ou animal que carregava ou transportava cargas pesadas, como mercadorias, bagagens ou outros objectos.
Com o avanço da tecnologia, carregador passou a ser usado para se referir a um dispositivo electrónico que fornece energia a outros dispositivos, como telemóveis, portáteis ou tablets.
5. Autópsia
Autópsia é uma palavra que tem origem no grego antigo, onde autós significa próprio e ópsia significa exame ou observação. Assim sendo, autópsia era usada para se referir a um exame ou observação que uma pessoa fazia a si mesma.
Hoje em dia, esta palavra é usada para se referir a um exame post-mortem, ou seja, uma análise realizada num cadáver com o objectivo de determinar a causa da morte. A palavra correcta para designar este tipo de exame é necropsia, que vem do grego necro (morte) + ópsia (exame).
6. Gravata
Gravata é uma peça de vestuário masculino que consiste numa tira de tecido que se coloca à volta do pescoço e se prende com um nó à frente da camisa. Mas sabe de onde vem esta palavra?
Gravata vem do francês cravate, que por sua vez vem do termo croate (croata). Isto porque os soldados croatas usavam um lenço atado no pescoço como parte do seu uniforme militar no século XVII. Esse lenço chamou a atenção dos franceses, que o adoptaram como um acessório de moda e o batizaram de cravate.
7. Esquisito
Esquisito é uma palavra que hoje em dia usamos para descrever algo ou alguém que é estranho, fora do comum, anormal ou diferente. Mas esta palavra já teve um sentido positivo no passado.
Esquisito vem do latim exquisitus, que significava escolhido, selecionado, refinado ou excelente. Esta palavra era usada para elogiar algo ou alguém que se destacava pela qualidade ou pelo bom gosto.
8. Idiota
Idiota é uma palavra que hoje em dia usamos para insultar alguém que consideramos ignorante, estúpido ou sem noção. Mas esta palavra não nasceu com esse sentido. Idiota vem do grego idiotes, que significava pessoa privada, leiga ou comum.
Esta palavra era usada para se referir aos cidadãos que não participavam da vida pública ou política da Grécia Antiga, por falta de interesse ou de capacidade. Com o tempo, a palavra adquiriu um sentido pejorativo de pessoa ignorante ou incapaz.
9. Saudade
Saudade é uma palavra que hoje em dia usamos para expressar o sentimento de falta ou desejo de algo ou alguém que está ausente ou distante. Mas esta palavra já teve um sentido mais negativo e doloroso no passado.
Saudade vem do latim solitas, solitatis, que significava solidão ou isolamento. Assim sendo, saudade era usado para se referir a um estado de tristeza, angústia ou sofrimento causado pela separação ou pela perda de algo ou alguém.
10. Rato
Rato vem do latim rattus, que era o nome dado a um tipo de roedor. Continua a ter o mesmo sentido mas, graças à evolução da tecnologia dos últimos anos, cada vez mais associamos esta palavra ao rato que utilizamos para trabalhar no computador.