Portugal é um país com uma grande riqueza histórica e cultural, contando com tradições que ainda hoje vivem em nós e com um património arquitetónico e artístico que reflete a nossa identidade ao longo dos séculos. Por entre os muitos tesouros de Portugal, destacam-se as suas vilas medievais, com o seu charme e beleza de épocas passadas a permitir-nos fazer uma viagem no tempo.
Estas vilas medievais são construções fortificadas que se desenvolveram entre os séculos XII e XVI, e foram palco de importantes acontecimentos históricos, como tratados, batalhas, casamentos reais e revoltas populares.
Para que possa descobrir locais com uma atmosfera única e cativante, deixamos-lhe algumas vilas medievais que tem mesmo de conhecer.
1. Óbidos
Situada na região centro-oeste do nosso país, a cerca de 1 hora de Lisboa, esta é uma das vilas medievais mais famosas de Portugal. O local é conhecido pelo seu castelo, de onde sai uma muralha com 1,5 km.
Entre as muralhas encontrará um labirinto de ruas estreitas, casas caiadas de branco, pórticos manuelinos, fontes barrocas, igrejas góticas e renascentistas, e até um pelourinho manuelino. Não deixe de apreciar a paisagem circundante a partir das muralhas.
2. Monsaraz
No alto de uma colina alentejana, junto à fronteira com Espanha, podemos encontrar esta magnífica vila medieval, com uma vista privilegiada sobre o rio Guadiana e sobre a albufeira do Alqueva, o maior lago artificial da Europa.
Monsaraz é conhecida pelas suas casas de xisto e cal, pelas suas ruas empedradas, pelas suas igrejas românicas e góticas, pelo pelourinho manuelino e pelo seu castelo. A partir do alto das muralhas, poderá apreciar uma magnífica e típica paisagem alentejana.
3. Marvão
Esta vila encontra-se no cimo de um monte, na região do Alto Alentejo, muito perto da fronteira com Espanha. A localidade teve um importante papel de defesa da fronteira portuguesa, resistindo a diversos ataques ao longo dos séculos.
O local conseguiu manter o seu caráter medieval, com as suas casas brancas e telhados de ardósia, ruas estreitas e íngremes, igrejas góticas e manuelinas, um pelourinho quinhentista e o seu castelo, que é um dos mais bem conservados do país.
4. Sortelha
É uma das aldeias históricas mais antigas e bem preservadas de Portugal, encontrando-se na região da Beira Interior Norte, no concelho de Sabugal. A localidade encontra-se no alto de um monte rochoso e está rodeada por uma muralha circular que tem 1 km de perímetro.
Sortelha mantém o seu traçado medieval, com casas de granito, ruas sinuosas, igrejas românicas e góticas, um pelourinho manuelino e o seu castelo, que é um dos mais antigos do país.
5. Castelo Novo
A sua estrutura tipicamente medieval carateriza-se por elementos arquitetónicos de estilo manuelino e barroco, com destaque para o Largo do Pelourinho (e para o pelourinho), a Casa da Câmara, a cadeia, o Largo da Bica e o chafariz.
Durante a sua visita, não deixe de apreciar com calma as casas, calçadas e praças, todas construídas em pedra, e que o farão recuar no tempo enquanto percorre as ruas sinuosas da localidade.