Portugal tem muito a oferecer aos visitantes, por entre praias deslumbrantes e cidades cheias de monumentos. No entanto, existe outro lado do nosso país que merece ser descoberto: o das suas aldeias pitorescas, pequenos tesouros escondidos do interior que conservam séculos de cultura, história e tradição.
Ao longo deste artigo, vamos levá-lo numa viagem por 5 das aldeias mais pitorescas de Portugal, que têm características únicas e distintivas e um encanto especial. Assim, siga as nossas sugestões e comece a preparar a sua viagem.
1. Monsanto
Esta aldeia do concelho de Idanha-a-Nova é conhecida como a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, uma vez que foi vencedora de um concurso com esse nome em 1938.
O local destaca-se pela sua arquitetura singular, com as casas a serem construídas nos penedos, que servem de telhado, parede ou suporte. Monsanto é também rica em património histórico, contando com um castelo medieval, uma igreja matriz e um cruzeiro manuelino.
2. Piódão
Esta aldeia histórica de Portugal conserva a sua traça original desde o século XVI, e passear por ela é fazer uma autêntica viagem no tempo. Piódão é conhecida pela sua beleza natural, estando rodeada pela magnífica Serra do Açor e por bosques de castanheiros.
As suas casas são feitas em xisto, e contam com janelas e portas pintadas de azul, contrastando com as pedras escuras. A aldeia tem também uma igreja matriz, uma praia fluvial e um museu etnográfico.
3. Sortelha
É outra aldeia histórica de Portugal, remontando ao século XIII e mantendo intacta a sua muralha medieval. Este é um exemplo de uma aldeia fortificada, que serviu de defesa contra as invasões espanholas.
Por entre as muralhas, encontrará diversas casas rústicas, um pelourinho manuelino, uma igreja românica e um castelo com uma torre de menagem, a partir do qual poderá apreciar uma lindíssima vista panorâmica sobre a serra.
4. Linhares da Beira
Esta aldeia histórica do concelho de Celorico da Beira, na região da Beira Alta, remonta ao século XII. A localidade conta com património arquitetónico rico e diversificado, no qual se inclui o castelo medieval, o pelourinho manuelino, a igreja matriz românica, o solar dos Albuquerques e diversas casas senhoriais.
Linhares da Beira é também considerada a capital nacional do parapente, sendo o destino perfeito para os amantes de desportos radicais.
5. Sistelo
Esta pequena aldeia do concelho de Arcos de Valdevez é conhecida como o “pequeno Tibete português”, já que tem uma paisagem única, formada por socalcos verdes onde se cultiva o milho e se pastam os animais.
Esta aldeia rural, que preserva as suas tradições e costumes antigos, conta com casas em granito e com telhados de colmo ou lousa. Na localidade, encontrará também uma igreja barroca, um solar brasonado e diversos espigueiros.